80 receitas com morango para aproveitar todo o sabor da fruta

Escrito por                          

O morango é uma das frutas queridinhas dos brasileiros e além de poder ser consumido puro, é um ótimo ingrediente para ser usado no preparo de sobremesas variadas, bebidas com e sem álcool e também cai muito bem em pratos salgados, como saladas e carnes.

Continua após o anúncio

Se você é realmente um fã de morango, é provável que fique encantado com tantas opções de receitas que podem ser testadas no conforto da sua casa. Confira, na lista abaixo, 80 usos diferentes para a fruta.

Tortas com morango

Foto: Reprodução / Andrea Quitutes

1. Torta de morango e chocolate: base de chocolate, recheio de chantilly, cobertura de ganache e muito morango envolvido é o que essa sobremesa oferece. O passo a passo é dividido em três etapas e não é muito complicado, só é preciso ter um pouco de organização que você verá como não dá tanto trabalho fazer uma torta caprichada.

2. Torta sem forno: essa é uma receita rápida de ser preparada, já que naõ precisa ir ao forno e ainda fica com um sabor muito bom. A massa é crocante e o recheio feito com base de gelatina tem sabor de Danoninho. Esse gostinho de infância pode agradar adultos e crianças.

3. Torta de morango cremosa: ideal para surpreender seus convidados, essa é uma torta que pode deixar qualquer um de boca aberta pela sua aparência. Além disso, doce e azedo são misturados na medida certa para um sabor irresistível.

4. Torta de leite Ninho e morango: não se assuste ao ver o tamanho da lista de ingredientes necessários para testar essa receita em casa. O modo de preparo não é dos mais complicados e o resultado é incrível. Aqui, uma base crocante é coberta com geleia de morango caseira e um creme de leite Ninho. Para melhorar ainda mais, a fruta também é usada na decoração da torta.

5. Torta aberta de morango: com uma massa crocante, um recheio que mistura apenas morangos com leite condensado e uma cobertura que leva mais pedaços da fruta, raspas de limão siciliano e folhas de tomilho, essa torta promete conquistar qualquer um logo de cara pela sua aparência. Além disso, o sabor também é irresistível.

6. Torta de morango com chantilly: o preparo dessa opção consiste em três etapas: massa, recheio de morango e cobertura de chantilly. Mesmo contando com três sabores e texturas diferentes, seu preparo não é dos mais complicados, o que é ótimo para quem quer surpreender com uma torta que seja gostosa e ao mesmo tempo bonita.

7. Galette de morango e pêssego: a aparência rústica da galette de morango e pêssego já mostra logo de cara tudo o que você vai experimentar ao dar a primeira mordida. Fácil de ser feita, é ideal para quem gosta de pratos que conquistam pelo sabor. Além disso, uma fatia cai muito bem servida acompanhada de uma bola de sorvete.

Continua após o anúncio

8. Torta de morango aberta: essa é outra opção de torta de morango aberta, mas, aqui, a combinação fica por conta de uma base crocante, um recheio de creme branco mais geleia de morango e pedaços da fruta são usados como cobertura. O resultado é tão bonito, que será difícil não comer tudo de uma vez.

9. Tortinha de morango: que minitortas são um charme não é novidade, então, que tal testar essas delícias na sua casa? Essa é uma opção que conta com massa, recheio de creme de baunilha e leva um morango com hortelã como cobertura.

10. Torta de morango com arroz doce: já pensou em dar novos usos para o tão tradicional arroz doce? Aqui, ele entra em cena como recheio da torta, que também tem uma massa crocante e uma cobertura feita com morangos e amêndoas.

Bolo de morango

Foto: Reprodução / dani noce

11. Bolo mousse de morango: bolo com textura diferente? Tem também! Chamada de frasier, essa sobremesa combina pão-de-ló com calda, recheio de mascarpone e cobertura de gelatina, além, é claro, de muitos morangos para a decoração. O modo de preparo não é dos mais simples, assim como o custo não é baixo. Mas se você está procurando por uma receita especial, vale a pena conferir as dicas desta opção.

