46 receitas com abobrinha saudáveis que você faz rapidinho

Escrito por Vanessa Herrmann

A abobrinha é um alimento rico em nutrientes, por isso, pode ser um ótimo aliado para quem busca uma alimentação saudável e uma maior qualidade de vida. Alguns dos benefícios que você pode conseguir com seu consumo são: melhor digestão, diminuição do nível de colesterol, prevenção do câncer, ação anti-inflamatória e muito mais.

Como esse é um legume com um sabor bem suave, ele pode ser combinado com outros ingredientes para pratos muito gostosos. Em algumas dessas opções, ele é usado para substituir massas no preparo de pratos. Por isso, a variedade é bem grande.

Se você ficou curioso e quer conhecer uma grande quantidade de pratos que podem ser feitos em casa com o uso de abobrinha, basta conferir nossa lista abaixo que conta com as melhores receitas:

Massas falsas de abobrinha

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

1. Lasanha de abobrinha incrível: nessa receita, a abobrinha é usada para substituir a massa da lasanha. Para incrementar o sabor do prato, você ainda vai precisar de tomate, brócolis, molho de castanha e molho pesto. O resultado é bem saudável e livre de ingredientes de origem animal, por isso, os veganos podem comer a vontade.

2. Lasanha de abobrinha: já essa é uma receita mais comum, em que o molho fica por conta de uma bela bolonhesa e presunto e queijo. A abobrinha também é usada para substituir a massa, mas o resultado é bem parecido com o de uma lasanha tradicional.

3. Canelone de abobrinha: essa é uma receita bem simples, já que basta você cortar o legume em fatias e depois usar presunto e mussarela para formar um rolinho. Para incrementar o sabor, basta usar um molho branco como cobertura.

4. Espaguete de abobrinha: nessa receita, o legume é cortado em fatias bem finas e é usado para substituir a massa comum. O resultado é um alimento muito saudável para adicionar ao prato. Porém, é importante prestar atenção ao molho escolhido.

5. Lasanha de abobrinha com atum: se você gosta de um recheio bem cremoso, essa receita pode ser uma ótima pedida. Essa é uma receita bem incrementada e a lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o resultado final é um prato cheio de sabor.

6. Talharim de abobrinha à bolonhesa: nessa receita, você pode conferir como preparar uma massa falsa de abobrinha e ainda o super tradicional molho à bolonhesa. Com essa opção, sua refeição ficará muito gostosa e mais saudável do que se usasse uma massa.

7. Panqueca de abobrinha: essa é uma receita de uma panqueca mais gordinha, por isso, ela não é recheada e é diferente das que costumamos comer por aqui. Por isso, esse prato cai muito bem como café da manhã ou almoço mais leve.

8. Rondelli de abobrinha: já nessa receita, o rondelli falso é recheado com queijo branco e coberto com um molho vermelho vermelho. O legal é que o tempo de preparo é bem curtinho, mas é necessário esperar que o prato asse por aproximadamente 30 minutos.

9. Pizza de abobrinha: a massa dessa pizza não é feita apenas com legume, ela também leva ovo, queijos e temperos. Para o recheio, você pode escolher seu favorito ou conferir a dica que é dada na receita.

Risoto com abobrinha

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

10. Risoto de abobrinha e limão: para preparar essa receita, você vai precisar fazer um caldo de legumes caseiro, o que faz com que seu prato tenha um sabor bem gostoso e ainda um toque mais saudável. Além disso, a combinação de limão com abobrinha fica incrível.

11. Risoto de calabresa e abobrinha: para quem gosta de um sabor mais marcante, combinar um legume suave com a calabresa pode ser uma ótima pedida. Além disso, esse é um prato que é feito em poucos minutos e pode ser saboreado em diversos momentos.

12. Risoto de abobrinha com bacalhau: para quem curte o sabor de peixe, mas quer servir um prato único, o risoto pode ser uma ótima pedida. A abobrinha entra em cena para deixar um sabor suave, mas que faz toda diferença no resultado final.

13. Risoto de abobrinha e peito de peru: essa é uma receita muito simples, mas pode cair muito bem naqueles dias que queremos saborear um prato gostoso, porém não temos muito tempo para cozinhar. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curta.

14. Risoto de mignon e abobrinha: para quem quer um risoto um pouco mais sofisticado, essa receita pode ser uma ótima pedida. Como o mignon é uma carne com sabor marcante, a abobrinha cai muito bem para ajudar a suavizar o prato.

