22 receitas de sagu que rendem uma sobremesa adorável

Escrito por Lorena Costa

O sagu é uma espécie de fécula que pode ser extraída de diversas palmeiras, ela funciona como se fosse uma tapioca e é muito utilizada em receitas doces.

Esse produto passou a ser mais consumido no oriente, só que chegou ao mundo ocidental e ganhou a vida de muitas pessoas, por ser um alimento rico em nutrientes para uma dieta saudável.

O sagu também é conhecido no Brasil, quando a tapioca adquire forma de bolinhas, como se fossem pérolas. E é exatamente esse tipo de sagu que é o mais utilizado no país.

Veja abaixo algumas receitas com essa iguaria saudável e apetitosa que pode ser misturada com diversos ingredientes.

Receitas de sagu clássicas

Foto: Reprodução / Fazendo Arte

1. Sagu de vinho com frutas: uma receita muito apetitosa e super fácil de preparar para você servir como sobremesa, tomar em um lanche da tarde ou até mesmo no café da manhã. Para fazer essa delícia, vai precisar de ingredientes como água, vinho tinto da sua preferência, açúcar, cravo, canela e as frutas que preferir servir junto ao prato.

2. Sagu de leite: uma receita deliciosa e muito nutritiva para ser tomada. Você vai usar leite semidesnatado, doce de leite cremoso, leite de coco, coco ralado em flocos, gemas de ovo, noz moscada e anis estrelado. Para fazer essa maravilha é só misturar todos os ingredientes em uma panela e cozinhar, depois é só deixar esfriar e está pronto.

3. Sagu de acerola com creme de goiaba: mais uma receita deliciosa para você poder ingerir em algum lanche do dia ou da tarde. Para montar esse lindo prato, vai precisar de ingredientes como a água, o rum, açúcar, suco de acerola, nata ou creme de leite fresco, leite condensado, suco concentrado de goiada e hortelã para finalizar.

4. Sagu de café gelado: receita perfeita para você tomar no café da manhã e ter um dia cheio de disposição, alegria e animação. Para fazer essa delícia, é preciso de ingredientes como o café de boa qualidade e moído na hora, água, açúcar, café expresso ou coado e bem concentrado e suco de meio limão. Fica muito bom.

5. Sagu com groselha: agora uma receita diferente, bem doce e que a criançada vai adorar não apenas pelo sabor, mas também por causa da cor forte, das textura do prato e de toda a mistura de ingredientes que há nele.

6. Sagu com creme de leite: receita bem cremosa e muito apetitosa para comer como sobremesa. Para montar essa delícia, você vai precisar de ingredientes como o creme de leite, leite condensado, margarina, amido de milho e leite. Muito simples de ser preparado e extremamente gostoso, você vai adorar.

7. Sagu com canela e cravo: receita muito gostosa para ser feita até mesmo em um encontro de amigos na sua casa, para variar um pouco as bebidas servidas. Vai funcionar como um ponche mesmo, você vai usar água, vinho tinto doce ou suave, açúcar, canela em pau, cravos, creme de leite e cerejas frescas para decorar.

8. Sagu negro: mais uma receita bem simples e que você vai usar poucos ingredientes. Use a tapioca preta para fazer o sagu, água filtrada, leite evaporado, açúcar cristal e fava de baunilha em pó. Fácil, rápida e muito apetitosa, dá para combinar com vários outros alimentos.

Sagu cremoso ou em outras consistências

Foto: Reprodução / Panelaterapia

9. Sagu de leite com pasta de baunilha: essa receita vai te ensinar a preparar um prato mais cremoso, em uma consistência bem viscosa mesmo, como se fosse um mingau só que um pouco mais sólido ainda. Para fazer essa delícia, vai precisar de água filtrada, leite, açúcar refinado e pasta de baunilha. O segredo está no cozimento do prato.

10. Sagu ao vinho tinto com creme de leite batido: receita muito gostosa que serve muito bem em uma sobremesa no almoço de domingo em família ou até mesmo em um jantar especial. Você vai precisar de água, vinho tinto, canela em pau, cravos e creme de leite batido que vai por cima da taça para finalizar o prato.

