45 receitas de sopa de batata para esquentar os dias frios

Por
Atualizado em 31.01.20

Uma sopa de batata bem quentinha cai muito bem nos dias frios, não é mesmo? Mas nada te impede de saborear esse prato em dias mais quentes também. O legume pode ser usado na versão inglesa ou doce, combinado apenas com temperos, com outros legumes, carnes e até mesmo com macarrão para uma refeição deliciosa e reconfortante.

A batata é uma grande fonte de carboidratos e ainda gera diversos benefícios ao nosso corpo. Além disso, é muito difícil encontrar alguém que não goste desse legume, não é mesmo?

Conheça as receitas de sopa de batata abaixo, elas contam com combinações, preparos e sabores bem variados, então, com certeza, você vai encontrar uma opção que te agrade.

Sopa de batata

Foto: Reprodução / Vai Comer o quê?

1. Sopa cremosa de batata: essa é uma receita de sopa de batata bem simples, mas que fica com um sabor surpreendente e com uma textura super cremosa. Além disso, a lista de ingredientes conta com itens bem acessíveis, o que torna seu preparo ainda mais fácil. Se você quer uma comida bem quentinha e acolhedora, pode apostar sem medo nessa receita.

2. Sopa de batata e aveia: já pensou em incrementar sua sopa de batata com aveia? Esse é um cereal que só gera benefícios ao organismo, como um bom funcionamento do intestino e sensação de saciedade. Mesmo sendo uma pedida simples, essa é uma receita que pode fazer muito sucesso na sua mesa nos dias mais frios.

Publicidade

3. Sopa de batata simples: se você está procurando por uma receita que seja feita com pouquíssimos ingredientes e qye tenha um preparo extremamente simples, mas que fique com um gostinho irresistível, deve parar para conhecer essa opção. Aqui, a batata é combinada apenas com água e temperos. Mesmo com poucos itens, essa é uma sopa que fica muito gostosa.

4. Sopa de batata com cheddar: é muito difícil uma combinação de batata com cheddar dar errado, não é mesmo? Aqui, o resultado é uma sopa bem cremosinha e com um sabor que pode conquistar os mais variados paladares. Além disso, o passo a passo é muito simples.

5. Sopa de duas batatas: a sugestão dessa receita é combinar a batata inglesa com a doce. Além dos legumes, você vai precisar apenas de água, manteiga e temperos. Essa é uma daquelas opções para quando a geladeira está meio vazia, mas você não quer deixar de saborear uma refeição bem suculenta e que não dê muito trabalho de ser preparada.

6. Sopa de batata fácil: quer preparar uma sopinha bem prática e rápida, mas que faça o maior sucesso na sua mesa? Então, que tal conhecer essa receita? A quantidade de ingredientes é ideal para uma pessoa, então, se quiser servir mais gente, basta aumentar as medidas, ok?

Publicidade

7. Sopa de batata especial: se você adora pratos cremosos e batata, deve testar essa receita na sua casa. A sopa não tem segredo nenhum, mas fica com um gostinho tão bom, que duvido que sobrará algum restinho na panela para contar história.

8. Sopa rústica de batata: essa é uma sopa em que as batatas são batidas no liquidificador, porém, na hora de servir, a dica é acrescentar pedacinhos de torrada. Além disso, a quantidade de cebolas usadas no preparo desse prato é grande, o que faz com que seu gostinho seja bem marcante.

Sopa de batata com temperos especiais

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

9. Sopa de batata assada com alho-poró: essa é uma receita em que a batata vai ao forno com o alho-poró e a cebola por aproximadamente 50 minutos. Só depois disso é que os ingredientes vão ao fogo em uma panela com água. Esse é um prato que conta com um preparo um pouco demorado, mas o sabor é tão bom, que a espera compensa.

10. Sopa de batata e erva-doce: já pensou em preparar uma sopa de batata que também leva um toque de erva-doce? Essa é uma ótima opção para quem gosta de pratos com sabores inusitados e que podem surpreender quem experimentar.

11. Sopa de batata e alho-poró: também conhecida como vichyssoise, a sopa de batata com alho-poró é tradicional da culinária francesa. Ela conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, mas fica com um sabor e uma textura tão gostosos, que será difícil não repetir o prato.

12. Sopa de batata e alho: se você gosta de batata e de um sabor marcante, pode adorar essa opção. A quantidade de alho usada nessa receita é bem grande, o que faz com que o gostinho do tempero seja intenso. Além disso, esse é um ótimo ingrediente para aumentar a imunidade, o que é ótimo em períodos de frio.

13. Sopa de batata e salsão: essa é uma receita de uma sopa bem levinha, que cai muito bem como entrada ou até mesmo como prato principal. Se você escolher a segunda opção, pode servir com algumas torradas para que o prato tenha mais sustância. O preparo é bem rapidinho e a lista de ingredientes é curta. Por isso, testar essa opção é uma ótima pedida.

