11 receitas de profiterole para francês nenhum botar defeito

Escrito por Lorena Costa

O profiterole é mais um clássico da culinária francesa que invadiu as mesas brasileiras e parece que não vai embora nunca mais. Apesar de ser um pouco complexa, essa receita é deliciosamente gostosa e basta um pouco de experiência para poder fazê-la com maestria.

Esse doce é feito a partir de uma massa com bastante açúcar e que é recheada das mais diferentes formas possíveis. Pode usar cremes, chocolates ou outros ingredientes da sua preferência.

Além do Brasil e da França, esse prato é muito famoso na Itália e também no México. Com as novas tecnologias de informação e de comunicação, esse doce já pode ser consumido em praticamente todo o Ocidente.

Veja abaixo como preparar essa receita da confeitaria clássica francesa de diferentes maneiras e com os mais variados recheios.

1. Profiterole de chocolate com creme de avelã 

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Essa deliciosa receita vai fazer você se apaixonar logo de cara pelo doce francês. O destaque da receita fica por conta do recheio, feito com chocolate meio amargo, 50% cacau. Além disso, você vai usar um creme de avelã caramelizado para finalizar.

2. Profiterole com creme de bergamota

Foto: Reprodução / Comida do Dia

Se você achou o nome bergamota esquisito, saiba que é apenas uma forma diferente de chamar as tradicionais mexericas. O recheio desse prato é feito com um creme à base do suco dessa fruta cítrica, muito saborosa e que combina perfeitamente com um doce.

3. Profiterole de chocolate 

Foto: Reprodução / Essência Studio

Essa é uma receita com recheio super tradicional de chocolate para você que não quer inventar muito no seu prato, já que é a primeira vez que prepara esse tipo de sobremesa. A montagem do prato é um pouco complexa, com vários processos, mas nada que você não aprenda após ler as instruções.

4. Massa de profiterole

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emilia

Para poder preparar de verdade a sua sobremesa clássica francesa, é preciso primeiramente saber como fazer a massa já que essa é a parte principal desse doce. E é isso que essa receita vai te ensinar! Depois de aprender essa parte importante, basta pensar em recheios e coberturas para montar o seu prato.

5. Profiterole com sorvete de baunilha

Foto: Reprodução / Temperaria

Essa é uma receita sensacional, ainda mais em dias quentes, tão comuns em boa parte do Brasil. Isso porque a massa deliciosa do profiterole é servida com um sorvete de baunilha que combina perfeitamente com o prato, além de trazer toda uma sensação de frescor.

6. Profiterole com chantilly

Foto: Reprodução / Diga Maria

O chantilly é sempre uma excelente opção de recheio ou cobertura em qualquer sobremesa que você fizer. Isso porque ele é simples de ser feito, gostoso, possui uma textura muito cremosa e combina com os mais diferentes tipos de doces. Essa receita é mais uma prova disso.

7. Profiterole com mousse de chocolate branco

Foto: Reprodução / Receitas para a felicidade

Chegou a hora de você aprender a fazer essa massa francesa de uma forma simplesmente deliciosa: combinada com mousse de chocolate branco. Essa é uma combinação incrível e extremamente saborosa, pra comer e não largar a travessa até não sobrar mais nada dentro dela.

8. Profiterole com cobertura de brigadeiro 

Foto: Reprodução / Lazz Gourmet

Outra possibilidade bem gostosa de fazer o clássico europeu é com um recheio delicioso de brigadeiro que você vai aprender a preparar nessa receita sensacional. Muito simples de ser feito, basta seguir corretamente o passo a passo para deixar a sobremesa no ponto certo.

9. Profiterole com creme de gengibre 

Foto: Reprodução / Sabores da Vida

Pra você que prefere sabores menos doces e mais diversificados, essa é uma opção deliciosa, ainda mais se você for fã do sabor inconfundível do gengibre. Além de fazer a massa, você vai preparar um creme feito com esse ingrediente e isso vai deixar a sua sobremesa ainda mais apetitosa.

10. Profiterole com essência de baunilha 

Foto: Reprodução / Andrea Quitutes

Essa receita é bem simples de ser feita e usa a essência de baunilha para dar mais sabor ainda ao prato. Mais uma vez você vai fazer a massa e depois escolher qual recheio ou cobertura utilizar. Além da baunilha, a receita ainda leva manteiga e açúcar.

11. Profiterole com limão 

Foto: Reprodução / Receitas para a felicidade

Mais uma oportunidade diferente, fácil e com pouquíssimos ingredientes para você testar na sua cozinha. Os ingredientes da receita são poucos, você vai precisar apenas de água, margarina, casca de limão, sal, farinha e ovos, nada mais que isso. A receita é muito simples e o doce fica extremamente gostoso.

O profiterole é um clássico da cozinha francesa que se espalhou pelo mundo, conquistando diferentes países e culturas. Além dele, outros pratos europeus também ganharam força no Brasil e em outros países, como a sardela, o carpaccio e o pão de mel.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS