11 receitas de merengue que vão te fazer suspirar de amor

Escrito por    

O merengue é geralmente feito com claras e açúcar. Mas não pense que basta apenas bater tudo na batedeira que ele está pronto: existem diferentes técnicas na hora de fazer esse creme, que serve como base para diversos pratos doces.

Continua após o anúncio

Sendo uma das preparações mais importantes no mundo da confeitaria, o merengue é uma ótima opção para ser utilizada como cobertura de bolos. Confira as melhores receitas de merengue para criar sobremesas apaixonantes.

Receitas de merengue clássicos

Foto: iStock

1. Merengue suíço: é sempre legal conhecer receitas clássicas para usar em suas preparações. Aqui, você vai descobrir o passo a passo para fazer um merengue suíço, que é uma ótima opção para ser utilizada como cobertura de cupcakes e bolos.

2. Merengue francês: para preparar esta receita, você vai utilizar apenas claras e açúcar refinado. Bata as claras em neve e adicione o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficar firme e brilhoso. É esse o merengue usado para fazer suspiros.

3. Merengue italiano: o merengue italiano é feito com claras, açúcar, água e raspas de limão. Derreta o açúcar com água, até formar uma calda. Bata as claras em neve e coloque essa calda (em fio) batendo sempre, em velocidade alta, até que o creme forme picos firmes.

4. Merengue vegano sem ovos: quem não consome ingredientes de origem animal também pode fazer este tipo de creme. Para isso, você vai precisar da água do cozimento do grão de bico no lugar das claras de ovos, açúcar de confeiteiro ou açúcar branco, vinagre e essência de baunilha ou suco de laranja para dar sabor.

5. Merengue de leite condensado: a receita mais simples que você vai aprender! Na batedeira, use uma lata de leite condensado e uma colher de emulsificante em gel. Bata em velocidade mínima e aumente aos poucos até obter a consistência desejada. Se quiser colorir, é só colocar algumas gotas de corante em gel.

Receitas de merengue diferentes

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

6. Merengue de morango: se misturado com frutas e outros ingredientes, o merengue também aparece como opção de sobremesa. O de morango é um dos mais famosos e gostosos que existe e você pode usar suspiros prontos para agilizar seu trabalho na cozinha.

7. Merengue de banana: esta é uma ótima ideia de sobremesa para preparar no final de semana. Você vai precisar de bananas, leite, ovos, açúcar, água e amido de milho. Faça você mesma o creme com claras e açúcar que será a cobertura dessa delícia!

Continua após o anúncio

8. Merengue de café: esta espuma vai transformar o seu café com leite tradicional. O legal da receita é que o creme é vegano, ou seja, não tem nenhum ingrediente de origem animal. Acredite: é só bater água, açúcar demerara e café solúvel para obter esse creme delicioso.

9. Merengue de caqui: para preparar esta receita, você vai precisar de caqui rama-forte, aquele vermelhinho, creme de leite, açúcar, suspiro e laranja. Faça a montagem em camadas, colocando chantily (feito com o creme de leite), uma de frutas e outra com suspiros quebrados.

10. Merengue de rosas: esta receita é incrível para ser utilizada como cobertura de bolos. Você vai usar claras, açúcar e água de rosas, que traz um gostinho todo especial ao creme. O preparo é ao estilo do merengue suíço, feito com claras e açúcar derretidas na panela.

11. Merengue de chocolate: para fazer esta delícia, bata as claras até o ponto de neve. Acrescente o açúcar e continue batendo por 10 minutos. No final, adicione chocolate e cacau em pó e continue misturando tudo na batedeira. Seu creme de chocolate está pronto e perfeito para ser a cobertura de um bolo de chocolate.

O merengue é muito simples de fazer, basta ficar atenta aos processos necessários para cada tipo. Se você é apaixonada por sobremesas com merengue, confira uma lista com as melhores receitas de merengue de morango para se deliciar com essa combinação maravilhosa.

PARA VOCÊ