42 receitas de picanha suculentas e prontas para serem devoradas

Escrito por                                                              

A picanha é uma verdadeira paixão nacional. Ela fica boa de tudo quanto é jeito.: assada, no sal grosso, na churrasqueira, cozida e da forma que você quiser inventar.

Por ser bem macia, suculenta e ter aquela bela fatia de gordura maravilhosa, a picanha é o corte mais nobre do boi. Por isso, você precisa fazê-la da forma certa para manter as suas qualidades e sabor fora do comum.

Veja abaixo deliciosas receitas de picanha e faça todas de acordo com o seu paladar.

Picanha no forno

Foto: Reprodução / Temperaria

1. Picanha ao forno no sal grosso: uma picanha sensacional e muito simples de ser feita, basta você escolher o ponto que quer para a carne e esperar que essa delícia fique pronta. Vai usar muito sal grosso e manteiga no tempero e depois é só prestar atenção no forno e correr para o abraço.

2. Picanha no forno tradicional: a diferença desta receita para a outra é mínima. Você vai fazer praticamente da mesma forma, só que sem usar manteiga. Ela vai ao forno apenas com sal grosso e por 40 minutos até chegar a um ponto de suculência fenomenal. Vale muito a pena experimentar.

3. Picanha com manteiga e ervas: para essa receita, você vai usar mais ingredientes do que as duas primeiras. Para começar, compre uma peça de 1,5kg de picanha. Depois use como ingredientes a manteiga, ervas finas como o manjericão, salsinha e tomilho, coloque também sal e leve ao forno com papel alumínio.

4. Picanha ao avesso: receita sensacional que fica deliciosamente apetitosa, mas que precisa de certa atenção no preparo. Isso porque você vai precisar cortar a carne internamente para poder colocá-la do lado contrario, com a gordura para dentro. Aí é só rechear com queijo, linguiça e temperos que ela vai estar prontinha.

5. Picanha com sal grosso e ervas: outra receita bem simples de ser feita, basta ficar atento ao ponto da carne dentro do seu forno. A dica principal tem a ver com o tempo, cada forno age de forma diferente, mesmo com a temperatura já pré-definida. Então, é bom sempre dar aquela olhada antes de tirar a carne.

6. Picanha do Sr Luiz: receita deliciosa de picanha feita por um entendedor de carne de primeira qualidade. Você vai usar alho, azeite de oliva, louro em pó, galho de manjericão, orégano, mostarda escura, sal grosso, vinho tinto e açúcar. Só pelos ingredientes já deu para perceber o sabor maravilhoso que esse prato tem, não é mesmo?

7. Picanha com cerveja: claro que não poderia faltar uma receita de picanha com cerveja para alegrar a todos os brasileiros amantes dessas duas paixões nacionais. Você vai usar a picanha fatiada, uma cerveja clara (pode ser pilsen), sal grosso e alguns dentes de alho. Depois é só seguir os preparos da receita e experimentar essa belezura.

8. Picanha recheada: receita muito gostosa para você fazer em algum encontro de família. Vai precisar comprar uma peça da carne, queijo mussarela picado, bacon picado, linguiça defumada em migalhas, sal e dois dentes de alho picados. Fica extremamente deliciosa.

9. Picanha com crosta de sal: essa receita é para quem não tem pressão alta, porque ela é daquelas que o que não falta é sabor. E muito disso se deve a quantidade de sal grosso que vai usar na receita, mais precisamente um quilo e meio para a peça da carne. Você vai fazer uma verdadeira crosta com o sal e depois de pronto retirá-lo para poder devorar essa delícia.

10. Picanha invertida: outra receita que inverte a picanha para que ela fique mais saborosa ainda. Essa técnica é muito boa, porque como a gordura vai para a parte de dentro da carne, ela deixa mais suculento ainda o prato, pois derrete ao entrar em contato com a alta temperatura do forno. Fica sensacional.

Picanha na grelha

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

11. Escalopes de picanha: esses escalopes ficam sensacionais para um excelente aperitivo em um dia de comemoração com os amigos na sua casa. Você vai precisar apenas da carne cortada em bifes bem finos e um pouco de sal para cada um dos pedaços. Depois de passar o sal, você deixa a carne descansar por cinco minutos e aí é só grelhar e servir.

12. Picanha grelhada com legumes salteados: deliciosa picanha grelhada com legumes salteados para você ter uma refeição completa para um almoço de domingo com a família, por exemplo. A carne vai temperada com azeite, sal e pimenta. Os legumes podem ser batatas, abobrinhas, aspargos e mini-tomates americanos.

13. Picanha na brasa: essa receita é feita de forma diferente. Primeiro você vai grelhar a picanha apenas com a farinha, nada de sal ou qualquer outro tempero. Depois dela assada que você vai retirar o excesso de farinha, cortar a carne em fatias e colocar sal para a última grelhada antes de servir.

