66 receitas de bolo de chocolate incríveis para todos os gostos

Escrito por Tais Romanelli

Sobremesa tradicional, que praticamente todo mundo ama, o bolo de chocolate pode ser feito de inúmeras maneiras: desde receitas mais simples, para serem servidas no dia a dia com um cafezinho; passando por opções com coberturas; até bolos mais elaborados, que podem ser feitos para aniversários ou outros eventos.

Atualmente, as versões funcionais também fazem sucesso: o bolo de chocolate pode ser feito, por exemplo, com chocolate amargo, frutas, óleo de coco, açúcar demerara ou mascavo, entre outros ingredientes que são considerados mais saudáveis.

Simples ou elaborado, o bolo de chocolate costuma ficar delicioso! Por isso, abaixo você confere as melhores receitas para se inspirar e preparar o seu!

Com cobertura ou calda

Foto: Reprodução / ICKFD

Foto: Reprodução / ICKFD

1. Bolo nega maluca: em uma competição para encontrar o melhor bolo de chocolate do mundo, esta receita foi uma das finalistas. O preparo é bem simples e o resultado, com certeza, delicioso.

2. Bolo de chocolate e café: para os apreciadores de café, esta é a receita ideal. A combinação de chocolate, café e menta fica totalmente harmônica e o resultado é um bolo extremamente úmido, diferente e saboroso.

3. Bolo três chocolates: se você gosta de bolos intensos, não tão doces e com muito chocolate, esta receita é perfeita. Utiliza chocolate meio amargo, ameixa seca, cacau em pó, entre outros ingredientes. O bolo fica com um sabor incrível, por isso, não precisa de recheios ou coberturas muito elaboradas.

4. Bolo de chocolate mágico: super-rápido de fazer e “já sai com calda”. Você coloca no forno e, depois quando vira, a calda escorre e o bolo está pronto e completo! Fica bem molhadinho e é uma ótima dica para quem vai receber visitas numa tarde qualquer.

5. Bolo de chocolate com Nutella: você vai precisar de poucos ingredientes para fazer este delicioso bolo que não precisa de batedeira, nem de liquidificador. Basta apenas misturar todos os ingredientes. A cobertura leva Nutella e o resultado é um bolo incrível, fofinho e pouco doce.

6. Bolo zás-trás: receita simples, que pode ser feita rapidamente, quando você fica sabendo que receberá uma visita em poucos minutos, por exemplo. Todos os ingredientes são fáceis (geralmente tem em todas as casas), e tanto para a massa como para a cobertura é utilizado achocolatado.

7. Bolo de chocolate molhadinho: a preparação do bolo é simples e a cobertura é uma ganache feita com chocolate meio amargo e leite integral. O resultado é um bolo molhadinho, não muito doce e bem gostoso.

8. Bolo de chocolate e maionese: a maionese usada na massa faz com que o bolo fique bem molhadinho, mesmo no outro dia depois de assado. Para a cobertura, são utilizados apenas chocolate meio amargo e leite.

9. Bolo de chocolate com granulado: a preparação é rápida e não tem segredo. A cobertura é feita com leite condensado, achocolatado, leite e margarina, e o granulado dá o toque final para enfeitar.

10. Bolo de chocolate simples com calda: a receita é básica, mas leva um pouco de café na massa. O resultado é um bolo leve, fofinho e doce na medida. Se for fã de calda, você pode dobrar os ingredientes na hora de fazê-la.

11. Bolo de chocolate sem glúten/leite: a receita é com farinha sem glúten e leite de coco. É bolo um que pode ser levado em qualquer festinha, por exemplo, com garantia de sucesso. É superfofo, molhadinho e com uma calda deliciosa, decorada com confeitos.

12. Bolo de chocolate sem farinha: receita especial, sem glúten. É feita com muito chocolate, ovo, um pouco de açúcar e manteiga. Ideal para ser servido com chantilly com vinho do Porto.

13. Bolo de chocolate meio amargo: tem uma linda aparência, além de ser muito saboroso. É doce na medida certa, já que conta com chocolate meio amargo na massa e na cobertura.

14. Bolo de chocolate decorado: aprenda a fazer um bolo bem molhadinho e com cobertura cremosa de chocolate ao leite, além de dicas para decorá-lo como um chef.

Bolo fácil, sem cobertura

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

15. Bolo de chocolate de micro-ondas: receita superprática. Você só precisará de um refratário que possa ir ao microondas ou a forma própria pra micro-ondas. O bolo fica ótimo mesmo sem calda, mas, se preferir, é só fazer a sua.

16. Bolo de chocolate de liquidificador: ideal para ser feito a qualquer momento do dia, quando bate aquela vontade de comer um bolinho. Receita fácil que resulta num delicioso bolo úmido e bem pretinho.

17. Bolo de chocolate sem ovos: a dica é usar chocolate em barra em vez de chocolate em pó ou cacau. A preparação é super-rápida e não tem segredo, a não ser a não utilização de ovos.

18. Bolo double chocolate: um bolo rápido e perfeito para a tarde, acompanhado de um bom café preto. A massa fica fofinha e macia. Além de cacau em pó, a receita leva chocolate meio amargo picado ou em gotas.

19. Bolo de chocolate com Nescau: receita prática que utiliza somente ingredientes que normalmente são encontrados em casa. Em menos de 40 minutos provavelmente seu bolo estará ponto.

20. Bolo de chocolate e abobrinha: o bolo leva abobrinha na massa, mas, não se assuste, pois isso não altera em nada o sabor, mas proporciona uma textura deliciosa. Ao final, você pode usar canela em pó para salpicar.

Com brigadeiro

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

21. Bolo de chocolate com recheio de brigadeiro: apesar de ser um bolo superelegante e saboroso, a receita é relativamente simples. Além do recheio, a dica é cobrir o bolo com ganache de chocolate e salpicar raspinhas de chocolate branco e preto.

22. Bolo de chocolate com recheio e cobertura brigadeiro: bolo com gostinho de infância, feito com muito chocolate e enfeitado com bastante granulado. A preparação da massa é básica; o recheio leva chocolate meio amargo; e a calda, licor de cacau.

23. Bolo de chocolate coberto com brigadeiro: a preparação do bolo leva cerca de 40 minutos e não tem segredo. Depois, é só cobri-lo com brigadeiro mole (que pode, inclusive, ser feito rapidamente no micro-ondas).

24. Bolo de chocolate e brigadeiro: receita que agrada a todos, ideal para quem vai receber visita em casa e não teve tempo de preparar uma sobremesa muito elaborada. A cobertura é feita com leite condensado, manteiga sem sal, cacau em pó e chocolate em pó, ou seja, é muito fácil.

25. Bolo decorado brigadeiro: aniversário com brigadeiro já é ótima pedida. Com este bolo recheado com o doce mais brasileiro e amado, o sucesso está garantido, seja numa festa infantil, seja de adulto.

26. Bolo brigadeiro com calda: A montagem deve ser de bolo de chocolate, calda, brigadeiro, bolo de chocolate e calda. Depois, ele é todo coberto com brigadeiro no final. O resultado é um bolo super-recheado e repleto de chocolate.

Bolo de chocolate branco

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

27. Bolo mousse de chocolate branco: um bolo recheado com mousse e sorvete só poderia dar em coisa boa. O resultado é incrível, mas é preciso paciência para fazer separadamente o bolo de limão, o mousse de chocolate branco, o sorvete de morango e a cobertura. Depois de pronto, ele deve ficar no freezer por pelo menos duas horas.

28. Bolo de chocolate branco recheado: bolo molhadinho e fica ainda mais gostoso gelado. É uma ótima opção, inclusive, para aniversários. A cobertura e o recheio são feitos com chocolate branco ralado, margarina sem sal e gelada, leite condensado, açúcar e leite em pó.

29. Bolo de chocolate branco com limão: o bolo fica supermacio, leve e doce na medida certa. O chocolate branco derretido com creme de leite vai tanto na massa como na cobertura.

30. Bolo de chocolate branco com cerejas: a combinação do chocolate branco com cereja é perfeita e o bolo fica ligeiramente úmido. A receita é simples e em cerca de uma hora a sobremesa estará pronta.

31. Bolo de chocolate branco com amêndoas: nesta receita, o chocolate branco vai na massa e você pode cobrir o bolo com uma cobertura de chocolate meio amargo com lascas de amêndoas para decorar, ou, simplesmente, finalizar com açúcar de confeiteiro.

32. Bolo de chocolate branco e framboesa: as frutas trazem o azedinho perfeito pra contrastar com o doce do chocolate branco. As cores também se complementam e o resultado é um bolo divino e lindo.

Com frutas

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

33. Bolo de chocolate com frutas vermelhas: uma receita deliciosa e saudável, fácil de fazer, mas que resulta num bolo lindo. Depois de pronto, a dica é enfeitar com mais frutas e folhinhas de hortelã.

34. Bolo de chocolate com pera sem glúten: um bolo saboroso, diferente, não muito doce, e que fica com uma aparência ótima. É feito sem glúten e sem leite. Fica ótimo se servido com sorvete de creme.

