13 receitas de massa de esfiha para se deliciar com a culinária árabe

Escrito por                          

A massa de esfiha possui variações deliciosas. O preparo pode levar tanto a farinha de trigo quanto a integral, de arroz e até grão-de-bico. Há também opções veganas e sem glúten. Confira uma seleção de receitas de massa de esfiha para preparar um salgado delicioso:

1. Massa de esfiha simples

O preparo dessa massa de esfiha começa com a mistura do fermento fresco com o açúcar. Então, é preciso adicionar leite, ovo, sal, óleo e farinha. A combinação é sovada até ficar bem homogênea e dividida em bolinhas. A massa deve descansar coberta por um pano e para rechear só é necessário abri-la.

2. Massa de esfiha com água

Aqui, o leite, o óleo, a água, a cebola, o sal, o açúcar e o fermento biológico são batidos no liquidificador. Depois, a farinha é combinada com a mistura em um recipiente, a massa é sovada e modelada em bolinhas – que podem ser recheadas após descansarem.

3. Massa de esfiha com fubá

Os ingredientes utilizados para compor essa massa são fermento, água, leite, sal, açúcar, manteiga, farinha, fubá e ovo. Tudo deve ser combinado e mexido, acrescentando o óleo para desgrudar do fundo. A massa é modelada em formato de bolinha e pode ser aberta e recheada depois que dobrar de tamanho.

4. Massa de esfiha com manteiga

Nessa receita, o açúcar, a água, o óleo, o ovo, a manteiga e o sal são batidos no liquidificador. A farinha e o fermento são adicionados depois e a massa deve ser sovada. O tempo de descanso é de 40 minutos e, então, as bolinhas de massa podem ser recheadas.

5. Massa de esfiha com leite em pó

Para preparar essa massa de esfiha é preciso mistura primeiro a farinha com o leite em pó, o sal e o açúcar. Depois, deve-se acrescentar o fermento seco, a água, o ovo e a margarina. A massa deve ser sovada e descansar por 10 minutos. Então é hora de modelar em bolinhas e deixar descansar por mais 10 minutos.

6. Massa de esfiha com azeite de oliva

A mistura dessa massa começa com o leite, o açúcar e o fermento. Depois de fermentar, deve-se acrescentar farinha, sal, azeite e ovo. A massa é, então, sovada e precisa descansar por 10 minutos. Depois, o preparo é dividido em bolinhas e pode ser recheado.

7. Massa de esfiha com óleo de girassol

Essa receita traz o fermento biológico combinado com açúcar, sal, óleo de girassol e leite morno. A farinha é acrescentada até dar o ponto e a massa deve descansar para dobrar de tamanho. Após isso, as bolinhas são modeladas e podem ser recheadas.

8. Massa de esfiha de batata doce

Aqui, os ovos batidos são combinados com e a batata doce e o sal. A farinha de aveia é adicionada até que a massa desprenda das mãos e possa ser aberta. O fermento é acrescentado e a mistura é sovada. A massa é, então, aberta, cortada em discos e recheada.

9. Massa de esfiha folhada

Essa massa de esfiha folhada é feita com farinha de trigo, sal, açúcar, manteiga, suco de limão e água gelada. Depois de preparada, deve-se enrolar a massa como um rocambole e embrulhar em filme plástico. O preparo deve ficar na geladeira por pelo menos 3 horas antes de abrir e usar.

10. Massa de esfiha integral

Nessa receita as farinhas de trigo branca e integral são misturadas com a chia e o sal. Em outro recipiente deve-se combinar fermento biológico, açúcar, água morna e azeite. A mistura de farinhas é adicionada aos poucos, sovando a massa. O ponto é quando ela desgrudar com facilidade.

11. Massa de esfiha aberta

Essa massa de esfiha é composta por farinha de trigo, fermento biológico seco, açúcar, óleo, água e sal. O preparo é sovado e deve crescer até dobrar de tamanho – a dica é deixar descansar por pelo menos 40 minutos dentro do forno.

12. Massa de esfiha vegana

Para o preparo dessa massa de esfiha vegana é necessário combinar farinha de arroz, polvilho doce, goma xantana, fermento, açúcar demerara, chia e sal. A água é adicionada aos poucos e a manteiga é incorporada antes de amassar.

13. Massa de esfiha sem glúten

Aqui, a batata doce cozida amassada é misturada com azeite e vinagre. Então, é hora de adicionar fermento já dissolvido e a mistura de goma xantana, fécula de batata, polvilho doce, farinha de arroz e de grão-de-bico. A massa deve ser trabalhada até ficar com uma textura homogênea.

A massa de esfiha possui um preparo simples e vai deixar seus lanches do dia a dia ainda mais gostosos. Além disso, os recheios podem ser variados e é uma boa pedida para servir para toda a família. Veja também receitas de esfiha de carne, aberta e de frango!

PARA VOCÊ