14 receitas de cuca de goiabada que combinam culinária alemã e brasileira

Escrito por                          

A cuca é um prato que foi trazido para as terras tupiniquins pelos imigrantes alemães. Já a goiabada é um ingrediente brasileiríssimo. Usando a criatividade, foi criada a cuca de goiabada, que une um pouco de cada cultura e tem como resultado um doce que pode ser saboreado em qualquer canto do mundo.

1. Cuca de goiabada simples

Para testar essa receita em casa, é preciso começar misturando farinha, açúcar, fermento biológico seco, leite, ovos e manteiga. Quando a textura da massa estiver homogênea, é hora de fazer a farofa crocante de açúcar, farinha de trigo e manteiga. Então, é hora de montar a cuca em uma forma: adicione a massa, cubinhos de goiabada e a farofa. Para finalizar, leve para assar.

2. Cuca de goiabada com canela

Aromatizar sua cuca não precisa ser uma tarefa difícil e essa receita é a prova disso. Para obter esse resultado, canela em pó é adicionada a farofa, que também conta com manteiga, açúcar e farinha de trigo. Além disso, pedaços de goiabada são usados em duas camadas do doce. Uma vez sobre a massa e outra sobre a farofa.

3. Cuca de goiabada de liquidificador

Se você busca praticidade e não quer ficar mexendo a massa na mão, uma receita de liquidificador pode calhar muito bem. Porém, esse é um tipo de cuca que fica mais parecida com um bolo, pois é feita com fermento químico. O resultado também é bem gostoso e com uma textura um pouco mais leve que a versão tradicional.

4. Cuca de goiabada com açúcar mascavo

Nessa receita, a massa da cuca é feita com o açúcar refinado mesmo. Porém, para dar um gostinho especial ao doce, o açúcar mascavo entra em cena no preparo da farofa. Essa combinação ainda é completada com uma boa quantidade de goiabada, que derrete quando o doce vai ao forno e fica bem cremosa.

5. Cuca de goiabada com baunilha

Se você é do tipo de pessoa que não tem paciência para esperar uma massa crescer, essa receita pode cair como uma luva. Isso porque ela é feita com fermento em pó na batedeira. Bem prático, não é mesmo? Para que tudo fique ainda melhor, a essência de baunilha dá um toque especial.

6. Cuca de goiabada sem glúten

Dá para fazer uma cuca bem gostosa e que seja livre de glúten? É claro que sim! Para isso, é preciso utilizar uma farinha sem glúten tanto para o preparo da massa quanto da farofa. O resultado é um contraste da textura macia da massa, com o cremoso da goiabada e com o crocante da farofa.

7. Cuca de goiabada com leite em pó

Essa é uma receita que leva tanto leite integral quanto leite em pó. Além disso, essa é uma massa que deve ser sovada por aproximadamente cinco minutos. Esse não é um dos trabalhos mais legais da cozinha, mas faz com que a cuca fique bem macia.

8. Cuca de goiabada com leite em pó e raspas de limão

Só tem leite em pó em casa? Então, essa receita é a ideal para você testar aí na sua cozinha. Com uma massa que não precisa ser sovada, você não precisa fazer tanto esforço na cozinha. E tem mais: a goiabada é usada em grande quantidade, o que faz com que seu sabor fique bem marcante no doce.

9. Cuca de goiabada com queijo branco

Que tal inovar no preparo da sua cuca? Que goiabada e queijo branco combinam muito bem não é nenhuma novidade, porém, não é comum encontrar a dupla como recheio de uma cuca. Outro diferencial é que a farofa não é feita apenas com manteiga, açúcar e farinha, ela também leva lascas de amêndoas!

10. Cuca de goiabada com banana

Sem farofa, essa é uma cuca tem como destaque o gostinho de frutas, que fica por conta da goiabada e da banana. Além disso, elas ainda ganham um toque de canela em pó, o que faz com que só de sentir o cheiro, você já tenha vontade de correr para cozinha experimentar um pedaço.

11. Cuca de goiabada com banana e baunilha

iStock

Outra opção que leva banana e goiabada, essa receita ainda tem um toque de essência de baunilha. A lista de ingredientes é extremamente curta e o modo de preparo é simples. Mesmo assim, o resultado é bem gostoso e combina muito bem com um café quentinho.

12. Cuca de goiabada com uva-passa

iStock

Se você tem uma máquina de fazer pão em casa, pode seguir as dicas dessa receita. Porém, ela também dá certo caso você queira preparar a massa à mão mesmo. Outro diferencial é que o recheio combina a goiabada com uva-passa. O acréscimo de um simples item pode fazer toda a diferença.

13. Cuca de goiabada com ricota

Com uma massa feita rapidinha no liquidificador, essa receita ainda combina goiabada com ricota para o recheio. Como se isso já não fosse suficiente, ainda há a cobertura de farofa crocante. Ficou com água na boca? Então, confira todas as dicas do preparo.

14. Cuca de goiabada com banha de porco

Para muita gente, usar banha de porco é essencial para obter pratos bem suculentos. Se você faz parte desse time, pode fazer essa receita aí na sua cozinha. Esse ingrediente entra em cena no preparo da massa, que é feita à mão mesmo. Além disso, essa massa é enrolada como um pão, fazendo com que a goiabada usada no recheio se espalhe por todo o doce.

Viu só quantas receitas gostosas de cuca de goiabada? Seja para um lanchinho, café da manhã ou da tarde ou sobremesa, essa delícia pode fazer parte da sua mesa. E, se você quiser conhecer um pouco mais sobre a culinária alemã, conheça receitas de joelho de porco, o famoso eisbein.

PARA VOCÊ