15 receitas de macarrão de pupunha para quem ama pratos saudáveis

Escrito por    
Em 24.06.20

O macarrão de pupunha é um prato que combina preparo fácil com textura marcante. Cogumelos, carne moída e camarão são ingredientes que podem complementar as versões. Os molhos também são opções possíveis. Confira receitas que vão te fazer salivar:

Continua após o anúncio

1. Macarrão de pupunha simples

Esta receita mostra como as lâminas de pupunha devem ser cortadas para o preparo do macarrão. O molho de tomate caseiro é feito no processador e esquentado em uma frigideira. A dica é utilizar alguma erva fresca para finalizar o prato.

2. Macarrão espaguete de pupunha com molho branco

Aqui, o palmito pupunha cortado deve ser cozido antes de temperar. O molho branco é feito com creme de leite light e é incrementado com ingredientes como pimenta caiena e queijo parmesão ralado. Para a finalização, podem-se utilizar brotos a gosto.

3. Macarrão de pupunha com cream cheese

O macarrão desta receita conta com um molho branco diferente. A base do preparo é feita com leite e cream cheese light. O amido de milho deixa a textura mais consistente. O palmito deve ser cozido em água com azeite e sal; já o manjericão dá um toque fresco ao prato.

4. Espaguete de pupunha com molho branco de castanhas

O molho é o grande destaque desta receita vegana. O preparo conta com um tempero especial, feito com alho em pó, noz-moscada, sal rosa, cebola em pó, nutricional yeast e suco de limão. A base é feita com castanha-de-caju demolhada, manteiga ghee e leite de castanha.

Continua após o anúncio

5. Espaguete de pupunha à carbonara com biomassa

Esta é uma versão bem cremosa de macarrão. O palmito picado não é cozido em água, apenas refogado com os outros ingredientes. O molho é feito com biomassa de banana e a finalização fica por conta dos ovos. O tempero leva páprica e o bacon incrementa o prato.

6. Espaguete de pupunha com tomate e nozes

O tomate sweet grape é dourado no azeite para compor este prato. As nozes também podem ser tostadas para potencializar seu perfume e deixar a textura mais crocante. O manjericão é misturado com o macarrão e utilizado na decoração. A sugestão é servir com azeite.

7. Espaguete de pupunha ao molho pesto

O ponto alto desta receita é o molho pesto de manjericão e ora-pro-nóbis. O preparo também leva azeite e semente de girassol hidratada. Um ingrediente diferencial é o óleo essencial de limão. A pupunha deve ser refogada no óleo de coco.

8. Macarrão de pupunha com molho pesto de baru

O baru é uma castanha nativa do Brasil que pode ser utilizada na hora de compor um molho pesto. O manjericão é o ingrediente base e o coentro acrescenta seu gosto característico ao preparo. O tempero é feito com sal rosa ou marinho e pimenta-do-reino.

9. Macarrão de pupunha com pesto de hortelã

Continua após o anúncio

O pesto de hortelã com rúcula é uma versão mais ousada do molho. A mistura do sabor refrescante da erva com o gostinho amargo da folha funciona superbem. O prato também conta com um crocante de noz-pecã e amêndoas. O tomate-cereja adiciona mais cor ao macarrão.

10. Macarrão de pupunha com camarão

Esta é uma receita de preparo fácil e resultado surpreendente. O camarão é refogado no azeite até ficar rosado. O molho branco é feito a partir de uma redução de creme de leite fresco com manteiga, alho, cebola e parmesão. A salsinha é usada para finalizar o prato.

11. Macarrão de pupunha com lulas

A lula é outro fruto de mar que harmoniza bem com a pupunha. É uma opção de prato fresca, sucesso na certa para os dias mais quentes. Uma prova disso é a combinação do sabor do vinho branco com o suco de limão siciliano. A presença das ervas também contribui para o frescor.

12. Macarrão de pupunha com shimeji

Nesta receita, as tiras de pupunha são cozidas em água e servidas com um molho de shimeji. Para o preparo, o cogumelo é refogado na manteiga com alho e combinado com suco de limão e molho shoyu. O prato pode ser finalizado com ervas aromáticas, como o tomilho.

13. Macarrão de pupunha low carb

Quem está na dieta low carb pode comer este prato sem culpa. O molho que acompanha a pupunha é feito com carne moída. A pimenta-de-cheiro e a páprica são exemplos de ingredientes que agregam sabor ao prato. O toque verde fica por conta das folhas de espinafre.

14. Macarrão de pupunha à carbonara low carb

Este é um prato gosto e de preparo rápido. Como um bom carbonara, esse prato leva bacon, queijo pecorino romano e ovos. A novidade, além da massa feita de pupunha, é o uso da goma xantana. O ingrediente ajuda a deixar o molho mais encorpado.

15. Macarrão de pupunha low carb com cogumelos

A combinação dos cogumelos paris e shitake funciona bem e está presente nesta receita. O refogado que compõe o molho do prato também leva azeite, alho, cebola e creme de leite. As tiras de pupunha também são refogadas e combinadas à mistura.

O macarrão de pupunha é uma boa pedida para quem busca pratos saudáveis. Além de ser pouco calórico, o palmito pode ser temperado e acompanhado por ingredientes diversos. O preparo básico vai te conquistar. Veja também receitas de macarrão de abobrinha e com palmito pupunha!

PARA VOCÊ