29 receitas de picadinho para surpreender em uma refeição simples

O picadinho é um prato típico da culinária brasileira que consiste em carne picada em pequenos pedaços. As versões do picadinho contam com acompanhamentos como arroz, feijão e legumes. Além disso, o prato pode ser feito com carne bovina, suína e de frango.

Publicidade

O resultado desse preparo é delicioso e conta com um sabor surpreendente. É uma boa pedida para reuniões de família e para dar uma diversificada nas refeições do dia a dia. Por ser uma opção prática e gostosa, o picadinho é um prato que precisa entrar para seu cardápio culinário.

Confira uma seleção de receitas de picadinho que são de deixar qualquer um com água na boca:

Picadinhos de carne para o dia a dia

1. Picadinho de mignon com legumes: essa receita traz o filé mignon cortado em pequenos pedaços e preparado com azeite, caldo de carne, cenoura, ervilha e shoyu. Os acompanhamentos do prato são arroz, banana frita e ovo frito na manteiga. É uma opção deliciosa e que vai te surpreender pelo sabor marcante!

2. Picadinho de carne simples: esse picadinho é feito com filé mignon. A carne é cortada em pedaçinhos e temperada com shoyu, azeite, mostarda, sal, alho e pimenta-do-reino. O preparo é feito cozinhando a carne no azeite com tomate, colorau e salsinha picada. É uma versão gostosa e que vai fazer sucesso na sua cozinha!

Publicidade

3. Picadinho de alcatra com legumes: aqui, o picadinho é feito com alcatra cortada, cebola, alho, mostarda, shoyu, colorau, cenoura, batata e vagem. Para acompanhar, a sugestão é servir com um cuscuz, que harmoniza bem com a carne e com os legumes!

4. Picadinho de carne com cachaça: essa receita traz um picadinho feito com filé mignon temperado com sal e pimenta. A carne é combinada com bacon, cebola, manteiga, azeite, alho, molho de tomate, cachaça, tomilho, cominho e páprica. A bebida dá um gostinho especial ao preparo e a finalização é feita salpicando salsinha. A sugestão é acompanhar o prato com arroz e farofa.

5. Picadinho de carne moída com legumes: essa receita de picadinho é uma versão diferente do prato. A carne utilizada é moída e ela é acompanhada por beterraba e cenoura. O tempero é feito com cebola, alho, orégano, salsinha, pimenta-do-reino e sal. Para finalizar, deve-se colocar um ovo para fritar junto com o preparo.

Publicidade

6. Picadinho de alcatra com queijo parmesão : o picadinho dessa receita é feito com alcatra cortada em cubos médios. A carne é temperada com alho amassado. São, então, adicionados ao preparo molho de tomate, cebola, cebolinha, água, queijo parmesão e folha de louro. É uma opção gostosa e fácil de fazer!

7. Picadinho de fraldinha com tomate: esse é um picadinho simples e delicioso. A carne utilizada é a fraldinha, que é temperada com sal e pimenta. A cebola e o tomate acompanham a carne e a finalização fica por conta da salsinha e da cebolinha. A sugestão é servir com arroz. Esse é um preparo que precisa entrar para seu menu!

8. Picadinho de alcatra com cerveja preta: essa versão cremosa de picadinho é feita com alcatra e cerveja preta. A farinha é utilizada no preparo para engrossar o molho, que leva, além da cerveja, passata de tomate, molho inglês, sal, cominho em pó, cebola, alho e pimenta-do-reino. É uma opção de sabor marcante e que vai te conquistar no primeiro contato!

9. Picadinho de contra filé: esse picadinho de contra filé é saboroso e conta com um preparo que não demanda muito trabalho. A carne é combinada com farinha de trigo, bacon e tomates picados. O tempero do prato fica por conta do sal, da páprica doce, do suco de limão, da pimenta-do-reino, do azeite, do tomilho, do molho inglês, do alho e da cebola.

10. Picadinho de carne com legumes: essa opção de picadinho é feita com contra filé e a carne é acompanhada por minicenouras, tomate, batatas e milho. Para temperar, são utilizados sal, alho, pimenta calabresa, vinho e cebola. É uma versão bem aromática e que conta com um sabor bem equilibrado!

11. Picadinho de contra filé com cebola brunoise: esse picadinho é feito com contra filé, temperado com sal e refogado na manteiga. São utilizados também ingredientes como cebola brunoise, talos de salsinha, tomate e vinho. Para acompanhar, a sugestão é servir um espaguete de abobrinha e ovos, que harmonizam bem com a carne.

Picadinhos de carne para ocasiões especiais

12. Picadinho de picanha com purê de mandioquinha: essa receita traz um picadinho delicioso feito com picanha. A carne é limpa, cortada em cubos pequenos e refogada com alho, azeite, cebola, cerveja preta, molho roti, sal e pimenta-do-reino. A sugestão é servir com um purê de mandioquinha e farofa de banana.

13. Picadinho de mignon com farofa caipira: esse picadinho é preparado com filé mignon. O tempero é feito com sal, vinagre, pimenta-do-reino, alho e cravo. A carne é refogada com azeite, shoyu, caldo de legumes, cebola, salsão e cheiro verde. Os acompanhamentos sugeridos são o chips de mandioquinha e a farofa caipira.