35. Bolo de chocolate com banana: você precisa apenas de bananas maduras, óleo de coco, ovos, leite de amêndoas, cacau em pó, açúcar demerara, farinha de arroz e chocolate amargo para fazer este delicioso e saudável bolo.

36. Bolo pelado de chocolate com frutas vermelhas: um bolo maravilhoso, para encantar qualquer pessoa e ser servido numa ocasião especial. Parece muito difícil de fazer, mas não é, só é preciso tomar cuidado para dispor as frutas ou o recheio de uma forma que não fique caindo demais para os lados ou parecendo que vai desmoronar.

37. Bolo de chocolate, maçã e nozes: bolo com gostinho de chá da tarde, ideal para quando você vai receber pessoas queridas em casa. Apesar de ter uma aparência simples, é rico em sabores e nutritivo.

38. Bolo de chocolate com cerejas: um bolo lindo e delicioso, perfeito para ser servido em uma festa ou outra ocasião especial. A receita leva um recheio branco à base de cream cheese e pedaços de chocolate. E a cobertura é com ganache de chocolate e cerejas para decorar.

Bolo de chocolate saudável

Foto: Reprodução / Frango com Batata Doce

Foto: Reprodução / Frango com Batata Doce

39. Bolo de chocolate proteico: um bolinho de caneca prático, gostoso e nutritivo, ideal para um lanche da tarde. É rico em fibras, proteínas e garante saciedade. Uma dica importante é retirar a pele da gema para o bolinho não ficar com gosto de ovo.

40. Bolo de chocolate com castanha de caju: a receita demora um pouco mais de uma hora para ficar pronta. É um bolo pouco doce, já que leva cacau em pó 50%, chocolate meio amargo e xerém de castanha de caju. Para quem não é fã de sobremesas muito doces, é ótima pedida.

41. Bolo de chocolate de micro-ondas com cobertura: além de prático e rápido, é saudável. A receita leva leite, mas quem não consome lactose pode substituir pelo leite de coco. A cobertura também é feita numa versão funcional, com chocolate 70% cacau derretido e biomassa de banana verde.

42. Bolo funcional de chocolate com óleo de coco: é ótimo poder aliar às receitas do dia a dia ingredientes que trazem benefícios à saúde. E se eles forem usados para preparar um saboroso bolo de chocolate então, melhor ainda. Este bolo é feito com chia, óleo de coco, cacau em pó, óleo de amêndoas, entre outros ingredientes saudáveis.

43. Bolo de chocolate funcional com biomassa de banana: não se assuste, pois o gosto da biomassa de banana verde nem aparece no bolo, mas é o suficiente para a receita não precisar de farinha. Além disso, todas as gorduras usadas são consideradas boas.

44. Bolo de chocolate saudável: receita de um minibolo de chocolate funcional, molhadinho e rapidíssimo de fazer! Daqueles que não tem como resistir, e o melhor de tudo é saber que você pode comer sem culpa.

45. Bolo de chocolate sem glúten/lactose: a receita leva farinha de arroz integral, açúcar demerara, farinha de linhaça para dar mais maciez, óleo de coco, cacau em pó, ovos, entre outros ingredientes saudáveis. A cobertura também pode ser funcional, basicamente com cacau, leite vegetal e biomassa de banana verde.

Com recheio

Foto: Reprodução / Fotografando a mesa

Foto: Reprodução / Fotografando a mesa

46. Bolo de chocolate com caramelo: bolo ideal para aniversários, é trabalhoso, cheio de etapas, mas não muito difícil de fazer. A combinação de chocolate e camarelo é maravilhosa, especialmente para quem é louco por doces.

47. Bolo mousse de chocolate: um bolo de dar água na boca só de olhar. Perfeito para impressionar em uma festa de aniversário ou reunião de família. É um pouco trabalhoso para fazer, mas todos os passos são fáceis de seguir e o resultado final compensa qualquer trabalho.

48. Bolo de chocolate vegan: receita sem ovo, sem leite, sem manteiga e sem qualquer outro produto de origem animal. A ganache, por exemplo, é feita com chocolate meio amargo (que não contenha leite) e creme de leite de soja. O resultado é um bolo bonito e saboroso que agradará inclusive quem não é vegano.

49. Bolo de chocolate com caramelo salgado: receita que une a intensidade do chocolate amargo com a delicadeza do caramelo salgado. É um bolo um tanto trabalhoso de se fazer, mas que com certeza fará o maior sucesso depois de pronto.

50. Bolo de chocolate com framboesa: um bolo gostoso e lindo que pode ser servido em aniversários ou qualquer outra ocasião especial. Você vai usar polpa de framboesa ou framboesa congelada batida no liquidificador, chocolate branco, chocolate meio amargo, entre outros ingredientes. É uma receita trabalhosa, mas com um resultado delicioso.

