Simples e cheia de sabor! Essa caponata é feita em fogo baixo, sem água, e com ingredientes que valorizam sua textura e tempero. Uma receita leve e prática para o dia a dia, ideal como acompanhamento ou até recheio. Um clássico de panela que agrada a todos!
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Para começar, separe todos os ingredientes sobre a bancada. Aproveite para higienizar tudo o que for preciso;
Receiteria
-
Corte a berinjela, a cebola, o alho e o tomate em cubinhos;
Receiteria
-
Em seguida, coloque a berinjela de molho em uma tigela com água e um pouco de sal por 10 minutos. Isso ajuda a tirar o amargor e evita que ela escureça. Escorra bem e reserve;
Receiteria
-
Numa panela aquecida em fogo baixo, adicione um fio de azeite e refogue a cebola picada até que fique bem murcha e translúcida. Acrescente o alho picado e mexa por aproximadamente 1 minutinho, apenas para liberar o aroma;
Receiteria
-
Comece a adicionar a berinjela aos poucos, mexendo delicadamente para envolver nos temperos;
Receiteria
-
Acrescente o orégano, o tempero desidratado e o tomate picado. Misture bem;
Receiteria
-
Depois, coloque o molho de tomate, ajuste o sal e mexa para incorporar todos os ingredientes;
Receiteria
-
Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 6 minutos, mexendo de vez em quando, até a berinjela ficar macia e com textura cremosa (sem necessidade de adicionar água);
Receiteria
-
Transfira para um refratário e sirva em seguida. Fica perfeita acompanhada por pães e torradas!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Para que a caponata fique bem macia e com a textura cremosa, é fundamental cozinhar em fogo baixo e não adicionar água durante o processo. O preparo exige paciência para refogar a cebola até que fique bem murcha e translúcida, liberando todo o seu sabor.
Acrescente pimentão vermelho ou amarelo picado para dar cor e sabor. Também, você pode misturar alcaparras para um sabor mais marcante e acrescentar um fio de azeite no final para realçar o aroma. Refogue a cebola até caramelizar levemente antes de adicionar os outros ingredientes.
Fica bem temperada, com textura macia e suculenta, perfeita para acompanhar arroz, carnes ou servir com torradinhas. É uma receita leve e prática para o dia a dia, ideal como acompanhamento ou até recheio de sanduíches. Experimente também a nossa caponata de berinjela com castanha-de-caju, outra receita deliciosa para você!

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!