14. Sopa de batata, cebola e provolone: essa é outra ótima pedida para quem gosta de um sabor marcante e da cremosidade que o queijo gera ao prato. O provolone combina super bem com a batata, além disso, a cebola dá um toque incrível à sopa.

15. Sopa verde de batata e alho-poró: para preparar essa receita você vai precisar apenas de batatas, alho-poró, água, sal e manteiga. A sopa fica verde porque o alho-poró é usado inteiro, com folhas e tudo. É uma ótima pedida para quem gosta de evitar o desperdício e conhecer sabores novos.

Publicidade

Sopa de batata com outros legumes ou verduras

Foto: Reprodução / Sem Medida

16. Sopa de batata e beterraba: o principal ingrediente usado no preparo dessa sopa é a batata, mas como a beterraba tem uma cor muito intensa, o resultado é um prato roxo bem chamativo. A combinação de sabores desses legumes fica sensacional e essa é uma opção bem nutritiva para o seu almoço ou jantar.

17. Sopa de batata e couve-flor: se você gosta de um sabor bem delicado, pode se encantar por essa sopa que combina batata e couve-flor. Além dos legumes, são bem poucos os ingredientes que você vai precisar para o preparo do prato, que fica com uma textura bem cremosa e não dá muito trabalho para ser feito.

18. Sopa de batata, abobrinha e cenoura: que tal combinar batata, abobrinha e cenoura para o prato da sua próxima refeição? Essa é uma daquelas sopas bem leves, mas que é super rica em nutrientes e ainda conta com um sabor de dar água na boca.

19. Sopa de batata com mandioquinha: batata é uma delícia e mandioquinha também, não é mesmo? Usar esses dois legumes em um mesmo prato só pode render uma refeição muito deliciosa. Para melhorar ainda mais, essa não é uma receita que dá trabalho de ser feita e ainda parece um carinho no estômago, de tão gostosa que fica.

20. Sopa de batata e abobrinha: se você está com poucos ingredientes na sua geladeira, mas quer uma sopa para ser servida bem quentinha e que renda uma refeição bem suculenta, que tal conhecer essa receita? O preparo é super simples e rápido, mas se você gosta desses itens, com certeza não vai se arrepender do resultado.

21. Sopa de batata com rúcula: quer uma sopa com um toque verdinho? Que tal conhecer essa receita que combina batatas com rúcula? Além desses dois ingredientes, a sopa também leva um pouquinho de cenoura e alguns temperos deliciosos para deixar seu dia ainda mais gostoso.

22. Sopa de batata, salsa e ovo: uma sopa de batata com salsa já é uma delícia, com o acréscimo de ovos o resultado fica ainda melhor. Se você quer incluir alguma proteína na sua refeição, mas deixando a carne de lado, essa é uma excelente escolha para a sua próxima refeição. Além disso, o tempo na cozinha é bem curtinho.

23. Sopa de batata com couve crespa: se você quer uma receita de sopa de batata bem nutritiva e que conte com um preparo bem simples e rápido, que tal conhecer essa opção? A couve crespa é apenas uma sugestão, pois você também pode usar outras folhas de sua preferência para dar o gostinho especial ao seu prato.

24. Sopa de batata e cenoura: a combinação de batata e cenoura é clássica no preparo de sopas, não é mesmo? Isso acontece porque esses legumes ficam muito bem juntos. Além disso, você ainda pode incrementar seu prato com um toque de bacon, que tal?

Publicidade

25. Sopa de batata e espinafre: essa é outra opção de sopa bem cremosa que fica com a cor do espinafre. A combinação de ingredientes fica bem nutritiva e vai muito bem em dias frios, que pedem aquele prato bem quentinho e com um sabor marcante.

26. Sopa cremosa de batata e alho-poró: essa é uma opção de sopa que fica com uma textura extremamente cremosa, conta com um preparo super simples e ainda tem uma lista de ingredientes bem curtinha. Além de todas essas vantagens, o sabor é inesquecível.

27. Sopa de batata, mandioquinha e macarrão: essa é uma receita de sopa em que a batata e a mandioquinha ficam em pedaços e são combinadas com macarrão, já o caldo é bem ralinho. O resultado é uma sopa que combina muito bem os sabores e ainda tem uma grande quantidade de carboidratos.

Sopa de batata com carne

Foto: Reprodução / Panelaterapia

28. Sopa de milho com batata e calabresa: já pensou em combinar milho com batata para o preparo de uma sopa deliciosa? Para que seu prato fique ainda mais gostoso, a dica é salpicar um pouco de calabresa sobre a sopa. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha e o preparo não é nada complicado.

29. Sopa de batata e bacon: essa é uma receita de sopa de batata bem cremosa, pois além do legume batido em liquidificador, você também vai precisar de creme de leite para preparar o prato. Para deixar sua refeição ainda mais gostosa, a dica é acrescentar bacon.

30. Sopa de batata com frango: para quem não gosta de deixar a carne de lado, mesmo no preparo de uma sopa, essa receita que leva peito de frango em cubinhos pode ser uma excelente escolha. Além disso, o resultado é bem nutritivo.