12. Cupcake bombom de morango: essa não é uma receita de um simples cupcake, já que ele é recheado e ainda conta com cobertura. Aqui, a massa é incrementada com brigadeiro branco, morangos e um toque de chocolate ao leite ou meio amargo.

13. Cupcake de morango: essa é outra receita de cupcake que é recheado com brigadeiro branco e morango. Porém, aqui, a cobertura fica por conta apenas de uma ganache de chocolate. Mesmo sendo uma opção mais simples do que a anterior, pode ser uma boa pedida para os amantes de chocolate.

14. Bolo de morango e brigadeiro: se você está procurando por um bolo que não surpreenda apenas pelo sabor, mas também pela aparência, essa pode ser a receita ideal para ser testada na sua cozinha. Aqui, a massa de pão-de-ló é incrementada com brigadeiro branco, brigadeiro preto e morangos. O resultado dessa combinação só pode ser sensacional!

15. Bolo pelado de morango: essa é uma receita de um bolo de chocolate com brigadeiro e morangos que não tem nada de básico. Nessa opção, você confere como fazer uma decoração incrível usando itens simples e com um passo a passo que não é complicado.

16. Bolo de banana e morango: agora, se você está procurando por uma receita de um bolo mais básico, para ser servido no café da tarde, por exemplo, deve parar para conhecer essa receita. Aqui, a massa simples é incrementada apenas com morangos e bananas. Mesmo assim, o resultado é bem charmoso.

Continua após o anúncio

17. Bolo de brigadeiro com morango: brigadeiro e morango combinam muito bem, certo? Então, que tal combinar esses itens no preparo de um bolo molhadinho, cremoso e que ainda conta com uma geleia de fruta caseira? A mistura de doce e azedo é equilibrada e fica ideal para quem não quer uma sobremesa extremamente adocicada.

18. Bolo surpresa de morango: esse bolo chama surpresa de morango pois conta com uma aparência simples de um bolo de chocolate com brigadeiro, mas, na verdade, seu recheio é bem diferente. Aqui, a massa é retirada para dar lugar ao recheio de leite condensado com morangos.

19. Bolo tentação de morango: se você quer surpreender com um bolo extremamente charmoso, mas que não seja muito caro de ser feito e não conte com um passo a passo muito difícil, essa pode ser uma boa opção de recheio. A sobremesa consiste na combinação de massa de coco e recheio e cobertura de chantilly com morangos. O segredo para um preparo charmoso está na montagem do bolo.

20. Bolo pudim: quem der de cara com essa sobremesa pensará que vai comer um pudim, mas, na verdade, seu interior guarda uma surpresa: bolo com a massa feita com purê de morango. Além de ser uma opção diferente, o resultado é bem gostoso.

21. Bolo sorvete: ideal para os dias de calor intenso, o bolo sorvete não leva só morangos para o toque especial, já que o biscoito Oreo também entra em cena. Esse é aquele tipo de sobremesa com uma textura cremosa e um gostinho de dar água na boca, que todo mundo vai querer repetir.

22. Bolo de baunilha e morango: combinar baunilha e morango é pedir para ter um sabor de sucesso, certo? Se o bolo contar com uma farofinha crocante por cima, melhor ainda! Essa é a proposta desta receita, que não te tomará muito tempo na cozinha.

23. Bolo de morango e chocolate branco: com uma massa simples que é incrementada com purê de morango, o preparo desse bolo não para por aí. Para um resultado mais gostoso e charmoso, a sugestão é preparar um creme de chocolate branco para ser usado como cobertura.

Docinhos com morango

Foto: Reprodução / dani noce

24. Bombom de morango: para testar essa receita em casa, só é preciso ter em mãos leite condensado, manteiga, morangos e chocolate meio amargo. A fruta é coberta pelo leite condensado cozido e o chocolate derretido. Mesmo sendo uma opção simples, o resultado fica muito bonito e o sabor pode te deixar com água na boca.

