10 receitas de bife na panela de pressão que vão te deixar salivando

Escrito por                          

O bife na panela de pressão funciona bem para as refeições do cotidiano, já que o cozimento é facilitado e mais rápido. As versões do prato contam com opções de molhos – como o de tomate e o madeira – e ingredientes para incrementar.

Confira uma seleção de receitas de bife na panela de pressão para adicionar ao seu menu:

1. Bife de alcatra na panela de pressão

O preparo dessa receita consiste em refogar o pimentão, o alho e a cebola no azeite; adicionar o molho de tomate e a água e, então, acrescentar os bifes de alcatra. O tempero é feito com orégano e pimenta-do-reino moída na hora. A carne fica na pressão por aproximadamente meia hora e o sal deve ser acertado antes de comer.

2. Bife de contrafilé na panela de pressão

Essa é uma versão de bife na panela de pressão feita com poucos ingredientes. O preparo leva tomate, cebola, alho amassado e o contrafilé. Para temperar, deve-se usar colorau, sal e pimenta-do-reino. O tempo de cozimento é de aproximadamente 30 minutos na pressão.

3. Bife de lagarto na panela de pressão

A carne utilizada para compor essa versão de bife na panela de pressão é o lagarto. O prato também conta com ingredientes como azeite, cebola e molho de tomate. O diferencial do tempero do preparo é o coentro, que deixa um sabor marcante. Uma dica é deixar a panela aberta enquanto o molho reduz.

4. Bife na panela de pressão com batatas

O bife, nessa receita, é acompanhado pela batata e o tomate. O preparo da carne e dos vegetais também leva molho inglês, manjericão, pimenta calabresa, molho de tomate, colorau, cebola e pimenta-do-reino. É uma opção bem condimentada e completa!

5. Bife na panela de pressão com calabresa

A calabresa é utilizada para incrementar essa versão. O prato também conta com a cebola, o alho e o pimentão. Os ingredientes usados para temperar são sal e pimenta-do-reino. São necessários 15 minutos para o cozimento do prato, que depois deve apurar com a panela aberta.

6. Bife na panela de pressão com tomate e cebola

O prato dessa receita tem um gostinho de comida de vó. Para preparar é preciso temperar os bifes com sal e pimenta; refogar cebola, alho e tomate em óleo; acrescentar a carne, água, molho de tomate e deixar cozinhar. O cheiro-verde dá um toque especial no sabor.

7. Bife na panela de pressão com cenoura e bacon

A combinação dessa receita é simplesmente irresistível: bife com bacon e cenoura. A carne deve ser selada antes de cozinhar e o preparo também leva vinho tinto, cebola, alho, salsinha e água. O tempo necessário para o cozimento é de 30 minutos.

8. Bife na panela de pressão ao molho madeira

O bife ao molho madeira é um prato clássico e a panela de pressão é utilizada nessa versão para deixar o preparo mais prático. Os ingredientes usados – além da carne – são cebola, alho, caldo de carne, água, vinho tinto, extrato de tomate, cogumelo fatiado, farinha de trigo e manteiga. A finalização fica por conta do cheiro-verde.

9. Bife à rolê na panela de pressão

Os bifes à rolê dessa receita são montados com cenoura, bacon, salsicha e cenoura. A carne utilizada é a alcatra e o tempero é feito com sal e pimenta. O cozimento ocorre na pressão por 20 minutos. Os palitos de dente são usados para os rolinhos não soltarem.

10. Bife à rolê recheado na panela de pressão

Essa é uma versão bem completa de bife à rolê na panela de pressão. O recheio é feito com queijo coalho passado na farinha de trigo e bacon. Os rolinhos são selados e devem cozinhar por 40 minutos com molho de tomate e água. Para o tempero, sal e pimenta-do-reino.

As opções de bife na panela de pressão são práticas e podem contar com molhos e vegetais. Para variar no bife do dia a dia, veja também receitas de bife acebolado e bife à cavalo!

PARA VOCÊ