14. Picanha com bacon: agora sim uma receita para os amantes da comida bem gordurosa e suculenta. É a vez de misturar essa deliciosa carne com o senhor de todas as comidas, o bacon. Você vai usar sal grosso, molho de alho e azeite de oliva apenas. O sabor fica sensacional, porque mistura a suculência da carne com o sabor defumado do bacon.

15. Picanha na grelha com abacaxi: uma mistura pra lá de deliciosa! A carne vai acompanhada de ingredientes como abacaxi, bacon, feijão preto, tomate-chucha, flor de sal, sal e pimenta. É também uma refeição completa para você poder servir aos amigos e familiares.

Picanha na panela

16. Picanha assada na panela: se você prefere uma carne mais cozida do que a assada, essa é a parte da lista que mais te interessa, com toda certa. Apesar disso, esta primeira receita vai te ensinar a assar a carne na panela com sal, pimenta, alho, óleo e molho inglês. Se tiver um grill antiaderente, melhor ainda.

17. Picanha do Dauro: essa deliciosa picanha é uma receita caseira fora do comum de tão boa e simples de ser feita. Você vai usar apenas três ingredientes. A carne bem fatiada, sal e cebola picada em rodelas e deixadas no molho com água. Aí é só esquentar a frigideira e colocar a carne para fritar.

18. Picanha na panela de pressão: receita sensacional de picanha cozida na panela de pressão que vai desmanchar ao entrar em contato com sua boca. Ela vai com cerveja, cebola, alho, molho de tomate, shoyu, páprica, caldo de carne, azeitona, champignon, maizena, azeite, pimenta e sal. Muito gostosa de verdade.

19. Picanha com vinho branco: agora é hora de aprender uma receita que você vai fritar a picanha com vinho branco. A acidez da bebida com a gordura da carne fazem uma combinação fora do comum de tão gostosa. Você ainda vai usar o shoyu, missô, manteiga e alecrim para preparar o prato.

20. Picanha ao alho: receita rápida de ser feita, bem prática, excelente para preparar em um almoço ou jantar especial sem ter nenhum tipo de preocupação. Você vai usar cenoura, agrião, sal, pimenta, azeite, alho torrado e vinho marsala ou outro da sua preferência. Em menos de trinta minutos o prato está pronto para ser comido.

21. Bife de picanha com shoyu: por fim uma deliciosa receita que serve como um excelente aperitivo para receber os amigos em casa e até mesmo preparar uma festinha a dois. Você vai usar os bifes bem picados, cebolas, shoyu, mostarda, sal, pimenta do reino, azeite e margarina ou manteiga para fritar a cebola.

Sanduíche de picanha

Foto: Reprodução / Francinha

22. Hambúrguer de picanha com bacon: o melhor hambúrguer que você respeita é esse feito com carne de picanha, bacon moído, sal, pimenta, cebola roxa, alface, queijo da sua preferência, pão e pepino se você quiser. Simples de ser feito, basta seguir as orientações da receita. Fica sensacional, sabor fora do comum.

23. Sanduíche aberto de picanha: um sanduíche bem diferente para agradar aos paladares mais diferentes possíveis. Ele vem aberto com um pão de forma integral tostado em sanduicheira. Por cima vão dois ovos temperados com sal e pimenta, as fatias de carne untadas com azeite de oliva e um refogado com legumes e grãos.

24. Hambúrguer tradicional de picanha: agora é hora de você aprender de uma vez por todas a fazer o seu próprio hambúrguer e não depender mais de lanchonetes caras. Você vai usar apenas carne moída, cebola picada, sal, farinha de rosca, ovo, parmesão ralado e azeite. Fica sensacional e a combinação é por sua conta.

25. Hungry Burguer de picanha: receita bem simples de ser feita também e que é uma verdadeira explosão de sabores na sua boca. São 200 gramas de hambúrguer de picanha que você já aprendeu a fazer, queijo derretido, pão, alho poró, um mix de cogumelos, tomates e muita pimenta para aguçar o seu sabor.

26. Cheeseburguer de picanha: o sanduíche mais tradicional de todos os tempos agora feito por você no conforto do seu lar. Esse cheeseburguer é feito com queijo prato, picles de pepino, folhas de rúcula, ketchup, alho amassado na manteiga e os ingredientes para fazer o hambúrguer artesanal. Fica sensacional e todo mundo vai adorar.

27. Hambúrguer suculento de picanha: é hora daquela receita de dar água na boca de qualquer mortal, porque ela mistura os três reis do sanduíche: bife de carne artesanal, bacon e queijo. Com esses três qualquer um é feliz. Para melhorar, a receita ainda te ensina a fazer batatas para acompanhar o prato. Quer coisa melhor?

Picanha com acompanhamentos variados

Foto: Reprodução / Gastrolândia

28. Escondidinho de picanha: uma receita daquelas sensacionais que vai te fazer comer a travessa inteira. Para fazer esse escondidinho vai ser preciso preparar um purê de mandioca, cozida na água e depois amassada na manteiga com creme de leite e sal. Você vai fazer as camadas com o purê e com a carne refogada e, por fim, polvilhar com parmesão ralado.

