50 receitas de mousse de chocolate mais gostosas que você pode fazer

Escrito por    

Apesar de ser uma sobremesa extremamente simples e fácil de preparar, a mousse de chocolate é considerada uma das mais clássicas e preferidas por pessoas de todas as idades, já que ela pode ser feita tanto em sua versão básica, com poucos ingredientes, quanto em versões mais incrementadas e diferentes, ou até mesmo saudáveis, nutritivas e light, perfeitas para quem está fazendo dietas ou evitando doces calóricos.

Continua após o anúncio

Além disso, a mousse de chocolate é cremosa, saborosa e super prática para fazer em jantares ou ocasiões especiais, principalmente se você não tiver muito tempo a perder na cozinha, já que ela fica pronta em poucos minutos e não exige muito trabalho.

Confira abaixo as melhores receitas para se inspirar para o próximo final de semana!

Mousse de chocolate caseiro

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Mousse de chocolate com doce de leite: já imaginou preparar uma mousse de chocolate usando como base o doce de leite? É uma receita perfeita para quem adora sobremesas bem docinhas, pois o doce fica mais acentuado do que nas mousses tradicionais.

2. Mousse de chocolate fácil e rápida: essa é uma receita de mousse de chocolate fácil de preparar que fica pronta em somente cinco minutos, pois leva apenas três ingredientes e é feita no micro-ondas. Dica: é importante misturar o creme de leite ao chocolate primeiro, pois fica mais fácil de mexer e o chocolate não endurece.

3. Mousse de chocolate francesa e perfeita: essa receita de mousse de chocolate lembra bastante as famosas sobremesas francesas e resulta em um doce cremoso e saboroso perfeito para servir para os convidados em ocasiões especiais. Ela fica pronta em 30 minutos e rende até oito porções grandes.

4. Mousse de chocolate simples: receita de mousse de chocolate simples, porém do jeitinho que todo mundo gosta: cremosa, aerada e com gostinho bem forte de chocolate. Prepare essa delícia com leite, açúcar, gemas, chocolate, creme de leite fresco e uma colher de chá de conhaque, rum ou cachaça.

5. Mousse de chocolate com avelãs douradas: essa é uma mousse de chocolate amargo que conta com um toque especial de avelãs douradas. Entre os ingredientes da mousse, estão chocolate, açúcar, café frio, conhaque, manteiga e ovos. Já para as avelãs, aposte em açúcar, água e mel.

6. Mousse de chocolate com dois ingredientes: existe melhor coisa do que preparar uma mousse de chocolate sabendo que vai precisar de somente dois ingredientes? A sobremesa fica saborosa, com uma ótima textura e leva apenas uma barra de chocolate amargo e 100g de chantilly.

Continua após o anúncio

7. Mousse de chocolate branco: super fácil e prática de preparar, essa mousse de chocolate branco pode ser consumida no mesmo momento que fica pronta, ou então pode ser guardada na geladeira e ser consumida bem geladinha. Balanceada, é uma sobremesa refrescante e doce na medida certa.

8. Mousse de chocolate de ovos de Páscoa: que tal aproveitar os restos de ovos de Páscoa para preparar uma deliciosa mousse de chocolate? Nessa receita foram usados chocolate ao leite e chocolate amargo juntos. O importante aqui é tomar cuidado para que a sobremesa não fique com gosto forte de creme de leite.

9. Mousse de chocolate assada como um bolo: mousse de chocolate por si só já é uma sobremesa incrível. Agora já pensou em transformá-la em um bolo super cremoso, delicioso e macio? E o melhor: a receita não leva nenhuma farinha e o bolo se sustenta apenas com os ovos.

10. Mousse de chocolate de micro-ondas: super simples e rápida de fazer, essa mousse de chocolate é preparada no micro-ondas e não dá trabalho algum. Para os ingredientes, você irá precisar apenas de uma barra de chocolate de 170g, creme de leite e claras em neve.

11. Mousse de chocolate e caramelo salgado: essa mousse de chocolate fica ainda mais gostosa combinada com caramelo salgado, que garante um sabor diferente à sobremesa. A receita rende até seis potinhos e fica pronta em apenas 20 minutos. Deixe uma hora na geladeira para ficar ainda melhor!