31. Sopa de batata, alho-poró e bacon:essa é uma receita bem parecida com a tradicional sopa francesa, porém, aqui o amido de milho entra em cena para engrossar o caldo e o bacon é usado para dar um toque crocante e extra de sabor ao prato.

32. Sopa de batata com frango e ervilha: quer preparar uma sopa bem incrementada? Então, que tal conhecer essa opção que combina batata, frango e ervilha? Mesmo com uma lista de ingredientes curta, o resultado é bem saboroso e ideal para os dias frios.

34. Sopa de batata com bacon crocante: essa é outra receita que combina batata, alho-poró e bacon, mas os temperos usados são diferentes da opção anterior. Aqui, por exemplo, o tomilho entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato.

35. Sopa de batata com frango e linguiça: se você adora sopa, mas não quer deixar a carne de lado, que tal conhecer essa receita que combina batatas com frango e linguiça? O tempo de preparo não é dos mais rápidos, mas o sabor é tão gostoso que vale a pena esperar.

36. Sopa especial de batata e bacon: para quem gosta de uma sopa de batata com pedaços do legume, essa receita pode cair muito bem. Os temperos usados e o acréscimo do bacon fazem com que o gostinho fique incrível.

Sopa de batata doce

Foto: Reprodução / Gordelícias

37. Sopa de batata doce e alho-poró: que tal preparar uma sopa que combina batata doce com alho-poró? O resultado é um prato bem cremoso, que dá bastante sustância, mas não é cheio de calorias e ainda conta com um gostinho irresistível. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes e o tempo na cozinha não são longos.

38. Sopa de batata doce com abóbora e inhame: essa é uma receita que tem um leve gosto adocicado, devido ao uso de abóbora e batata doce. Já o inhame, que é um ingrediente com sabor bem suave, ajuda a dar cremosidade ao prato.

39. Sopa de batata doce com tomate: já pensou em preparar uma sopa que leva batatas doces assadas? O preparo é um pouco demorado, pois o legume deve ficar no forno por aproximadamente 45 minutos. A combinação de tomate e outros itens, como a hortelã, por exemplo, faz com que o resultado seja um prato muito saboroso.

40. Sopa de batata doce com abobrinha: se você quer uma sopa com bastante sustância, pode ter acabado de encontrar a opção ideal. Aqui, além da abobrinha e da batata doce, o macarrão também entra em cena. Outro ingrediente usado para dar mais sabor ao prato é o milho.

40. Sopa de batata doce e abóbora: essa é outra opção em que os legumes são levados ao forno. Assar a batata e a abóbora faz com que sua sopa fique com um leve gosto de defumada, o que pode agradar variados paladares. Mas não se esqueça que esse passo faz com que o tempo na cozinha seja um pouco maior.

41. Sopa com curry de batata doce: se você adora um prato apimentado e aromático, pode se encantar por essa receita. Aqui, a lista de ingredientes não é das mais curtinhas, mas grande parte deles são temperos, que fazem com que a sopa fique com um gostinho sensacional. Além da batata doce, você também vai precisar de banana.

42. Sopa de batata doce e grão: essa é uma sopa ideal para quem quer combinar proteína e carboidrato no mesmo prato. O preparo é bem simples, mas os temperos usados dão um toque especial à sopa. Além disso, o tempo na cozinha é bem curto.

43. Sopa de batata doce, cenoura e tomate: que tal preparar uma sopa bem levinha? Você pode servir esse prato como refeição principal ou até mesmo como entrada, tudo só depende do tamanho da sua fome. Além da batata doce, da cenoura e do tomate, você vai precisar apenas de queijo e temperos para se deliciar com esse prato.

44. Sopa de batata doce e linguiça: essa é uma receita de sopa que fica com uma consistência bem pesada, mas que, na verdade, não vai te estufar, já que o principal ingrediente para o seu preparo é a batata doce. A linguiça é usada para um toque extra de sabor ao prato, mas não é só isso, o gengibre também entra em cena para um toque especial.

45. Sopa de batata doce com frango low carb: a combinação de frango com batata doce é muito comum para quem pratica atividades físicas ou quer perder peso, não é mesmo? Você já pensou em preparar uma sopa que une esses dois ingredientes? O resultado é tão gostoso que você nem vai lembrar que esse é um prato low carb.

46. Sopa de batata doce e cenoura: essa é uma sopa que conta com um sabor bem suave por causa da combinação de batata doce e cenoura. Porém, a quantidade de cebola usada no preparo do prato faz com que um gostinho de tempero também se faça presente na sua refeição.

A sopa de batata pode ser servida como entrada ou prato principal, tudo depende da receita escolhida e do tamanho da sua fome. O legume é queridinho de muita gente, por isso, é difícil errar com uma das escolhas da lista, mas se você ainda tem dúvidas, que tal conhecer outras receitas de sopas de legumes para ampliar seu cardápio?