17 receitas de bolo de fubá cremoso que te encherão de nostalgia

Escrito por                          

Quem nunca sentiu um perfume e se lembrou de alguém? Assim como os odores são capazes de nos despertar lembranças, os sabores também o são. Há pratos que remetem a determinadas épocas da vida, há receitas que nos trazem mais conforto e uma sensação de estar em casa e também há aquelas que funcionam como uma viagem no tempo a cada garfada.

Continua após o anúncio

O bolo de fubá certamente é um dos clássicos de casa de avó: o bolo saindo quentinho do forno, as fatias servidas com café, as boas companhias e a certeza de que momentos assim devem ser guardados com muito carinho.

O consumo de milho na cozinha brasileira é uma herança portuguesa, ainda da época da colonização, quando o cereal era utilizado de todas as maneiras possíveis e havia uma intensa troca cultural. Acredita-se que o bolo de fubá é de origem africana, porém sua versão cremosa surgiu em Minas Gerais, no início do século XX, quando a produção de leite era muito próspera no Estado.

Bolo de fubá cremoso simples

Foto: Reprodução/ICKFD

1. Bolo de fubá com erva doce: com uma cremosidade bem concentrada no meio do bolo e um sabor suave, esta receita é rápida e sem segredos: basta misturar todos os ingredientes e batê-los até que uma massa bem homogênea e líquida se forme. A erva doce é adicionada depois dessa etapa. Para assar o bolo, aconselha-se o uso de papel alumínio cobrindo a forma.

2. Bolo de fubá cremoso sem lactose: pessoas que sofrem com restrições alimentares muitas vezes acabam se privando de experimentar certos pratos para não correr riscos. Este bolo é perfeito para os intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite, pois aqui não se utiliza nenhum ingrediente de origem animal: o leite é de coco e de amêndoas e a manteiga é ghee. Mesmo com essas adaptações, o resultado continua sendo delicioso!

3. Bolo de fubá cremoso tradicional: esta receita é certeza de sucesso! Basta misturar todos os ingredientes até se obter uma massa bem homogênea e líquida. Para levar ao forno, há duas possibilidades: quando utilizada uma assadeira pequena, o bolo fica alto e com uma camada cremosa separada, como se fosse um recheio; em formas maiores, a massa fica baixinha e cremosa por inteiro.

4. Bolo de fubá cremoso com coco: bolos mais tradicionais também são cheios de chances para inovação. Em uma receita simples, qualquer novo ingrediente que for adicionado, desde que escolhido com cuidado para um resultado harmonioso, tende a ser um ótimo elemento surpresa! Aqui, a massa inteiriça e cremosa ganha um ar de novidade com a presença do coco ralado, que é batido juntamente com os outros ingredientes.

5. Bolo de fubá cremoso sem glúten: aqueles que convivem com a doença celíaca também podem se deliciar com o bolo de fubá. Nesta receita, a farinha de trigo é substituída pela farinha de arroz. Outra dica é, na hora de untar a forma, utilizar o próprio fubá para polvilhar. A textura deste bolo é comparável a um pudim!

6. Bolo de fubá cremoso com banana: esta é mais uma receita clássica levemente modificada, com a banana como elemento surpresa. A massa é preparada normalmente e a diferença fica na hora de enformá-la: a assadeira deve ser polvilhada de açúcar e são dispostas fatias de banana, assim, quando desenformado, o bolo fica com uma cobertura de banana levemente caramelada.

Continua após o anúncio

Bolo de fubá cremoso com queijo

Foto: Reprodução/Mosaico de Receitas

7. Bolo de fubá cremoso com cream cheese: se o bolo de fubá tradicional já é uma aposta certa para agradar, imagina suas versões um pouco mais elaboradas! Nesta receita, bate-se 150 gramas de cream cheese junto à massa. Duas dicas são importantes: para haver uma divisão entre a camada de cream cheese e o bolo, deve-se utilizar uma forma não muito grande e deixar a mistura descansar por até 10 minutos antes de levá-la ao forno.

