12 receitas de cobertura para bolo de chocolate simplesmente deliciosas

Escrito por                          

A massa do bolo de chocolate é uma delícia – no entanto, fica sempre melhor combinada com um creme ou uma calda. Por isso, aprenda a preparar deliciosas receitas de cobertura para bolo de chocolate molinhas, durinhas ou supercremosas que vão levar seu bolo à perfeição!

1. Calda de chocolate simples com leite

Feita com margarina, leite, açúcar e chocolate em pó, esta calda é uma ótima opção para quem prefere coberturas mais molinhas e não muito doces. Ao utilizar o cacau sem açúcar, é possível dosar o quão doce a calda ficará – assim, é mais fácil preparar a cobertura de chocolate perfeita!

2. Calda de chocolate simples com água

Preparando a calda de chocolate com água, é possível criar um efeito delicioso, em que a cobertura fica durinha por fora e cremosa por dentro! Feita, também, com chocolate em pó e açúcar, a calda é superprática de preparar e vai deixar seu bolo muito mais saboroso.

3. Calda de chocolate quebradinha

Para uma cobertura leve, cremosa e apetitosa na medida certa, aposte nesta receita que é sucesso certeiro! Com apenas quatro ingredientes – água, manteiga, açúcar e chocolate meio amargo – a calda fica com o efeito craquelado que dá água na boca só de ver.

4. Calda de chocolate sem lactose vegana

Quem não consome derivados do leite ou de animais em geral pode saborear esta calda sem culpa! Adicionando óleo de coco ao preparo, junto da água, açúcar e chocolate em pó, é possível substituir a manteiga e deixar tudo com um gostinho suave ainda mais especial.

5. Calda de vinho tinto

Deixe seu bolo de chocolate muito mais elegante com esta receita, que ensina a preparar uma calda usando chocolate amargo, manteiga, açúcar, uma pitada de sal e um pouco de vinho tinto! Além de trazer um sabor único ao bolo, esta cobertura vai deixar tudo supercremoso e delicioso.

6. Ganache de chocolate meio amargo

Perfeita para decorar seu bolo de chocolate, esta ganache une beleza e sabor em uma só cobertura! Basta derreter chocolate meio amargo, adicionar o creme de leite e, por fim, misturar tudo com um pouco de mel e de rum. O sabor vai te impressionar.

7. Ganache de doce de leite

Preparada com doce de leite caseiro – basta cozinhar a lata de leite condensado na panela de pressão – e creme de leite sem soro, esta ganache é ideal para quem deseja cobrir o bolo de chocolate com uma cobertura diferente! Mescle sabores e inove no preparo da sua sobremesa com esta receita.

8. Cobertura de brigadeiro de café

iStock

Balanceie o sabor doce do bolo de chocolate com esta cobertura mais amarguinha! Além dos ingredientes comuns, como o leite condensado e o creme de leite, este brigadeiro ainda leva chocolate amargo, manteiga, uma pitada de sal e café solúvel, que deixam tudo mais saboroso e superdiferente.

9. Calda de Nutella

Não há nada melhor do que um bolo bem chocolatudo para deixar sua tarde muito melhor! Com apenas 2 ingredientes – leite e, é claro, Nutella – esta receita é superprática e fica bem molinha, trazendo um efeito molhadinho e delicioso ao bolo.

10. Buttercream

Uma opção bem levinha e ótima para decorar o bolo é o buttercream – feito com manteiga, claras em neve, açúcar e extrato de baunilha, a textura desta cobertura é de dar água na boca e, combinada com a massa de chocolate, vai deixar seu bolo incrível!

11. Cobertura de marshmallow

Com água, açúcar, ovos, sal e extrato de baunilha, é possível preparar uma cobertura cremosa e saborosa que vai deixar o seu bolo maravilhoso! O marshmallow é uma ótima opção para contrastar com o chocolate, resultando em uma decoração bonita e apetitosa.

12. Chantilly de leite em pó

Também conhecida como chantininho, esta cobertura une cremosidade e sabor de forma leve e deliciosa. Com uma textura mais durinha, o chantilly de leite em pó é ideal para decorar o bolo com o saco de confeiteiro e deixar tudo ainda melhor!

Escolha sua cobertura favorita para acompanhar estas receitas de bolo de chocolate fofinho ou bolo de chocolate sem farinha!

PARA VOCÊ