51. Bolo de chocolate vienense: uma versão do bolo austríaco Sachertorte, receita que encantou convidados exigentes numa certa noite em Viena. Boa dica para a sobremesa de final de semana. Entre os ingredientes estão damasco e licor de laranja.

52. Bolo de chocolate com baunilha: a combinação de baunilha e chocolate agrada a maioria das pessoas, e a textura desta massa é deliciosamente aerada, fofa e saborosa. A cobertura e o recheio são feitos com chocolate meio amargo, manteiga, açúcar de confeiteiro e extrato de baunilha. O resultado final é maravilhoso.

53. Bolo chocolate de cheesecake: um bolo de chocolate superelaborado, recheado com cheesecake. Uma sobremesa que com certeza agradará a todos e que pode ser servida em qualquer ocasião especial, como num almoço de Páscoa ou Natal, por exemplo.

54. Bolo de chocolate com ganache: esta é a receita do bolo mostrado no filme Matilda. O autor da obra (que deu origem ao filme) escreveu também um livro com todas as receitas dos seus livros. A preparação é simples e o bolo, muito saboroso e recheado.

55. Bolo de chocolate recheado: um bolo fantástico, cheio de chocolate, com recheio de brigadeiro feito com chocolate meio amargo e cobertura feita com Nescau, açúcar, manteiga e leite. De dar água na boca!

Bolo de chocolate com coco

Foto: Reprodução / A culpa é das bolachas

Foto: Reprodução / A culpa é das bolachas

56. Bolo de chocolate com coco rápido: receita supersimples e apreciada pela maioria das pessoas. O coco ralado vai na preparação da massa e o bolo não precisa de cobertura nem calda. Perfeito para um café da tarde.

57. Bolinho de chocolate com coco: a receita rende cerca de 12 minibolos feitos em forminhas de cupcake. Pequenos, leves e saborosos, são ideais para o café da tarde e a preparação é bem simples.

58. Bolo de chocolate e coco sem farinha: como não leva farinha de trigo na massa, o resultado é um bolo bem macio, delicado e estruturado pelo coco. A calda é feita com água, açúcar, chocolate em pó e chocolate ao leite picado.

59. Bolo de chocolate e leite de coco: possui textura bem cremosa e leve. Em vez de leite normal, usa-se o leite de coco, e chocolate em barra em vez de chocolate em pó. A preparação é simples e o resultado, ótimo.

60. Bolo de chocolate, coco e maracujá: um bolo perfeito para ser servido gelado e boa sugestão para um aniversário. É doce na medida certa, já que o recheio conta com suco de maracujá e a cobertura é feita com chocolate meio amargo.

61. Bolo de chocolate, coco e cereja: a tradicional combinação de chocolate e coco ganha um sabor extra de cerejas. A receita pode ser feita com um bolo pronto de chocolate como massa, complementando apenas com cobertura e recheio.

62. Bolo de chocolate e coco sem glúten: um bolo fácil de fazer e que fica delicioso, boa pedida para qualquer hora do dia. A receita não leva farinha, apenas ovos, açúcar, achocolatado, manteiga, coco ralado e fermento. A cobertura é com creme de leite, achocolatado e açúcar.

63. Bolo de chocolate com recheio de coco: um bolo completo, bem recheado, mas simples de se fazer. O recheio é de leite condensado, leite, chocolate em pó, ovos e coco ralado. A massa é feita simplesmente com farinha, açúcar, óleo, água, cacau e fermento. O granulado é a dica para enfeitar.

64. Bolo simples de chocolate e coco: um bolo prático, sem cobertura ou recheio, mas que leva chocolate em pedaços pequenos e coco ralado no meio da massa. Nem pouco, nem muito doce, é ótimo para um café da tarde.

65. Bolo de chocolate e coco de liquidificador: é um bolo sem glúten, boa dica para qualquer pessoa que aprecie uma sobremesa gostosa e doce e não tenha outras restrições alimentares. A única atenção que os celíacos precisam ter é verificar se o achocolatado escolhido é livre de glúten ou, senão, devem utilizar somente chocolate em pó ou cacau.

66. Bolo prestígio: preparação simples. O creme de coco vai primeiro e a massa de chocolate, por cima; mesmo assim nada se mistura e o bolo fica lindo na hora de cortar. O fato de ele ser feito em banho maria resulta em um bolo úmido e que lembra um brownie, já que o sabor do chocolate também é intenso.

E você, já decidiu qual receita vai preparar hoje mesmo? Independentemente da ocasião, o bolo de chocolate, feito de forma mais ou menos elaborada, é sempre uma ótima pedida.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS