21 receitas de manjar dos deuses com caldas maravilhosas

O manjar é um doce português muito tradicional a centenas de anos. Ele também é conhecido como ambrosia por muitos portugueses, brasileiros e pessoas de até outras nacionalidades. A sobremesa trouxe uma mudança verdadeira na cozinha ocidental, passou de um prato típico da Idade Média e descoberto pela nobreza portuguesa para um doce maravilhoso feito tradicionalmente com coco e calda de ameixa.

Publicidade

O que poucas pessoas sabem é que a receita nasceu a partir de uma mistura agridoce: o manjar era feito com peito de frango, farinha, açúcar e leite. Como mudou, não é mesmo?! E hoje ele está presente na mesa de vários brasileiros como um doce típico daqui, completamente diferente da primeira receita de Portugal, além de ser simplesmente deliciosa, como o próprio nome já identifica.

O manjar brasileiro pegou um pouco da receita francesa e africana para poder chegar no prato que é conhecido hoje no país inteiro, porém existem variações dentro da nossa rica culinária e você vai conhecer boa parte dela aqui nesse texto.

Veja abaixo receitas deliciosas de manjar dos deuses que comprovam que a cozinha brasileira é a melhor quando o assunto é um doce de qualidade, requinte e, claro, de sabor.

Receitas de manjar dos deuses

1. Manjar de coco com leite condensado: um delicioso e bem tradicional brasileiro manjar dos deuses. Feito com coco e leite condensado, ele leva uma maravilhosa calda de ameixas em formato de coração para deixar o sabor do prato ainda melhor.

Publicidade

2. Manjar de coco bicolor: nessa receita, você vai usar alguns ingredientes diferentes do que é feito tradicionalmente. O amido de milho, que vem de uma tradição africana, e o achocolatado para dar um tempero a mais ao prato. As ameixas secas são usadas na finalização.

3. Manjar de leite condensado: a estrela desse prato é exatamente o leite condensado, mas ele não vem sozinho. Também há amido de milho para ajudar na textura da receita, creme de leite e algumas folhas de hortelã que dão um frescor sensacional.

4. Manjar de coco com leite de coco caseiro: o principal dessa receita é te ensinar a fazer um bom leite de coco caseiro para preparar o seu manjar de coco. A dica é seguir muito bem o modo de preparo, principalmente ao utilizar até as lascas do coco fresco.

Publicidade

5. Manjar clássico: receita clássica do famoso manjar branco, trazendo também a influência da culinária francesa e africana com a presença do amido de milho e da ameixa em caldas. Bem simples de fazer, o que importa mesmo é chegar à textura ideal.

6. Manjar branco: outra receita de manjar branco, porém com algumas dificuldades e ingredientes a mais. Nessa, usa-se leite de vaca e a calda é feita e não comprada pronta em uma lata. Por ser mais complexa, exige um pouco mais de habilidade, mas o resultado compensa.

7. Manjar de coco: um manjar bem especial, com ingredientes que provam a criatividade do povo brasileiro. Nessa receita, você vai usar maria mole e creme de leite com soro que vão dar juntos um sabor completamente delicioso a esse prato.

8. Manjar de coco com gelatina: receita feita com leite de vaca, leite condensado, leite de coco e também gelatina para dar uma textura diferente ao manjar. Faz com que ele renda mais, inclusive. Uma boa opção para fazer esse prato de um jeito diferente.

9. Manjar com coco fresco: nessa receita você vai usar a manteiga para ajudar tanto no sabor, quanto no preparo do prato. O diferencial dele é o uso do coco ralado fresco, que dá um frescor muito melhor ao doce. Simples de ser feito, só precisa de atenção nesses detalhes.

10. Manjar de chocolate com morango: para sair um pouco do manjar branco, esse vídeo te ensina a fazer um bem diferente, de morango com chocolate. Ele usa a fruta mesmo com o chocolate meio amargo e mistura com gelatina, creme de leite e leite condensado.

Manjar com caldas deliciosas

11. Com calda de acerola: o sabor da acerola fica muito especial nessa receita de manjar dos deuses. É feito um prato tradicional e adiciona no lugar das ameixas, o caldo cítrico e ácido de acerola. Fica realmente muito delicioso, porque quebra um pouco do doce.

12. Com calda de ameixa: uma receita muito clássica, a principal feita em todo o país e que tem uma apresentação digna de restaurante profissional. Complicado de chegar a esse ponto de textura e formato, mas vale a pena tentar até conseguir. Muito lindo e saboroso.

13. Com calda de manga : outra calda que faz bastante diferença na hora de saborear o seu manjar é essa feita com manga. A mistura dos sabores vão do doce ao cítrico cai perfeitamente bem com a receita.

Publicidade

14. Com calda de geleia um manjar muito bom que pode ser feito com qualquer tipo de calda de geleia. No caso específico dessa receita foi utilizado o de frutas vermelhas que dá toda aquela acidez gostosa ao prato. Simples de ser feito e muito apetitoso.

15. Com calda de jabuticaba: a jabuticaba traz diversas vantagens na produção do manjar dos deuses. A começar pela cor forte dela que faz um contraste lindo com o branco do doce. Além disso, claro, tem o sabor que fica deliciosamente gostoso.

16. Com calda de chocolate: chocolate vai bem com tudo, né?! Junto a um manjar dos deuses, melhor ainda. Para não ficar tão doce prefira o chocolate meio amargo que cai super bem com esse prato. A gelatina sem sabor ajuda na textura e formato do doce.

17. Com calda de morango: esse vídeo mostra uma receita muito gostosa de manjar branco com calda de morango que dá uma cor incrível ao doce, além de deixar o sabor mais gostoso ainda. É muito simples, vale a pena tentar fazer em casa.

18. Com calda de caramelo: outro vídeo que ensina a fazer um manjar branco tradicional com calda de caramelo. Você pode brincar com esse estilo e criar novas caldas com sabores misturados e até mesmo inventados por você.

19. Com calda de ameixas e rum: um manjar bem especial, muito bem decorado, com muitos elementos e que tem o sabor bem definido do rum que quebra o doce exagerado do manjar. As ameixas deixam seu toque final para que ele seja completamente deliciado pelos seus convidados.

Manjar light ou sem açúcar

20. Manjar light com calda de maracujá: para quem prefere uma receita mais light, é possível fazer um manjar dos deuses sem engordar muitas gramas. Esse, por exemplo, usa adoçante, leite desnatado, e polpa de maracujá para dar um sabor para lá de especial.

21. Manjar de coco e ameixas sem açúcar: para quem não pode consumir açúcar, essa receita é ideal. Ela substitui o doce pelo adoçante em pó, que faz pouca diferença na hora de provar o sabor desse incrível prato. Fica realmente gostoso e saudável.

Com essas receitas deliciosas de manjar, ficou fácil escolher a que mais te agrada e começar a fazê-la na sua cozinha. Existem várias curiosidades sobre o doce. A ambrosia, como é chamado em alguns lugares, tem fama de poder de cura, inclusive sendo parte de rituais na época das mitologias. O nome manjar dos deuses foi reduzido, porque, na verdade era manjar dos deuses do Olimpo. Havia a estória de que se um humano comum comesse o doce, ele morreria. O que não passa de uma inverdade, mas é bom para aguçar a curiosidade antes de preparar esse delicioso prato.

Publicidade