18 receitas de salada mista para montar pratos variados e coloridos

Escrito por                          

Preparar uma salada mista é uma boa opção para qualquer almoço ou jantar. Esse prato é repleto de vitaminas e nutrientes, já que leva verduras, frutas e até algumas carnes. Veja como preparar opções diferentes e deixar a próxima refeição ainda mais saborosa:

Receitas de salada mista simples

iStock

1. Salada mista com repolho: opção indicada para quem está de dieta e gosta de repolho branco. Não é difícil de preparar e todos os legumes são utilizados crus. Depois de ralar ou cortar em pedaços fininhos todos os ingredientes, tempere com sal, pimenta-do-reino, limão, azeite e maionese.

2. Salada mista com couve: esta sugestão utiliza apenas cinco ingredientes, todos crus. A receita também traz uma dica do que fazer com o talo da couve: pique e misture com as verduras e legumes. Aqui, o tempero fica por conta do chimichurri e do orégano.

3. Salada mista com rúcula: a rúcula e o tomate vão dar o gostinho especial para esta opção, que é bem simples e rápida de fazer. Lave bem os vegetais e aproveite para consumir todos com a casca, assim você garante muito mais nutrientes na sua refeição.

4. Salada mista com berinjela: diferente das receitas anteriores, nesta sugestão você precisa levar a salada ao forno. Apesar disso, não é difícil de fazer. Lembre-se de forrar a forma com papel alumínio antes de assar.

5. Salada mista com grão-de-bico: que tal preparar em casa uma receita portuguesa? A dica é bem completa e o toque especial fica por conta dos ovos de codorna e do cheiro-verde.

6. Salada mista com molho vinagrete: esta opção é ideal para ocasiões especiais, como o Natal e o Ano Novo. Leva ingredientes crus e o molho é seu grande diferencial, já que é um vinagrete. Experimente.

Receitas de salada mista com frutas

iStock

7. Salada mista com abacaxi: nesta receita você vai aprender a deixar a salada de repolho mais incrementada e saborosa. Creme de leite, maionese e abacaxi vão tornar essa sugestão perfeita.

8. Salada mista com abacate: quer comer algo com muitas vitaminas e nutrientes? Basta preparar esta receita. Além das folhas verdes, esse preparo também conta com outros ingredientes que vão deixar o prato mais completo. O abacate é o toque final e deverá ser picado em cubos médios.

9. Salada mista com manga: o gostinho especial do prato fica por conta da manga. É fácil de fazer e não é necessário cozinhar nenhum dos ingredientes. Para garantir a mistura, é só picar bem as verduras, legumes e a fruta. A receita também ensina a preparar um tempero que vai deixar a salada sensacional.

10. Salada mista com maçã: esta é uma receita para quem não quer perder tempo na cozinha. Usa verduras e legumes comuns do dia a dia e para temperar, ensina um molho diferente que vai fazer você lamber os dedos.

11. Salada mista com morango: o molho é a grande estrela desta dica e é bem prático de preparar. Para a salada, são usados apenas três ingredientes, com o toque de morangos, para dar uma cor diferente ao prato. Uma combinação deliciosa!

12. Salada mista com figo: uma opção com elementos doces e salgados, que serve tanto como uma entrada, quanto como um prato principal. As nozes picadas entram na receita para dar um toque crocante.

Receitas de salada mista com carnes

iStock

13. Salada mista de atum: uma receita muito prática na qual tudo que você precisa fazer é misturar os ingredientes. Uma dica especial é optar pelo atum na água e não no óleo, para poder caprichar no azeite na hora de temperar o prato.

14. Salada mista de sardinha: uma opção bem completa, e que requer o cozimento dos ovos e das batatas primeiro. As batatas ficam em volta do prato, enquanto o atum estará no centro. O truque da receita é ir montando por camadas, e acrescentar os ovos e as sardinhas por último.

15. Salada mista de frango: nesta receita você aprende a fazer uma opção de pote, mas que pode ser preparada para qualquer ocasião. Leva cebola roxa e o molho é uma mistura muito saborosa que pode ser feita facilmente no liquidificador.

16. Salada mista de presunto parma: esta sugestão leva folhas verdes e uma adição especial de presunto parma, para garantir aquele toque extra de sabor.

17. Salada mista de bacon: essa opção traz uma dica para conquistar todo mundo: frango com bacon. Prepare as carne primeiro e depois misture com os outros ingredientes. Deliciosa!

18. Salada mista de lombo: gosta de espinafre? Esta é a receita ideal para você. O lombo é picado em cubos e deve ser frito antes de compor a salada. A sugestão ensina também como limpar o cogumelo e o espinafre, além de uma dica para diminuir a acidez da cebola.

São tantas ideias que não vão faltar opções cheias de variedade para seu cardápio. Aproveite e veja também receitas de frango com legumes para pratos coloridos e saudáveis.

PARA VOCÊ