17 receitas de molho pesto para você se sentir na Itália

Escrito por    

O molho pesto tem origem italiana e é feito com manjericão, alho, azeite, queijo parmesão, queijo pecorino e pinoli. Esses ingredientes são esmagados e misturados com o auxílio de um pilão de madeira.

Continua após o anúncio

Como todas as receitas que são amplamente difundidas, essa também ganhou várias adaptações. Algumas delas nem usam o manjericão, mas sim outras ervas e até mesmo legumes. O modo de preparo também foi adaptado para uma rotina mais corrida, e você pode simplesmente misturar todos os ingredientes com o auxílio de um liquidificador ou processador.

Para que você aprenda a preparar esse delicioso molho em casa e também conheça suas variações, preparamos uma lista que conta com as melhores receitas. Confira abaixo:

Molho pesto

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Molho pesto : se você quer uma receita de molho que se aproxima muito da original, mas não tem todos os ingredientes, essa é uma boa opção. Você vai precisar de manjericão, queijo parmesão, nozes, azeite e alho.

2. Molho pesto tradicional: essa receita é muito parecida com a anterior, porém, no lugar de nozes você vai precisar de pinoli e de um queijo a mais, o pecorino. O preparo é super simples e você ainda confere algumas dicas para obter o melhor resultado possível.

3. Molho pesto com nozes: essa receita também é quase igual a primeira, mas deixa o alho de lado e dá lugar à pimenta. A dica dessa opção é misturar todos os ingredientes em um processador ou liquidificador, o que torna o preparo muito mais rápido.

4. Molho pesto detox: aqui o molho é feito apenas com manjericão, limão siciliano, alho, azeite e sal. Por isso, se você busca uma opção mais saudável, não deixe de experimentar essa opção.

5. Molho pesto com limão: essa receita usa os mesmos ingredientes da opção anterior, mas tem o acréscimo de castanhas-do-Pará. O resultado é muito parecido, porém com um toque a mais de sabor e uma textura crocante.

6. Molho pesto com amêndoas: a amêndoa também é um ótimo ingrediente para substituir o pinoli. Essa é uma receita muito prática, pois a dica é bater os ingredientes no liquidificador.

Continua após o anúncio

7. Molho pesto com castanha-do-Pará: você também pode usar castanha-do-Pará para fazer o seu molho. Como o preparo é feito com o auxílio do liquidificador, você só vai precisar ficar alguns minutinhos na cozinha.

8. Molho pesto simples: que tal usar apenas manjericão, nozes, alho, azeite e umas gotinhas de limão para preparar o seu molho? Mesmo usando poucos ingredientes, você pode ter um resultado muito saboroso.

9. Molho pesto com castanha-de-caju: essa é outra opção de oleaginosa que pode ser usada para preparar um molho pesto saboroso. O preparo é feito no liquidificador, por isso, você vai poder saborear seu prato em pouco tempo.

Molho pesto criativo

Foto: Reprodução / 2nuts4spices

Foto: Reprodução / 2nuts4spices

10. Molho pesto de couve: com o uso da couve também é possível fazer um molho super saboroso para incrementar suas refeições. O preparo é feito em pouquíssimo tempo e o gosto pode te surpreender.

11. Molho pesto de brócolis: que tal substituir o manjericão por brócolis? O resultado é um molho que também tem a cor verde, porém, o sabor é mais suave. Se você gosta de inovar na cozinha, não deixe de experimentar essa receita.

12. Molho pesto de hortelã: se você gosta de um sabor muito aromático, a hortelã é um ótimo ingrediente para substituir o manjericão. O preparo da receita é bem simples, já que você só vai precisar misturar tudo no liquidificador

13. Molho pesto de folha de cenoura: se você comprou cenoura que estava com folhas, essa é uma ótima receita para aproveitar todas as partes do alimento, e assim, evitar o desperdício. Essa é uma maneira muito gostosa de pensar em uma alimentação mais sustentável.

14. Molho pesto de rúcula: a rúcula é outro ingrediente que pode ser usada no lugar do manjericão para preparar um molho saboroso. Então, se você gosta de um sabor intenso e tem essa folha dando bobeira na sua geladeira, não deixe de testar.

15. Molho pesto de brócolis e alho-poró: essa receita pode ser uma opção cheia de sabor para quem gosta de brócolis e alho-poró. O preparo é um pouquinho mais demorado do que os anteriores, pois é preciso refogar esses dois ingredientes, mas o tempo na cozinha ainda continua curtinho.

Continua após o anúncio

16. Molho pesto de ervas: que tal combinar manjericão, hortelã, alecrim e salsa para preparar um molho super suculento para sua próxima refeição? O resultado é super aromático e cheio de sabor.

17. Molho pesto de tomate seco: o tomate seco é outro ingrediente que pode ser usado para preparar um molho saboroso. Além disso, nessa receita você também confere como preparar um macarrão de abobrinha.

Depois de conferir todas essas receitas super saborosas, basta pensar no prato que você vai preparar. É possível escolher massas, saladas e até mesmo carnes que combinam muito bem com um molho pesto.

PARA VOCÊ