13 receitas de bombocado para misturar tradição e bom gosto

O bombocado é um tipo de sobremesa muito tradicional e que se perdeu no tempo com as novas receitas da indústria gastronômica atual, mas quem conhece esse doce sabe o quão gostoso ele é e reconhece o sabor da infância que ele remete.

Publicidade

Para fazer o bombocado de forma tradicional é preciso usar ovos e açúcar, os outros ingredientes existem para aprimorar a receita, como o leite de coco, o queijo parmesão e até mesmo a mandioca em algumas situações bem específicas.

Veja abaixo algumas receitas desse delicioso doce, é hora de voltar ao clássico e preparar o que há de melhor na culinária nacional.

Bombocado clássico

1. Bombocado cremoso: essa receita é feita com alguns ingredientes bem tradicionais que com certeza você já usou ao fazer esse prato alguma vez na vida. Para preparar essa maravilha da confeitaria, você vai precisar de ovos, leite, açúcar, farinha de aveia, coco ralado, margarina, queijo parmesão ralado e fermento em pó. Super simples de preparar e extremamente apetitoso.

2. Bombocado tradicional: essa opção é para preparar em pequenas porções e servir como se fossem bolinhos para que todo mundo possa saborear essa delícia na medida certa. Fazer esse prato é muito fácil, você vai precisar de ingredientes como leite condensado, gema de ovo, coco ralado e um pouco de farinha e manteiga para ajudar na formatação do doce. Fica simplesmente sensacional!

Publicidade

3. Bombocado de liquidificador: um prato muito simples de ser feito, que você vai apenas pegar todos os ingredientes, bater no liquidificador e depois assar até ficar no ponto correto. O melhor é que fica incrivelmente saboroso, ainda mais que usa como ingredientes a farinha de trigo, ovos, leite de coco, manteiga, fermento em pó e manteiga.

4. Bombocado de fubá: o fubá é um tipo de farinha que é muito utilizada nesse tipo de prato, ele combina perfeitamente com o doce e fica com um sabor fora do comum de tão gostoso. Para preparar esta receita, você vai precisar de ingredientes como o leite condensado, o leite de vaca, o fubá, a farinha de trigo, o leite de coco e outros tradicionais desse tipo de sobremesa. Fica uma verdadeira delícia!

5. Bombocado de coco: uma receita pra lá de especial que as crianças vão adorar ao devorar essa delícia no lanche da tarde junto com os coleguinhas. Eles podem, inclusive, te ajudar a preparar esse prato que é muito simples de ser feito. Quer ver só? Você vai usar apenas os ovos, leite de vaca, coco ralado, queijo parmesão ralado, margarina, farinha de trigo, açúcar e fermento em pó.

Publicidade

6. Bombocado sem glúten: para os alérgicos a glúten, uma excelente opção é esse bolo que é livre dessa substância. Para preparar o prato, você vai precisar fazer dois processos. O primeiro deles é a massa do bombocado que vai com coco ralado em flocos grandes, água filtrada, farinha de arroz, coco ralado fino, açúcar granulado, fubá e fermento em pó. A calda é feita com coco em flocos grandes, açúcar granulado e água. Fica simplesmente sensacional.

7. Bombocado de fubá e coco: um prato de fubá e coco para provar o quanto esse doce faz parte da culinária clássica brasileira. Você vai usar os ingredientes mais comuns para preparar essa delícia: leite condensado, leite de coco, leite de vaca, farinha de milho, manteiga, fermento e ovos.

Bombocado com sabores especiais

8. Bombocado de caramelo e quinoa: quem acha que só existem receitas tradicionais para esse prato clássico está completamente enganado. É possível fazer essa delícia com novos ingredientes e ainda assim ficar muito gostoso, como ocorre nesta receita que usa balas de caramelo e quinoa em grãos além dos produtos comuns utilizados na preparação desse tipo de prato.

9. Bombocado de tapioca: essa receita é daquelas de comer tudo depois de pronto e não deixar nem um pouquinho para ninguém experimentar de tão gostoso que fica. E o melhor de tudo é que o prato ainda é nutritivo, saudável, enfim, tudo de bom. Para fazer essa delícia, você vai usar leite de coco, leite de vaca, suco de laranja, purê de damascos, leite condensado, canela, açúcar, margarina, ovos, tapioca granulada, coco em flocos desidratado e fermento em pó. A cobertura fica por conta de um brigadeiro feito com licor de Cointreau, canela em pó, leite condensado e creme de leite.

10. Bombocado de iogurte: uma receita muito apetitosa e super simples de ser preparada, além de ser extremamente nutritiva e saudável para você e sua família. Para preparar esse prato é preciso de iogurte sem lactose, ovo, açúcar demerara, farinha de arroz, coco ralado e raspas de coco para enfeitar na finalização. Fica muito gostoso, você vai adorar com certeza.

11. Rocambole de bombocado: uma receita diferente para você fugir do bombocado tradicional de uma vez por todas, no lugar de fazer a receita clássica, vai preparar um verdadeiro rocambole com os ingredientes comuns desse tipo de sobremesa. Olha que delícia que vai ficar isso! Você vai usar ovos, açúcar refinado, farinha de trigo pura, manteiga, queijo parmesão ralado, e coco ralado.

12. Rocambole de bombocado com queijo parmesão: para você que gostou da receita de rocambole, vai aí mais uma opção que vai te ajudar a diferenciar o cardápio com essa delícia. Para preparar o prato, você vai usar ingredientes como a farinha, os ovos, o queijo, o coco e o açúcar. Muito simples de ser feito e extremamente delicioso.

13. Falso bombocado cremoso: uma receita feita com pães amanhecidos, açúcar, ovos, queijo parmesão ralado, coco ralado, essência de baunilha e leite de vaca. Bem diferente dos tradicionais, só que tão ou até mesmo mais gostoso do que tudo que você viu até aqui. E o melhor de tudo é que a sobremesa é super simples e rápida de ser preparada.

Com essas receitas de bombocado, você vai conseguir surpreender a todos os seus convidados com pratos especiais, clássicos e ao mesmo tempo modernos, com outros ingredientes e novidades que vão fazer eles amarem o sabor e a textura desse doce tradicional e amado por muitos.

Publicidade