29. Picanha aperitivo: um aperitivo daqueles para acompanhar com uma cerveja gelada com as amigas e o amigos em casa. Você vai usar a carne com uma quantidade razoável de gordura, manteiga sem sal, azeite de oliva, alhos fatiados bem finos, sal, sal grosso e pimenta calabresa para terminar essa explosão de sabores.

30. Polenta com ragu de picanha: uma mistura deliciosa feita de polenta com fubá, água, sal e queijo parmesão ralado. A carne vai com sal, azeite de oliva, alho, cebola, vinho tinto, caldo de carne e chá de cebola. Fica muito gostoso e é bem simples de fazer, sendo ideal para um almoço em família.

31. Picadinho de picanha: picadinho muito apetitoso que passa por três processos para que o prato fique completamente pronto. Primeiro é a vez da carne que vai com azeite extravirgem, alho, cebola, cerveja escura e molho roti. Depois vem a farofa com azeite, alho, cebola, farinha de mandioca, banana nanica, manteiga, castanha-do-Pará, salsinha e temperos. Por último, o purê de mandioquinha com azeite.

32. Picanha com gorgonzola: deliciosa mistura de picanha com gorgonzola para você comer até não sobrar nada para contar história. Feito com a carne, sal, pimenta do reino, salsinha e o queijo esmigalhado; esse prato fica muito apetitoso e pode ser acompanhado de batatas ou até mesmo de uma massa.

33. Picanha com purê: receita muito gostosa da carne que é simples de ser feita e pode ser servida em um almoço mais simples, com a família e amigos. Você vai usar apenas alho, azeite de alho, mostarda em pó, pimenta em pó, shoyu, sal grosso e mel. O purê é de batata salsa com leite, requeijão, parmesão ralado e sal.

34. Mini pizza de picanha: sim, uma mini pizza de picanha em que no lugar da massa vai uma bela polenta que combina perfeitamente com essa deliciosa carne. Você vai fazer a polenta com farinha de milho pré-cozida, caldo de galinha, azeite, sal e ervas. O ragu com a carne vai com vinho tinto seco, tomate, cebola, azeite, pimenta e sal.

35. Picanha com vinagrete e farofa: receita perfeita com a melhor combinação possível para comer esse tipo de carne. Ela vai fatiada e muito bem feita e temperada, junto com uma farofa na manteiga sensacional e um vinagrete com tomate, cebola, pimentão e todos os temperos que você tiver direito.

36. Picanha com creme de pimentão: receita muito gostosa, de alta gastronomia, para você arrasar em um encontro de amigos ou jantar de negócios. A picanha vai grelhada da forma tradicional, temperada apenas no sal grosso. O interessante fica por conta do creme de pimentão amarelo que dá um toque pra lá de especial ao prato.

37. Picanha com purê de inhame: um prato acompanhado do sensacional purê de inhame feito com caldo de legumes e manteiga. A carne vai com sal, pimenta do reino e molho putanesca. Por fim, você faz uma vagem com caldo de legumes e presunto de parma.

Picanha suína

Foto: Reprodução / Temperaria

38. Picanha suína à milanesa: que tal um o bife à milanesa de picanha suína? O preparo é feito com alho, laranja, sal, pimenta branca, farinha de trigo, manteiga, panko, óleo, azeitona, salsa e muitos outros ingredientes.

39. Picanha suína na manteiga: deliciosa receita feita com essa obra prima da carne de porco e muito fácil de ser preparada, basta ficar atento aos procedimentos da maneira correta. Você vai usar vinho, alho, cheiro verde, suco de limão, sal, pimenta e outros temperos que quiser. Depois é só besuntar a carne e a assadeira com manteiga e levar para o forno.

40. Picanha suína encachaçada: receita bem gostosa que tem um sabor pra lá de especial. Você vai usar a carne com alho amassado, mostarda, cachaça da sua preferência, água, molho de pimenta, shoyu, caldo de carne concentrado, batata baroa e azeite de oliva. O prato fica sensacional e você vai querer repetir por algumas vezes.

41. Picanha suína com linguiça e legumes: essa é aquela receita completa para fazer um almoço daqueles para toda a família, amigos e até mesmo para os amores, né? Você vai fazer a picanha suína com linguiça de porco, legumes como pimentão, tomate cereja e outros da sua preferência, além do gengibre fatiado.

42. Picanha suína com arroz e banana da terra: mais uma receita perfeita para um almoço em família no domingo e até mesmo na ceia de réveillon. Você vai usar o arroz branco, banana da terra, óleo de girassol, cebola, alho, azeite, sal, uma peça da carne e couve. O prato fica muito gostoso, vai fazer sucesso com todo mundo.

Agora você não tem desculpa mais para dizer que só sabe fazer picanha no churrasco. São diversas opções diferentes para você provar todo o sabor e suculência que essa carne tem para te oferecer. Experimente, faça mais de uma receita e comente aqui embaixo como foi o resultado dessa sua aventura gastronômica.

PARA VOCÊ