25. Bombom de morango e leite condensado: essa é uma receita bem parecida com a opção anterior, mas que conta com o acréscimo de chocolate granulado para um toque de charme na aparência do seu bombom. O preparo também é simples, mas o resultado é um pouco diferente.

26. Bombom de morango e leite Ninho: que tal cobrir seus morangos com brigadeiro de leite Ninho e depois ganache de chocolate? Para as formigas de plantão, essa receita pode ser um grande sucesso, mesmo que conte com um passo a passo que não é nada trabalhoso.

27. Bombom de travessa: e para quem não curte apenas dar umas mordidas em docinhos, que tal preparar um bombom de travessa? Assim, a família inteira pode se deliciar com o resultado. Essa é uma ótima pedida de sobremesa para aquele almoço de domingo para quem não quer ter muito trabalho na cozinha.

28. Fudge de Nutella e morango: tirando a parte de derreter o chocolate, essa é uma receita em que só é preciso misturar todos os ingredientes, que são: Nutella, chocolate meio amargo, leite condensado, manteiga, morangos, baunilha e sal. Como resultado, você obtém uma sobremesa com uma textura cremosa e um sabor irresistível.

29. Coxinha brigadeiro de morango: coxinha doce? É isso mesmo! Essa é uma receita em que morangos são cobertos com brigadeiro tradicional e decorados com granulados coloridos. O formato fica parecido com o de uma coxinha salgada, mas, é claro, que o sabor é completamente diferente.

30. Brigadeiro de morango: para fazer um brigadeiro com gostinho de morango, você vai precisar apenas de leite condensado, manteiga, Nesquik e uma pitadinha de sal. O modo de preparo é idêntico ao do tradicional, que é bem simples. Mas se você tiver dúvidas, vai conferir dicas para acertar o ponto do doce.

31. Coxinha de leite Ninho e morango: nessa receita, a coxinha é feita com um recheio de morango, que é coberto com brigadeiro de leite Ninho. Usando apenas cinco ingredientes, você consegue se deliciar com um docinho bem gostoso.

32. Bala de morango: a bala de morango é feita apenas com leite condensado, Nesquilk, leite em pó, sal e glucose de milho. Já o modo de preparo consiste em colocar todos os ingredientes em uma panela e deixar cozinhar por aproximadamente 10 minutos ou até obter o ponto de brigadeiro.

33. Morango com chocolate: para testar essa receita em casa, só é preciso lavar bem os morangos, derreter o chocolate e banhar a fruta no líquido. Porém, você confere uma dica muito importante: os morangos devem estar bem secos antes de serem banhados no chocolate para obter uma boa aderência.

Sobremesas geladas com morango

Foto: Reprodução / dani noce

34. Pavê de morango: o pavê é uma sobremesa muito comum na mesa dos braisileiros, por isso, pode ser interessante conferir as dicas desta opção. Para o preparo você vai precisar de biscoitos de amêndoas, morangos e ainda fazer um creme de chocolate com laranja e um chantilly. O passo a passo não é dos mais rápidos, mas o sabor fica tão gostoso, que todo o trabalho compensa.

35. Cheesecake de morango: se você é fã da série Friends, já deve ter assistido ao episódio com o incrível cheesecake, certo? Dá água na boca só de ver a sobremesa pela televisão, ainda mais quando a personagem interpretada pela Jennifer Aniston come o doce do chão. Aqui, você aprende a preparar uma opção bem parecida com aquela que aparece no sitcom.

36. Merengue de morango: merengue, leite condensado e morango unidos em uma única sobremesa só pode resultar em um doce incrível, não é mesmo? Essa não é uma receita muito difícil de ser preparada, mas conta com uma aparência e sabor incríveis.

37. Mousse de morango: a mousse de morango é uma ótima pedida de sobremesa para quando você quer algo que seja simples de ser feito, mas conquiste os mais variados paladares. Além disso, a textura cremosa do doce servida bem geladinha combina muito bem com os dias de verão.