15. Risoto de camarão e abobrinha: para deixar o sabor desse prato bem marcante, a dica é usar o açafrão. Esse tempero também faz com que a cor do risoto fique bem alaranjada. O preparo é simples, mas o resultado final é de dar água na boca.

Entradas com abobrinha

Foto: Reprodução / Figos e funghis

16. Caponata de abobrinha: a caponata precisa de vários ingredientes para ser preparada, porém, depois de pronta fica uma delícia nos mais diversos momentos do seu dia. Você pode servir com pão como entrada ou até mesmo como lanche da tarde ou petisco.

17. Carpaccio de abobrinha: já pensou em cortar esse legume em fatias bem finas e servir acompanhado de mostarda dijon, suco de limão e azeite? Com apenas alguns minutos na cozinha, você consegue uma entrada gostosa e bem leve.

18. Abobrinha com atum: essa é uma receita muito prática e que fica com um sabor de dar água na boca. Além disso, você pode escolher servir sua entrada quente ou fria, já que de ambos os jeitos o resultado é bem gostoso.

19. Antepasto de abobrinha e maçã: para quem gosta de misturar doce com salgado essa entrada pode cair muito bem. Como o legume é bem suave, a maçã se destaque nessa opção. A vantagem dessa receita é que o preparo é simples e a lista de ingredientes é curta.

20. Antepasto de abobrinha: para quem procura um antepasto mais simples, essa receita pode ser uma boa pedida. Você pode servir essa opção com pães, torradas, saladas ou outros alimentos que preferir, o que importa é que obter um prato gostoso.

21. Abobrinha grelhada: já pensou em grelhar fatias de abobrinha com mussarela, tomate e manjericão? Usando apenas esses ingredientes é possível saborear uma entrada leve e muito saudável. Além disso, o tempo na cozinha é bem curtinho.

22. Rolinho de abobrinha: nessa receita, fatias bem finas de abobrinha são recheadas com queijo de cabra, ricota, geleia de pimenta e temperos. O preparo é super simples e você ainda pode usar a ideia como base para criar outros sabores.

23. Abobrinha grelhada crocante: essa é uma receita tão simples que, além de cair muito bem como entrada, pode ser servida como petisco ou até mesmo acompanhamento para uma carne. Isso só depende da sua vontade e do prato que você escolher preparar.

24. Sopa de abobrinha com cenoura: como essa sopa é bem leve, ela pode muito bem ser servida antes do prato principal. Além de abobrinha e cenoura, você também vai precisar de batata, caldo de legumes e temperos. O preparo é muito simples, por isso, mesmo quem não tem experiência pode obter um resultado de sucesso.

25. Bruschetta de cogumelo e abobrinha: a combinação de pão com cogumelo e legume é uma boa pedida para uma entrada cheia de nutrientes e com um sabor de dar água na boca, sabia? Além disso, o preparo dessa receita é tão simples que você sempre vai querer repetir.

26. Sopa de couve com abobrinha: se você quer sujar apenas uma panela e quer uma entrada com poucas calorias e um preparo simples, essa receita pode ser a mais ideal. Porém, é preciso lembrar que o sabor não está sendo deixado de lado, viu?

Acompanhamentos com abobrinha

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

27. Abobrinha cremosa: essa é uma receita que leva apenas abobrinha, queijo branco, alho-poró, sal e pimenta, mas mesmo assim rende um acompanhamento que pode fazer toda a diferença da composição do seu prato.

28. Rocambole de abobrinha: já nessa receita, o legume é usado para incrementar o sabor de um omelete, que depois de pronto é recheado com peito de peru e catupiry, e enrolado em formato de um rocambole. Mesmo com um preparo vapt-vupt esse prato fica muito gostoso e ainda pode agradar os mais variados paladares.

29. Frittata de abobrinha: a frittata é um prato italiano parecido com o omelete. Aqui, os ovos são combinados com abobrinhas, farinha de aveia, fermento e alguns temperos. Para o preparo só é preciso misturar todos os ingredientes e depois levar para dourar em uma frigideira. O tempo na cozinha é de aproximadamente 15 minutos.

30. Abobrinha recheada: e que tal usar carne e alguns temperos para rechear seu legume? O resultado é cheio de nutrientes e ainda fica bem charmoso. O legal dessa receita é que ela pode ser servida em porções individuais.