11. Sagu de abacaxi com suco em pó: receita muito gostosa, refrescante, que você vai devorar rapidamente, assim que o prato estiver pronto. Para montar essa delícia, é preciso de água, suco em pó de sabor abacaxi ou da sua preferência, canela em pau, cravos e açúcar. Muito simples de ser feita e extremamente apetitosa.

12. Sagu de microondas: se as outras receitas eram fáceis de serem preparadas, essa não tem nem como definir de tão simples que é. No lugar de você cozinhar os elementos do prato em uma panela, basta colocar tudo no micro-ondas e esperar que fique pronto. Mais fácil do que isso é impossível, não é mesmo?

13. Sagu de frutas: uma salada de fruta super refrescante e nutritiva para você preparar em um lanche da tarde, pós-treino, café da manhã, ou até mesmo de sobremesa. As frutas são da sua preferência, além delas vai precisar adicionar água, leite condensado, leite de coco e raspas de limão para finalizar o prato.

14. Sagu de vinho com creme de baunilha: uma receita muito gostosa, cremosa, com um sabor sem igual, que você vai fazer e depois comer tudinho sem deixar nada de sobra para ninguém. Para montar esse delicioso prato é preciso usar água fervente, canela em pau, cravos, vinho tinto suave, suco de uva integral, açúcar, gemas de ovo, essência de baunilha, leite e amido de milho.

15. Sagu cremoso com pêssego: mais uma receita bem cremosa para você que gosta de experimentas essa iguaria em uma textura bem especial. Para fazer esse prato é preciso de ingredientes como o leite condensado, creme de leite, pêssego em calda picado e água. Muito simples de ser feito e bastante gostoso.

Receitas saborosas que levam sagu

Foto: Reprodução / Gastrolândia

16. Pipoca de sagu: isso mesmo, você não leu errado, é possível sim fazer uma deliciosa pipoca de sagu para você servir em momentos de descontração com a família, criançada e até mesmo assistindo aquele filme ou série que adora. E para fazer essa receita é bem simples, como fazer pipoca de milho mesmo, só por na panela e esperar estourar.

17. Canjica de sagu: uma das possibilidades mais gostosas de se fazer com sagu é a famosa canjica doce e essa receita é simplesmente espetacular. Você vai precisar de leite, leite de coco, coco seco ralado, açúcar demerara, cravo e canela em pau. Muito simples de ser feito e extremamente gostoso, pode confiar que você vai adorar.

18. Canapé de palmito com caviar de sagu: outra receita bem especial e também muito fácil de ser feita, você pode servir como aperitivo em um encontro de amigos na sua casa. Para fazer o canapé basta comprar um palmito mais largo e cortá-lo direitinho para que fique na forma correta. O caviar é feito com o sagu, molho inglês, azeite, sal e molho de pimenta.

19. Sopa de sagu com manga e coco: uma sopa deliciosa, super nutritiva e bem simples de ser feita. Você vai usar como ingredientes apenas o leite de coco, leite condensado, leite semidesnatado, creme de leite light, cardamomo, flocos de coco fresco, manga madura cortada em cubinhos, raspa de limão tahiti e açúcar..

20. Chá de bolinhas de sagu: mais uma bebida especial para você tomar qualquer hora do dia, quando preferir. Para fazer esse delicioso chá, vai precisar de água, flor de hibisco, saquinho de chá verde, hortelã fresca, açúcar, suco de laranja e rodelas de limão para finalizar a apresentação do copo. Fica muito gostoso.

21. Chá de sagu: se você gosta de chá, está aí mais uma opção de preparar essa deliciosa bebida com a iguaria retirada da fécula da mandioca. Vai precisar usar água, dois sachês de chá vermelho, ou outro da sua preferência, mel natural, água mineral, açúcar ou adoçante, pedaços de frutas e ervas do seu gosto e pedras de gelo.

22. Verrine de sagu de morango e frutas: uma receita bem diferente e extremamente apetitosa para você aprender e surpreender a todos os seus convidados. A primeira coisa que deve se fazer é encontrar um sagu especial com sabor de morango. Depois é só adicionar água, leite, pudim de coco, frutas vermelhas frescas, chantilly e correr para o abraço.

Agora que você aprendeu o que é o sagu e como prepará-lo da maneira correta, é hora de por a mão na massa e começar a construir pratos e novas receitas com essa deliciosa iguaria.

PARA VOCÊ