38. Sobremesa sensação: se você acha que para saborear uma sobremesa bem gostosa é preciso ter muitos ingredientes em mãos e passar muito tempo na cozinha, é porque ainda não conhece essa opção. Para testar essa receita em casa, só é preciso ter em mãos leite condensado, creme de leite, suco em pó de morango, chocolate ao leite e a fruta in natura. Com os itens, são feitos dois cremes diferentes.

39. Panna cotta: ao pensar em culinária italiana, talvez a sobremesa não seja a primeira coisa a passar pela sua mente, mas o país também conta com doces muito saborosos e a panna cotta é um deles. Com uma textura cremosa, ela é fácil de ser feita e pode ser uma ótima opção para inovar na cozinha.

40. Sobremesa no pote: para testar essa receita em casa, você vai precisar ter em mãos apenas leite condensado, creme de leite, manteiga, chocolate meio amargo e morangos. O passo a passo é simples e o resultado é uma sobremesa deliciosa, mesmo usando poucos itens.

41. Sobremesa de morango: que tal cobrir pedaços de morango com amêndoas em lascas chantilly e sorvete de creme? Essa é uma receita extremamente simples de ser feita, mas que pode matar aquela vontade de comer doce em poucos minutos.

42. Pudim de chia: também é possível preparar uma sobremesa saudável e que fica muito gostosa utilizando morangos. O pudim de chia deve descansar por pelo menos 6 horas antes de ser servido, mas o passo a passo é bem simples de ser seguido.

43. Rocambole de morango: com uma massa de chocolate fofinha, esse rocambole é recheado com brigadeiro, chantilly e morangos, o que faz com que o resultado seja uma sobremesa leve e que conta com um toque azedinho. É a opção ideal para quem gosta de inovar no sabor sem ter que passar horas na cozinha.

Sorvete com morango

Foto: Reprodução / malas e panelas

44. Frozen de morango: o frozen de morango é feito com iogurte natural, creme de leite fresco, morangos e açúcar. Porém, para testar essa sobremesa em casa, é preciso ter em casa um liquidificador e uma sorveteira, itens necessários no passo a passo.

45. Sorvete de chocotone com morango: quer aproveitar aquele chocotone que sobrou e você não aguenta mais comer? É possível preparar um delicioso sorvete com ele, morangos, creme de leite, leite condensado, leite, açúcar, suco de limão e folhas de hortelã.

46. Sorvetão com calda: nessa receita, você aprende a preparar um sorvete de creme em formato de pudim que é incrementado com uma calda de morangos. Para testar essa opção em casa, você vai precisar da fruta, açúcar, creme de leite, leite, leite condensado e ovos.

47. Paleta de morango: a paleta é um sorvete que faz bastante sucesso entre quem gosta de apreciar o sabor da fruta, que, nesse caso, é o morango. Além disso, para que o resultado seja ainda mais gostoso, um recheio de leite condensado também entra em cena. A lista de ingredientes é curta, mas o passo a passo exige um pouco de paciência.

48. Picolé de morango: nessa receita, a base de morango é feita com a fruta e vinagre balsâmico. Para incrementar o gostinho do sorvete, uma calda feita com água e açúcar também é usada. Mesmo utilizando ingredientes simples, é possível obter um picolé que vai te refrescar e deixar com água na boca.

49. Picolé de kiwi e morango: para quem gosta de combinar sabores, unir kiwi e morango pode ser uma boa aposta. Essa é uma receita que mescla três camadas: morango, kiwi e iogurte, tudo isso em apenas um picolé!

50. Sorvete de leite Ninho e morango: existem muitas receitas complicadas de sorvete e que precisam ir diversas vezes ao congelador, mas esse não é o caso dessa opção. Para testar a receita em casa, você vai precisar apenas de morangos, creme de leite fresco bem gelado, leite condensado e leite em pó. O tempo de preparo é de apenas 15 minutos, mas antes de comer você deve esperar que o sorvete fique com a consistência certa.