14. Picadinho de carne com creme de leite e páprica: essa é uma receita inspirada na culinária alemã. A carne é preparada na panela de pressão, com louro e sal. O molho que é combinado com ela é feito de azeite, cebola, alho, páprica, tomate batido, canela, cominho em pó e creme de leite. É uma versão deliciosa e que vai agradar seus convidados!

Publicidade

15. Picadinho de coxão mole com cerveja: essa receita traz um picadinho feito com coxão mole. A carne é preparada com cebola, alho, cerveja clara, caldo de carne e óleo. A finalização do prato é feita com salsa fresca. É a opção ideal para deixar todos com gostinho de quero mais!

16. Picadinho ao molho de vinho: esse picadinho delicioso é feito com filé mignon. O molho do preparo combina vinho tinto, cebola, alho, óleo, pimenta e sal. A sugestão é servir como um prato feito, com arroz, feijão e couve refogada. O resultado é delicioso e vai te deixar salivando!

17. Picadinho de filé mignon com catupiry: a carne utilizada nesse picadinho é o filé mignon, que é temperado com sal, azeite, mostarda e pimenta-do-reino. O preparo vai para o fogo e é acompanhado por cebola, vinho e catupiry. Para complementar a refeição, pode-se servir batatas assadas no alecrim.

18. Picadinho de alcatra agridoce: aqui, o picadinho é feito com alcatra. A carne é acompanhada por cebola caramelizada, mel, mostarda, vinagre balsâmico, vinho tinto, sal e caldo de carne. O preparo é feito na panela de pressão e o gostinho agridoce que fica no prato é inconfundível!

19. Picadinho com ovo de codorna: esse picadinho é feito com coxão mole, extrato de tomate, cebola, tomate e ovos de codorna cozidos. O tempero do prato leva vinho branco, salsa picada, manteiga, alho, sal e pimenta moída. É uma opção bem completa e muito saborosa!

20. Picadinho de filé mignon com whiskey e creme de leite: o diferencial desse picadinho fica por conta do whiskey utilizado no preparo. Aqui, a carne utilizada é o filé mignon, que deve ser flambado. O molho do prato é feito com cebola, orégano, vinho, mostarda, shoyu, pimenta, amido de milho e creme de leite. A sugestão é servir com arroz branco.

21. Picadinho com purê de banana: esse picadinho é feito com filé mignon. A carne é preparada na manteiga com alho, cebola, tempero tandoori, cachaça, molho de tomate, sal, açúcar, caldo de carne e pau de canela. Para compor uma refeição mais completa, pode-se preparar um purê de banana, que é delicioso e harmoniza bem com o prato.

22. Picadinho de filé mignon com ovo pochê: essa receita traz um picadinho feito de filé mignon. O preparo é feito com caldo de carne, manteiga, vinho tinto, alho, shoyu, gengibre, sal e pimenta. O ovo pochê é uma boa pedida para acompanhar o prato, pois seu sabor é bem equilibrado e gostoso.

Picadinhos de carne de porco e frango

23. Picadinho de frango ao curry: essa receita traz um picadinho feito com frango. A carne é marinada com vinagre, orégano, alho picado, sal e pimenta-do-reino. O preparo é feito com azeite, manteiga, cebola, curry e requeijão. É uma opção que possui um sabor diferenciado e delicioso!

Publicidade

24. Picadinho de mignon suíno com batata: aqui, o picadinho é feito com mignon suíno. O tempero da carne leva shoyu, vinagre balsâmico, mostarda, azeite, pimenta-do-reino e alho amassado. Para preparar, deve-se misturar o mignon com azeite, cebola e água fervendo. A batata é pré cozida e, então, adicionada. A finalização do prato fica por conta do cheiro verde salpicado.

25. Picadinho de carne de porco: esse picadinho de carne de porco traz um tempero feito de vinagre de vinho tinto, sal e louro. A carne é refogada com bacon, óleo, cebola, molho de tomate e alho. A sugestão é servir com arroz ou purê de batatas.

26. Picadinho de filé suíno com mandioquinha: esse picadinho é feito com filé mignon suíno, acompanhado por mandioquinha. Para preparar, refogue a carne com azeite, cebola, alho e o legume. O tempero leva caldo de carne, molho inglês e pimenta moída. É uma versão gostosa, prática e que vai deixar todos com gostinho de quero mais!

27. Picadinho de frango gratinado: essa receita traz um picadinho preparado com peito de frango, cebola, alho, tomate e vinho branco. O tempero é feito com azeite, caldo de galinha, louro, sal e pimenta. A finalização do prato é feita no forno, com queijo ralado e batata palha.

28. Picadinho suíno ao molho gorgonzola: esse picadinho é uma ótima opção para um jantar a dois. A carne utilizada é o mignon suíno, temperada com suco de limão, alho picado, pimenta-do-reino, orégano, sal e pimenta calabresa. O molho especial do prato é feito com queijo gorgonzola, creme de leite e noz moscada. O resultado possui um sabor surpreendente e que vai te agradar!

29. Picadinho de carne de porco à moda Habanera: essa receita traz um picadinho feito com inspirações na culinária de Cuba. A carne de porco moída é combinada com tomate, uva passa, cominho, azeitona, orégano, vinho branco seco, pimentão, alho, cebola, sal e pimenta-do-reino. A sugestão é servir com arroz.

O picadinho é um prato que pode ser feito com várias carnes e de diferentes formas. É um preparo prático, saboroso e que funciona bem tanto para refeições cotidianas quanto para ocasiões especiais. Experimente e se encante com o gostinho delicioso do picadinho!