31. Omelete de abobrinha: para deixar o sabor do seu omelete bem gostoso você vai precisar outros ingredientes além do legume, como o queijo parmesão ralado, por exemplo. Além disso, vários temperos também entram em cena para um toque especial.

32. Refogado de abobrinha com linguiça: um refogadinho é feito em pouco tempo e ainda pode ser servido de diferentes maneiras, não é mesmo? Aqui, o sabor suave da abobrinha acaba sendo incrementado com o toque marcante da linguiça.

33. Abobrinha recheada deliciosa: já nessa receita, o legume é recheado com uma carne moída bem temperadinha e com bastante queijo. Como a carne já foi refogada, você só precisa levar o prato ao forno para gratinar.

34. Farofa de abobrinha: a farofa é um acompanhamento prático que combina muito bem com as refeições do dia a dia ou até mesmo com um churrasco de fim de semana, não é mesmo? Por isso, é bom ter uma receita curinga para preparar sempre que quiser.

35. Abobrinha sauté: essa é uma receita em que o legume é grelhado junto com tomates cereja. O processo é muito simples e leva apenas alguns minutos. Por isso, essa é uma ótima opção para acrescentar ao seu prato na próxima refeição.

36. Abobrinha ao forno: essa é uma receita em que abobrinhas fatiadas são colocadas em um refratário junto com rodelas de tomates, molho dessa fruta e ainda bastante queijo. Depois de montar o prato basta levar ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Lanches com abobrinha

Foto: Reprodução / Gordelícias

37. Pão de abobrinha: um pão quentinho recém saído do forno é uma delícia, não é mesmo? Melhor ainda se o preparo for simples e os ingredientes usados forem de fácil acesso. Como tudo isso é encontrado nessa receita, que tal testar em casa?

38. Chips de abobrinha: e que tal preparar um petisco leve, saudável e que você pode carregar para qualquer lugar? Essa é uma receita com um passo a passo bem simples, mas é importante prestar a atenção na espessura que o chips deve ser cortado e na temperatura do forno.

39. Chips de abobrinha com parmesão: já para quem quer uma opção mais incrementada e com um sabor marcante, acrescentar o queijo parmesão pode ser uma ótima pedida. O trabalho extra é mínimo, mas o resultado é bem diferente, viu?

40. Bolinho de abobrinha: já essa receita combina o legume com ervas frescas, leite, farinha e azeite para o preparo de bolinhos que deixarão seu lanche muito mais saboroso. O tempo na cozinha é bem curtinho e você ainda pode saborear um petisco saudável.

41. Torta de bacon e abobrinha: o sabor marcante do bacon combina muito bem com o suave da abobrinha, por isso, essa é uma torta que pode conquistar os mais variados paladares. O resultado é um salgado bem colorido e que pode ser servido como lanche ou até mesmo como refeição principal, isso só vai depender do tamanho da sua fome.

42. Calzone de abobrinha: o calzone é parecido com uma pizza fechada, por isso, você pode escolher os mais variados sabores para o recheio. A sugestão aqui é usar abobrinhas, azeitonas, leite de coco e mais alguns temperos para incrementar o gostinho.

43. Quiche de abobrinha: o quiche também é um tipo de torta, mas que tem um preparo bem diferente da opção anterior. Aqui a massa conta com uma espessura fininha e uma textura crocante, já o recheio é bem cremoso.

44. Bolo de abobrinha: mesmo sendo feito com legume, esse é um bolo doce, tá? Como o sabor da abobrinha é suave, a açúcar faz bem o papel de adoçar a massa. O resultado é uma textura leve e um gostinho de quero mais.

45. Muffin de abobrinha: o muffin é um bolinho que cai muito bem como lanche da tarde e até mesmo como café da manhã, sabia? Para quem quer inovar, também cai muito bem como refeição principal e pode ser servido com uma salada.

46. Bolo de abobrinha sem lactose: além de ser uma receita sem lactose, essa aqui também é uma opção livre de glúten. Mesmo assim o resultado é muito saboroso e pode ser apreciado até por quem não tem intolerância aos ingredientes citados.

Como a variedade de pratos é grande e eles podem ser servidos em diferentes momentos do dia, você pode sempre estar testando uma nova receita na sua cozinha. Basta escolher quais opções mais se encaixam com o seu perfil.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS