8 receitas de guisado para provar uma carne suculenta e saborosa

Escrito por Giovanna Pedrosa

O guisado é uma espécie de ensopado em que a carne é refogada e cozida com alguns legumes. Muito versátil, esse prato pode ser feito com diferentes carnes e se adapta facilmente ao seu gosto e ao seu bolso – basta encontrar a opção que mais te agrade.

Seja para compor o cardápio do dia a dia ou para preparar um jantar especial, o guisado é sempre uma escolha inteligente. Seu preparo é simples e não requer muitos ingredientes, o que facilita bastante. Acompanhado de um arroz branco soltinho, ele é a perfeição!

Confira uma seleção caprichada de receitas de guisado e tenha todo esse sabor na sua casa.

1. Guisado de carne bovina

Foto: Reprodução / Pimenta no reino

Essa é a opção perfeita para quem prefere apostar nas receitas mais clássicas. O preparo leva alcatra (mas você pode utilizar qualquer carne bovina), tomate, cebola, batata e amendoim. O tempero fica por conta do alho, do sal, da pimenta-do-reino, do açafrão e do caldo de carne.

2. Guisado de carne bovina com vinho

Carne, cebola, cenoura, cogumelo, rabanete, cevada, sal e vinho seco são os ingredientes utilizados nessa receita. O preparo é moleza: você só precisa colocar tudo em uma panela grande com água e deixar cozinhar. O resultado é uma carne molinha e muito saborosa!

3. Guisado de carne de frango

A carne de frango pode ser uma opção mais acessível e econômica para preparar o seu guisado. Nessa versão, você também vai precisar de limão, tomate, cebola, açúcar, canela, açafrão, coentro, ameixa, amêndoas e gergelim. Confira e fique por dentro do passo a passo.

4. Guisado de carne de cabrito

Foto: Reprodução / Aqui na cozinha

Se você ainda não experimentou o sabor dessa carne, aqui está uma boa oportunidade. O prato é feito com carne de cabrito, cebola, pimentão verde, alho, óleo, sal, coentro e colorau. Utilize uma panela de pressão para cozinhar os ingredientes e ter um resultado mais cremoso.

5. Guisado de carne de polvo

Foto: Reprodução / Gourmandise

Que tal experimentar algo totalmente novo e diferente? Confira e aprenda a fazer uma receita com carne de polvo que vai marcar presença na sua mesa. O preparo também leva cenoura, cebola, salsão, tomate pelado e caldo de peixe. Para acompanhar, aposte em um macarrão.

6. Guisado de lentilha e ervilha

Foto: Reprodução / Jornada vegana

Perfeita para compor uma refeição mais saudável e equilibrada, essa receita é feita com lentinha, ervilha seca, cebola roxa, molho de tomate e azeite. Para temperar, aposte no curry, na páprica e na pimenta-do-reino. Além de ter um sabor divino, essa opção é vegana.

7. Guisado de alga cochayuyo

Foto: Reprodução / Gourmandise

O primeiro passo para preparar essa opção deliciosa é cortar a alga cochayuyo e deixá-la de molho. Enquanto isso, refogue a cebola, o alho, a batata e o tomate. Adicione a alga, o vinagre, o milho e um pouco de água e deixe cozinhar. Por fim, é só temperar da maneira que preferir.

8. Guisado espanhol

Inspirada na receita espanhola, essa versão é feita com carne bovina, batata, cenoura, cebola, pimentão, ervilha, molho de tomate, óleo de girassol, vinho, alho, sal e colorau. Para dar um toque especial de sabor ao prato, você pode optar por preparar um molho de tomate caseiro.

O segredo para preparar um bom guisado está no cozimento da carne e na escolha dos acompanhamentos. Uma boa sugestão é combinar a carne com uma massa saborosa, como o macarrão penne ou o nhoque. Sirva esse combo em um jantar especial e colecione elogios!

PARA VOCÊ