16 receitas de espetinho de carne para petiscar com a família

Que tal preparar um lanche diferente e bem gostoso para uma reunião de amigos? Você pode apostar na preparação de um espetinho de carne que é ideal para petiscar enquanto fica batendo papo. Basta escolher uma carne de boa qualidade, cortá-la em cubos e montar o espetinho com outros ingredientes saborosos.

O melhor de tudo é que nem sempre você precisa acender a churrasqueira para fazer um espetinho. Isso porque o petisco pode ser preparado em um grill ou em uma frigideira. Descubra as melhores receitas!

Receitas de espetinho de carne fácil de fazer


1. Espetinho de carne com tomate, cebola e pimentão: para fazer este espetinho, corte a fraldinha em cubos, temperando com páprica doce, coentro, azeite e sal. Deixe marinando por pelo menos duas horas na geladeira. Espete a carne no palitinho, intercalando com cebola e pimentão verde e amarelo. Asse no grill até a carne ficar bem douradinha.

2. Espetinho de carne com legumes: a carne utilizada nesta receita é a fraldinha, que deve ser cortada em cubos e temperada apenas com sal. Além dela, é necessário usar na montagem do espetinho bacon, pimentão vermelho e amarelo, berinjela, abobrinha e tomate. Asse no grill ou até mesmo na frigideira.

3. Espetinho de carne de buteco: para turbinar ainda mais o sabor do espetinho, tempere alcatra cortada em cubos com cebola, sal, pimenta-do-reino, mostarda, alho, molho de soja, azeite e salsinha. A montagem do espetinho é feita, intercalando carne, pimentão vermelho, pimentão amarelo, cebola e tomate cereja.

4. Espetinho de carne moída recheado: que tal fazer um espetinho com carne moída? Para isso, tempere a carne com sal, pimenta síria, creme de cebola e salsinha. Misture tudo com as mãos para o tempero pegar bem. Corte o queijo coalho em tiras e modele a carne no palitinho, posicionando o queijo como recheio. Fica uma delícia!

5. Espetinho de carne moída com queijo: este lanchinho vai cair no gosto de todos da sua família. Basta modelar a carne como se fosse um croquete e cobrir com uma fatia de queijo prato. O segredo está no tempero que é é levemente apimentado e MUITO saboroso. Imperdível!

6. Espetinho de carne marinado: quer que seu espetinho fique bem saboroso? A dica é preparar uma marinada, porque é justamente o tempero da carne que vai ressaltar o sabor desse petisco. Para isso, use azeite de oliva, shoyu, alho, pimenta calabresa, sal, cominho e mostarda. Deixe a carne marinando de um dia para o outro dentro da geladeira. Depois, é só montar no espeto e assar.

7. Espetinho de Kafta: a kafta é um prato típico do Oriente Médio que também pode ser preparado no palito. Será necessário usar carne moída de fraldinha ou patinho, cebola, zaáthar, tomilho, pimenta síria, alho, cebolinha, hortelã e azeite. Para montar o espetinho, pegue porções dessa carne temperada e aperte ao redor do espeto.

8. Espetinho de carne com linguiça: esta receita é ideal para quem deseja preparar um espetinho misto, usando carne bovina e linguiça toscana. O segredo é pré-assar a linguiça no micro-ondas por 5 minutos, já que cortá-la crua é praticamente impossível. Espere esfriar para cortar. Agora, é só espertar um cubo de carne, temperado à gosto, e uma rodela de linguiça. Asse na churrasqueira até o ponto desejado.

9. Espetinho de carne com molho teriyaki: o molho teriyaki é feito à base de shoyu, açúcar e saquê e traz ao espetinho bovino um toque oriental delicioso. Ele é tão marcante que você não precisa de acompanhamentos no palitinho – só a fraldinha em cubos já basta! Que tal?

Receitas de espetinho de carne especiais

iStock


10. Espetinho de filé mignon: para preparar esta receita, você vai precisar de filé mignon temperado com sal, pimenta, molho inglês e uma misturinha de ervas secas. Intercale no espetinho a carne com pedaços de pimentão, linguiça calabresa defumada, cebola, pimentão vermelho, abacaxi e tomate cereja.

11. Espetinho de picanha com cebola: nesta receita, a carne utilizada é a picanha, que deve ser cortada em pedaços grandes, mantendo a gordura. Depois, é só espetar a carne, intercalando com um pedaço de cebola. Após tudo montado, tempere com sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora. Leve para assar na churrasqueira.

12. Espetinho de costela: sabia que é possível fazer espetinhos usando costela? Fica muito saboroso, já que é feito com a bananinha do contrafilé. Corte a carne em cubos e espete tudo no palitinho. Após a montagem, tempere com sal grosso, chimichurri e azeite. Espere pelo menos 20 minutos para o tempero pegar bem e asse na churrasqueira.

13. Espetinho de coxão mole com bacon: esta receita leva coxão mole cortado em cubos, temperado com sal, azeite e pimenta-do-reino. O sabor desse espetinho é acentuado graças à adição do bacon. Na hora da montagem, adicione um cubo de carne, um pedaço de bacon e assim por diante. Leve à churrasqueira até o ponto desejado.

14. Espetinho de bananinha com bacon: este espetinho é preparado com bananinha em cubos, um corte que é retirado da costela do boi. Corte o bacon em fatias e monte no palitinho, intercalando com a carne. Após a montagem, coloque pimenta-do-reino. Pelo fato de usar bacon, não precisa colocar sal. Asse no grill ou na churrasqueira.

15. Espetinho de alcatra: a carne utilizada neste espetinho é a alcatra, que deve ser cortada em cubos grandes e temperada com sal grosso, ervas finas, vinagre branco e azeite. Coloque a carne no espeto e leve à churrasqueira, sempre virando para assar por igual.

16. Espetinho de maminha: que tal usar aquele pedaço de maminha que você tem em casa para fazer um espetinho saboroso? A montagem é feita intercalando a carne, pimentão vermelho e amarelo, tomate e cebola roxa. Após a montagem, tempere com um pouquinho de sal. O espetinho pode ser assado no grill ou frito na frigideira.

Dica extra e interessante para todas as receitas: quando for preparar o petisco, deixe o palito de churrasco dentro de um copo com água por pelo menos 30 minutos. Isso porque, dependendo da churrasqueira, o palitinho pode pegar fogo — deixando na água, você evita isso.

Agora que você conheceu essas receitas, que tal inovar ainda mais no seu churrasco? Confira as melhores receitas de tempero para deixar seu churrasco ainda mais saboroso.

PARA VOCÊ