12. Mousse de brigadeiro: com a mesma aparência e textura de uma mousse de chocolate normal, porém feita com brigadeiro. A receita leva leite condensado, chocolate em pó e claras de ovo. Dica: dê preferência para usar claras de ovos que sejam pasteurizadas, para evitar qualquer contaminação.

Mousse de chocolate com frutas

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

13. Mousse de chocolate branco com calda de morango: essa mousse de chocolate branco com calda de morango é super requintada e perfeita para servir em eventos formais e ocasiões especiais. Além disso, é fácil de fazer e você irá precisar somente de chocolate branco picado, leite, açúcar, gemas e creme de leite fresco. Para a calda, somente açúcar e morangos.

14. Mousse de chocolate com limão: o limão é outra fruta ideal para combinar com sobremesas de chocolate, já que a fruta cítrica ajuda a deixar a mousse doce na medida certa. Entre os ingredientes, estão creme de leite, chocolate meio amargo, suco de limão e leite condensado.

15. Mousse de chocolate branco com framboesas: outra receita de mousse de chocolate com framboesas, porém essa aqui é feita com chocolate branco, natas, açúcar baunilhado, leite, gelatina e queijo mascarpone.

Continua após o anúncio

16. Mousse de chocolate com coco: essa mousse de chocolate com coco fica docinha, saborosa e com uma textura simplesmente incrível. A receita leva leite condensado, creme de leite, iogurte natural, leite de coco e coco ralado.

17. Mousse de chocolate preto com framboesa: as framboesas são frutas perfeitas para, além de enfeitar a sobremesa, deixá-la muito mais saborosa e ainda quebrar o doce do chocolate. Essa receita rende até seis porções e fica pronta em 1 hora.

18. Mousse de chocolate com abacate: para quem gosta de sobremesas com abacate, essa mousse de chocolate fica deliciosa e muito cremosa. Além da fruta, a receita leva também leite, cacau em pó, mel e vinagre balsâmico.

19. Mousse de chocolate com maracujá: nada melhor do que o azedinho do maracujá para quebrar o doce da mousse de chocolate e deixar a sobremesa muito mais gostosa e refrescante, né? Para finalizar, espalhe as sementes do maracujá por cima da mousse, que já deve estar firme, e depois jogue as raspas de chocolate. Leve à geladeira novamente e sirva na hora da sobremesa.

20. Mousse de limão com ganache de chocolate: a combinação do limão com o chocolate nessa mousse fica maravilhosa, e o melhor é que em questão de minutos voce tem uma bela sobremesa pronta para ser servida. Para incrementar, decore com raspas de limão ou chocolate e sirva com cerejas.

Mousses de chocolate com combinações diferentes

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

21. Mousse de chocolate com calda de maracujá e alecrim: dê uma incrementada na tradicional mousse de chocolate adicionando uma calda leve de maracujá e alecrim. A receita leva também chocolate amargo, claras, açúcar e gelatina incolor.

22. Mousse de chocolate branco e limão siciliano: o resultado dessa mousse é delicioso, já que o gostinho delicado e cítrico do limão siciliano combina perfeitamente com o chocolate branco. Dica: rale a casca do limão siciliano, envolva em papel alumínio e leve ao congelador até o momento de servir. Ficarão bem geladinhas e crocantes. O azedinho da casca combina muito bem com o docinho da mousse.

23. Mousse de chocolate e Jack Daniel’s: essa receita ensina a preparar uma incrível mousse de chocolate – com uma textura cremosa e bem aerada – feita com doses de Jack Daniel’s, clássico destilado americano. Decore com pedacinhos de chocolate e aproveite!

24. Mousse de chocolate com creme irlandês: essa mousse de chocolate substitui manteiga por creme de leite pasteurizado e acrescenta um licor de creme irlandês. Entre os demais ingredientes, estão chocolate meio amargo picado, açúcar refinado, claras, gemas peneiradas, e cacau em pó, raspas de chocolate ou chantilly para decorar.

25. Mousse de chocolate e laranja com Cointreau: que tal incrementar sua tradicional e simples mousse de chocolate com ingredientes como laranja e Cointreau? Eles deixam a sobremesa com um sabor diferenciado e garantem uma textura incrível para a mousse. Finalize com um chantilly feito com creme de leite fresco, açúcar, uma fava de baunilha e raspas de chocolate.

26. Mousse de chocolate e Jack Daniel’s com farofa crocante de avelã: a combinação de chocolate com avelã é com certeza uma das preferidas da maioria das pessoas. Essa receita tem essa combinação, porém separa o chocolate para a mousse e a avelã para a farofa. Além disso, ela leva também uma ou duas doses de Jack Daniel’s, que garante um sabor diferente e intenso à sobremesa.

27. Mousse de chocolate com pimenta caramelizada: aqui, as pimentas dedo-de-moça foram caramelizadas, criando uma calda de açúcar picante e uma pimenta linda para decorar e comer, que deixam a experiência de saborear essa mousse de chocolate ainda melhor e mais diferente.

28. Mousse de chocolate com jabuticaba: esse é uma mousse de chocolate simples e gostosa, que combinada à uma calda de jabuticaba fica com um sabor incrível e uma textura bastante cremosa e firme. A receita rende cinco porções e leva 30 minutos para preparar.

29. Mousse de chocolate, damasco e um toque de Jack: mais uma mousse de chocolate com um toque do whisky Jack Daniel’s, porém desta vez a receita é incrementada também com damascos, acompanhados de ingredientes como açúcar, leite, gemas, chocolate meio amargo, creme de leite fresco e gelatina em folha.

30. Mousse de chocolate amargo e licor de cacau: seis ingredientes e 30 minutos: é tudo o que você precisa para preparar essa mousse de chocolate 100%, licor de cacau e mel de agave. Deixe esfriar na geladeira por duas horas e sirva em taças com o coulis de frutas vermelhas (mirtilo, amoras, framboesas e agave).

31. Mousse de chocolate branco e cream cheese: essa é uma linda mousse de chocolate branco que leva poucos ingredientes e é super simples de preparar. A receita substitui creme de leite fresco por leite de coco e queijo mascarpone por cream cheese light. Decore com framboesas frescas ou outra fruta de sua preferência.

32. Mousse de chocolate aveludado: para uma mousse de chocolate deliciosa com textura bem aveludada, incremente a receita tradicional da sobremesa com ingredientes diferentes, como café, azeite de oliva extra virgem e Cointreau.

Sobremesas com mousse de chocolate

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

33. Bolo mousse de chocolate branco com sorvete: um delicioso bolo recheado com mousse de chocolate branco e sorvete de morango só pode dar em coisa boa, né? Ao final da receita, cubra-o com chantilly, decore com morangos e sirva.

34. Bolo mousse de chocolate: para a base desse bolo mousse, foi utilizada uma mistura para bolos sabor chocolate super prática, que deixou a massa saborosa e fofinha. Já o recheio de mousse foi feito com creme de leite, chocolate ao leite, chocolate meio amargo e gelatina incolor sem sabor.

35. Bolo de mousse de chocolate com cobertura: apesar de dar um pouquinho mais de trabalho para fazer, todos os passos desse bolo mousse de chocolate com cobertura são fáceis de seguir e é uma sobremesa perfeita para servir em festas de aniversário ou reuniões familiares.

36. Bolo de mousse de chocolate com chantilly e morangos: para preparar essa receita você irá precisar de somente três ingredientes (chocolate, manteiga sem sal e ovos) e apenas 15 minutos de forno, que resultarão em um incrível bolo mousse trufado. Para incrementar, sirva com chantilly e morangos.

37. Torta mousse de chocolate: as tortas também são ótimas opções de sobremesa tanto para ocasiões especiais, quanto para o dia a dia, em refeições como o café da manhã ou lanche da tarde. Entre os ingredientes da base, do mousse e do creme estão biscoitos de chocolate, manteiga sem sal, chocolate meio amargo, ovos, mascarpone, açúcar e creme de leite fresco.

38. Sushi de crepe com mousse de chocolate e calda de caramelo salgado: já imaginou comer um sushi em versão doce com mousse de chocolate e calda de caramelo salgado? É sem dúvidas uma das sobremesas mais apaixonantes e inovadoras da vida. Siga o passo a passo e comprove!

