A praticidade de um pão de forma, mas com a garantia de uso de ingredientes naturais, com preparo caseiro! Faça essa receita no começo da semana, guarde em saquinhos herméticos e tenha sempre pão fresquinho para os lanches da família!
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
-
Organize sua bancada! Pese os ingredientes e derreta a manteiga;
Receiteria
-
Em uma tigela grande, adicione toda a farinha, açúcar, sal e fermento. Misture com uma colher;
Receiteria
-
Acrescente então de uma vez, toda a água, leite e manteiga derretida. Misture com as mãos apenas para incorporar, sem necessidade de sovar;
Receiteria
-
Quando a massa estiver soltando da tigela, faça uma bolinha juntando tudo. Cubra com um pano limpo ou plástico. Deixe descansar por 30 minutos;
Receiteria
-
Depois do tempo de crescimento, umedeça as mãos e faça 10 dobras de fora para dentro. Cubra mais uma vez e deixe fermentar por 1 hora, até que dobre de tamanho;
Receiteria
-
Unte a mesa ou bancada com um fiozinho de óleo e despeje a massa. Abra com as mãos em um formato retangular;
Receiteria
-
Dobre cada lateral até o meio. Enrole fechando bem as extremidades;
Receiteria
-
Forre sua forma de pão com papel manteiga ou unte com óleo e farinha. Coloque o pão na forma, cubra e deixe crescer novamente por mais 30 minutos;
Receiteria
-
Asse em forno preaquecido a 200ºC por cerca de 45 minutos, até ficar douradinho e bem assado;
Receiteria
-
Espere esfriar um pouco e desenforme. Sirva com manteiga ou prepare sanduíches deliciosos!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Adicionar uma colher de sopa de leite em pó à massa é um ótimo truque para deixar o miolo do pão mais macio e úmido. Esse ingrediente ajuda a reter a umidade durante o cozimento, resultando em uma textura mais leve e agradável. O pão ganha também um sabor levemente mais rico e uma coloração mais bonita.
Acrescentar uma colher de chá de mel ou açúcar mascavo realça o sabor e contribui para uma fermentação mais ativa, já que o açúcar serve de alimento para o fermento. Isso deixa o pão mais saboroso e com uma casquinha dourada após assar. Se quiser, você pode combinar esse toque adocicado com sementes de gergelim, chia ou linhaça polvilhadas por cima, que dão crocância e valor nutricional.
Misturar um pouco de queijo ralado na massa é uma ótima opção para quem gosta de um pão levemente salgado e aromático. Depois de assado, deixe o pão esfriar sobre uma grade para preservar a crocância da casca. Em seguida, fatie e congele em porções, garantindo sempre fatias frescas de pão caseiro prontas para o café da manhã ou lanches rápidos.
Independente do tipo de pão, o nosso café da manhã só está completo com ele na mesa, afinal, não tem nada melhor do que comer uma fatia pão quentinho saído do forno, com uma manteiga derretendo sobre ele, é uma delícia. Outra receita de pão que você pode provar é o nosso pão de leite, fica super macio e saboroso, e o melhor, é sem glúten, então não se preocupe pode comer à vontade. Experimente!

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramExperimente também
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!