8 receitas de filé ao molho madeira que provam o valor de um clássico

O filé mignon é um dos cortes mais amados do mundo, principalmente por conta de sua textura macia e suculenta. Entre as várias possibilidades que o preparo dessa carne oferece, o filé ao molho madeira é uma das mais incríveis.

Publicidade

O molho é feito com vinho e harmoniza perfeitamente com o sabor do filé, entregando um ar de comida especial que vai bem até em dias comuns. Faça um agrado a quem você ama – ou a você mesmo(a) – testando as sugestões abaixo e preparando essa delícia em casa!

1. Filé ao molho madeira fácil

Com um preparo simples e nada demorado, essa receita consegue manter o sabor da carne sem precisar recorrer a muitos ingredientes. Tudo o que você vai precisar fazer é grelhar a carne, misturar todos os itens do molho, levar o caldinho para ferver e juntar tudo! E o melhor de tudo é que, mesmo dando pouco trabalho, o resultado fica supersofisticado.

2. Filé ao molho madeira cremoso

Filé mignon, amido de milho, molho de tomate, vinho tinto seco, vinho madeira, champignon, sal e pimenta-do-reino são os ingredientes que compõem essa opção. O amido de milho deixa o molho mais consistente e cremosinho, então, essa é a escolha certa para quem gosta dessa textura. E o preparo leva menos de meia hora!

Publicidade

3. Filé ao molho madeira na churrasqueira

Nessa proposta, o filé mignon é cortado em medalhões e grelhado na churrasqueira. Que tal propor uma receita diferente para o próximo churrasco do final de semana? A carne fica deliciosamente suculenta e o sabor definitivamente não deixa a desejar. Sirva com um arroz branco e uma farofinha para ter a combinação perfeita.

4. Filé ao molho madeira com mostarda

Assim como o molho madeira, a mostarda é uma das melhores opções de molho para acompanhar e temperar carnes vermelhas. Quem disse que você precisa escolher entre as duas? Junte os dois sabores e tenha um resultado ainda mais gostoso! Confira o passo a passo completo para saber como.

Publicidade

5. Filé ao molho madeira com conhaque

O conhaque dá um toque especial à carne sem perder a personalidade do prato. Vamos ao preparo? Basta grelhar os filés até que fiquem bem douradinhos e acrescentar os demais ingredientes – farinha de trigo, vinho madeira, conhaque, caldo de carne e cogumelos – na mesma frigideira. Viu como pode ser fácil preparar uma refeição especial?

6. Filé ao molho madeira com batata palha

A batata palha é perfeita para quebrar um pouco da elegância do prato e servi-lo no dia a dia sem frescuras. Além de ser deliciosa, é claro! Utilize uma versão pronta do molho madeira e tenha uma receita ainda mais fácil e rápida, com a praticidade que a rotina corrida da semana exige.

7. Filé ao molho madeira sem cogumelos

Se você não tem cogumelos em casa ou não gosta do sabor que eles dão à comida, não tem problema. Essa receita vai te ensinar a fazer uma versão igualmente deliciosa e que nem precisa de muita coisa para ficar no ponto certo. O preparo leva apenas alguns minutos e pode ser feito usando poucos ingredientes. Bom demais!

8. Filé ao molho madeira incrementado

Essa é para quem quer investir em uma proposta mais elaborada e não tem medo de ousar, afinal, algumas ocasiões merecem um cuidado especial! Entre os ingredientes principais estão o filé mignon, a farinha de trigo, a manteiga, o creme de leite, o vinho madeira, o conhaque, a cenoura, tomate e o aipo. É só conferir o vídeo e seguir o passo a passo.

Uma carne bem temperada e com um molhinho cremoso já basta para compor uma refeição saborosa. Mas, se você não abre mão de um bom acompanhamento, vale investir no preparo de um arroz temperado também. Uma das combinações mais certeiras do mundo da gastronomia!