39. Bolo mousse de chocolate com calda de manjericão: esse receita de bolo une chocolate, pão de ló e uma refrescante calda de gengibre com manjericão. Você vai precisar de ingredientes como chocolate 70% cacau, creme de leite, ovos, açúcar, farinha de trigo peneirada, avelã, água, gengibre e manjericão.

40. Bolo de cacau e iogurte com mousse de chocolate e morangos: esse bolo lindo e saboroso une a massa de cacau e iogurte com um leve mousse de chocolate, no recheio, e morangos frescos e maduros. Não tem como resistir a um pedaço!

41. Torta brownie com mousse de chocolate ao Maraschino: essa é uma suculenta torta brownie com mousse de chocolate ao Maraschinho (licor de cereja). Dica: você pode umedecer o brownie com licor de cereja, colocar pedacinhos da fruta na massa do brownie, e levar para assar e deixar a mousse gelar bem, assim ela fica firme e o acabamento mais profissional.

42. Torta mousse de chocolate com frutas vermelhas: essa é uma sobremesa feita com uma mousse de chocolate deliciosa e super aerada, que ganha crocância e sofisticação com o preparo da torta. O resultado é perfeito, pois a mistura de chocolates não deixa a sobremesa doce demais, a camada de biscoitos douradinha e crocante é deliciosa e as frutas dão o toque ácido que faz a perfeita harmonia entre os ingredientes.

43. Torta mousse de chocolate com café: essa receita não é simplesmente uma mousse de chocolate, mas uma torta linda de comer com os olhos. Para incrementar e dar aquele toque especial, uma xícara de café forte no preparo da mousse e aveia em flocos para polvilhar.

44. Torta mousse de chocolate com amora: uma base cremosa, uma mousse super fácil e uma decoração bem moderna: tudo de chocolate! Tem coisa melhor? Ao terminar o preparo, coloque a torta no prato, decore com as amoras e mantenha na geladeira até a hora de servir.

45. Bolo de anjo com mousse de chocolate: esse é um bolo bem levinho e esponjoso, e isso se deve às muitas claras utilizadas na receita e a total falta de gordura no preparo, já que não leva manteiga e nem gema de ovo. Para a mousse, aposte em creme de leite pasteurizado, chocolate ao leite e cacau em pó para polvilhar.

Mousses de chocolate que podem na dieta

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

46. Mousse de chocolate vegano: essa receita ensina a preparar uma deliciosa mousse de chocolate, porém em uma versão muito mais saudável e sem ingredientes como creme de leite, ovos e açúcar refinado. Aqui, o ingrediente base (que vai dar cremosidade e consistência à mousse) é o abacate. Além da fruta, você irá precisar também de cacau em pó, melado e extrato de baunilha.

47. Mousse de chocolate light: se você está fazendo dietas para emagrecer, saiba que é possível comer uma deliciosa mousse de chocolate light sem culpa, já que ela é feita com pudim em pó de chocolate diet, cacau em pó 100%, leite desnatado, claras em neve, adoçante e chocolate meio amargo.

48. Mousse de chocolate nutritivo: para matar aquela vontade de uma mousse de chocolate de uma forma saudável, aposte em ingredientes nutritivos como cacau em pó, abacate e raspas de chocolate amargo.

49. Mousse de chocolate com biomassa de banana: a biomassa de banana é um ingrediente muito eficiente em receitas doces, pois conta com uma consistência super cremosa e tem um sabor praticamente neutro. Além da biomassa, essa mousse de chocolate leva apenas três ingredientes: chocolate meio amargo sem leite, açúcar mascavo e água.

50. Mousse de chocolate com tofu: outra receita de mousse de chocolate super gostosa, cremosa e saudável, desta vez feita com tofu cortado em cubinhos, chocolate meio amargo sem lactose, essência de baunilha, água filtrada, açúcar demerara e xarope de milho.

Além de deliciosa e simples, a mousse de chocolate é um doce super versátil que pode ser adaptado a todos os gostos e dietas. Qual a sua preferida nessa lista?

PARA VOCÊ