10 receitas de carpaccio de abobrinha para quem gosta de pratos saudáveis

Escrito por    
Em 08.07.20

O carpaccio de abobrinha é um prato que pode ser utilizado como aperitivo ou acompanhamento. Os ingredientes que tradicionalmente compõem a versão com carne do preparo, como as alcaparras e o queijo ralado, aparecem nas receitas. Também há versões low carb e veganas.

Continua após o anúncio

1. Carpaccio de abobrinha crua com alcaparras

Aqui, o mandolin é utilizado para cortar a abobrinha em fatias bem finas. O vegetal é combinado com alcaparras, queijo parmesão ralado e pimenta-do-reino. O preparo é finalizado com azeite e é possível adicionar ainda ingredientes com a mostarda e a azeitona.

2. Carpaccio de abobrinha cozida

Nesta receita as fatias de abobrinhas recebem um choque térmico antes do preparo. Elas são mergulhadas na água fervendo e, então, levadas para a água gelada. O molho usado para temperar é feito com limão siciliano, mostarda e azeite. A sugestão é finalizar com alcaparras e parmesão.

3. Carpaccio de abobrinha grelhada

Para grelhar a abobrinha cortada desta receita você vai utilizar uma chapa quente. Este procedimento deixa as fatias do vegetal bem tostadinhas. As ervas são o ponto alto do molho que tempera o prato. O preparo leva tomilho fresco, salsinha, coentro e alecrim.

4. Carpaccio de abobrinha com rúcula

A mostarda é um ingrediente clássico dos carpaccios e aparece nesta versão. O molho também leva suco de limão e azeite. As fatias de abobrinha devem ser fervidas e resfriadas antes da montagem. Rúcula, queijo parmesão e alcaparras devem dispostos por cima do vegetal.

Continua após o anúncio

5. Carpaccio de abobrinha vegano

Os veganos podem usufruir desta salada já que o preparo não leva nenhum ingrediente de origem animal. O toque crocante do prato fica por conta da semente de abóbora assada. O prato combina a abobrinha com a rúcula e o gostinho cítrico se dá pelo uso do suco de limão.

6. Carpaccio de abobrinha com castanha

O tempero desta receita pode ser feito tanto com o limão siciliano como com o taiti. Os pedaços de castanha-de-caju, as sementes de chia e o queijo parmesão são dispostos por cima do vegetal e a sugestão é finalizar o prato com manjericão, hortelã ou rúcula.

7. Carpaccio de abobrinha com salada de repolho

O tempero com ingredientes especiais é o charme desta receita. Pimenta dedo-de-moça, cebolete e pimenta-rosa são exemplos. O repolho deve combinado com os pedacinhos de bacon fritos para compor a salada. A decoração é feita com brotos a gosto.

8. Carpaccio de abobrinha com vinagrete

O vinagrete é combinado com as fatias de abobrinha no preparo deste carpaccio. Os ingredientes necessários para a salada são tomate, cebola e salsa. Para o tempero, você vai utilizar de azeite, vinagre e sal. A dica usar mais salsa para a decoração.

9. Carpaccio de abobrinha com frutas

Continua após o anúncio

Aqui, o mandolin é usado para deixar as fatias do vegetal superfinas. O azeite é emulsionado com limão siciliano e combinado com morango, tomate, cebola e manga para compor o molho. O tempero é feito com sal e pimenta e prato leva ainda mussarela de búfala e presunto parma.

10. Carpaccio de abobrinha com molho low carb

Esta é a opção ideal para quem não quer sair da dieta. O preparo tem como base o iogurte natural e também conta com parmesão, azeite e tomilho. O toque verde do carpaccio se dá pelo uso da salsinha e da cebolinha. Já as nozes picadas são responsáveis pela crocância.

O carpaccio de abobrinha é uma versão mais econômica do clássico da culinária italiana. Além dos molhos tradicionais feitos com ingredientes ácidos, o preparo tem versões incrementadas como as com carnes e queijos — uma delas deve conquistar seu paladar. Veja também as receitas de macarrão de abobrinha e torta de abobrinha!

PARA VOCÊ