8. Bolo de fubá cremoso com camada de queijo: para um bolo fofinho com uma camada de queijo surpreendentemente macia, esta receita adiciona uma xícara de mussarela ralada, que é batida junto aos outros ingredientes e, depois de assada, separa-se do restante da massa. Parece uma pamonha de forno!

9. Bolo de fubá cremoso com mussarela: esta receita segue o estilo de camadas bem definidas, com uma generosa parte de mussarela derretida. No entanto, é feita com farinha de milho pré-cozida, ingrediente que se assemelha ao fubá no sabor, mas é menos gorduroso.

10. Bolo de fubá cremoso com parmesão ralado: assim como a maioria das receitas, o bolo de fubá cremoso também pode ser adaptado conforme as suas preferências ou para se adequar aos ingredientes que você já tem em casa. Aqui, utiliza-se o queijo parmesão ralado, que é misturado à massa antes de ser levado ao forno.

Bolo de fubá cremoso de liquidificador

Foto: Reprodução/Panelaterapia

11. Bolo de fubá rápido: ao contrário do bolo de fubá sequinho, a versão cremosa tende a ser vista como uma receita mais complicada, mas esta versão comprova que fazer um bolo leve e macio é muito fácil. Todos os ingredientes são batidos no liquidificador com um toquezinho de baunilha e o tempo de assamento é de até a superfície ficar dourada.

12. Bolo de fubá cremoso bem macio: nesta receita, o preparo é feito em duas etapas: primeiramente, são batidos os ingredientes secos e, em seguida, são adicionados os molhados; assim tudo fica bem incorporado e a massa bem misturada. A principal dica é utilizar uma forma média e alta, para que o bolo cresça na medida certa e o creme fique bem concentrado em uma camada.

13. Bolo de fubá com camada cremosa: esta receita enfatiza um detalhe importante para o preparo de bolos: o fermento sempre deve ser adicionado por último e batido por pouco tempo! Um truque, neste caso, é não abrir o forno antes de 20 minutos de assamento para se evitar que a massa murche.

14. Bolo de fubá cremoso de liquidificador: para quem ama queijo e não abre mão da praticidade, esta receita é a ideal! Nela, o bolo fica cremoso e com uma camada bem macia de parmesão derretido e a massa não leva nem dois minutos para ficar pronta, pois é batida no liquidificador por no máximo um minuto e já levada para assar.

Bolo de fubá cremoso com goiabada

Foto: Reprodução/Dupla Gourmet

15. Bolo de fubá cremoso com calda de goiabada: quase uma torta daquelas bem caprichadas, esta receita é para um bolo de fubá que fica cremoso por inteiro, mas ainda assim consistente. O seu grande diferencial é a calda de goiabada, feita rapidamente no micro-ondas mesmo.

Continua após o anúncio

16. Bolo de fubá com queijo e goiabada: Romeu e Julieta é um clássico brasileiro, seja para ser comido puro, no rolinho primavera ou no pastel, nós sempre arrumamos um jeito de colocar queijo e goiabada em uma nova receita. Aqui, os ingredientes do bolo são misturados em etapas e, por último, é adicionado o queijo Minas. Depois de assado, o bolo recebe uma cobertura deliciosamente cremosa de goiabada cascão.

17. Torta brulee de fubá cremoso recheada de goiabada: super diferente, esta torta é uma verdadeira experiência! Esta receita é dividida em três etapas, sendo a primeira a sova e o descanso de uma massa neutra, que é usada como base para um creme de fubá. A montagem intercala duas camadas do creme de fubá com uma de goiabada, de forma que, depois de assada, a torta fica com uma casquinha fina por cima.

Normalmente, para se ter certeza de que um bolo está bem assado, utiliza-se a técnica do palitinho: espetando-o na massa, se esse sair limpo, é porque não há mais risco de tirá-lo cru do forno. Contudo, no caso do bolo de fubá cremoso, é importante se lembrar de que isso não acontece, uma vez que o centro do bolo é mesmo molhado.

Ao preparar um bolo de fubá cremoso, não estranhe a consistência da mistura, essa tende a ficar bastante líquida! Outra dica importante é quanto ao tamanho da assadeira: quanto maior ela, menos o seu bolo irá crescer e menos definidas as camadas dele ficarão!

PARA VOCÊ