51. Sorvete de banana e morango: também é possível preparar em casa um sorvete fit. Aqui, bananas congeladas são usadas para deixar o sorvete com uma textura cremosa. O morango também deve ser congelado e é dele o sabor principal do sorvete. Além das frutas, você também vai precisar de creme de leite light e algum adoçante, caso ache que o doce das frutas não é suficiente.

Doces variados com morango

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

52. Waffle de morango: waffle é aquele tipo de prato que cai bem como café da manhã, lanche e até mesmo sobremesa. Com tanta versatilidade, seu preparo não é complicado, assim como a lista de ingredientes é curtinha. Aqui, uma massa simples com toque de limão é servida com morangos e maple syrup.

53. Ovo de páscoa de morango: não precisa necessariamente ser páscoa para que você se delicie com esse doce, não é mesmo? Essa é uma versão em que o ovo é recheado com morangos, leite Ninho e Nutella, ingredientes que fazem muito sucesso separados, então, imagina que delícia todos eles juntos em uma única mordida?

54. Rolinhos de morango: essa é uma receita parecida com os cinnamon rolls, mas que o recheio é diferente. Aqui, uma geleia caseira de morangos é usada como recheio. Por causa disso, a montagem se torna um pouco mais complicada, mas com paciência, é possível reproduzir essa delícia em casa.

55. Cookies de morango: você adora cookies? Já pensou em preparar uma receita que combina macadâmia com gotas de morango? Essa é a proposta desta receita, que pode ser uma ótima opção de lanchinho para você levar na bolsa ou até mesmo saborear como sobremesa.

56. Crumble de morango: o crumble de morango é um doce fácil de ser feito e muito interessante, pois combina uma textura cremosa com outra crocante. Para testar essa opção em casa, você vai precisar ter em mãos apenas morangos congelados, leite condensado, farinha de trigo, açúcar, manteiga e fermento em pó.

57. Morango no vinagre: para quem quer degustar uma sobremesa que conte com morangos e um sabor inusitado, essa receita pode ser a opção ideal. Aqui, a fruta é misturada com açúcar e vinagre balsâmico e, depois, pimenta-do-reino também é usada. Na hora de servir, você pode ainda acrescentar uma bola de sorvete, queijo mascarpone ou cream cheese.

58. Bruschetta com morango: bruschetta não precisa ser sempre salgada e essa receita é a prova disso. Aqui, fatias de pão italiano são cobertas com morangos, queijo camembert e chocolate ao leite. Elas devem ir ao forno por apenos 5 minutinhos só para que o chocolate dê uma leve derretida.

59. French toast com morango: essa é uma receita tão simples de ser feita, que nem dá para acreditar que o sabor dela é tão gostoso. Aqui, as torradas são incrementadas com doce de leite e morangos macerados. Essa é uma ótima opção para aquele dia que pede um café da manhã caprichado.

Pratos salgados com morango

Foto: Reprodução / sabor sonoro

60. Salada caprese de morango: o morango é o protagonista dessa receita de salada, mas mussarela de búfala, rúcula, nozes, manjericão, vinagre balsâmico reduzido, azeite, sal e pimenta-do-reino também entram em cena. Com um preparo simples, você pode se surpreender com o resultado final.

61. Salada de rúcula e morango: rúcula, morangos, queijo feta, nozes e azeite balsâmico reduzido são os ingredientes usados para preparar essa salada. Com poucos ingredientes, é possível sair da monotonia e se deliciar com uma salada incrível.

62. Salada de kani e morango: morango e kani são usados na mesma proporção nesta receita, mas manga, pepino japonês, suco de limão, sal, azeite, pimenta-do-reino e brotos também entram em cena para incrementar o seu sabor.

63. Salada de folhas com morango: essa é uma receita de folhas verdes que leva pedaços de morango e um molho que também é feito com a fruta. Além disso, mussarela de búfala, gorgonzola, tomate-cereja e lascas de amêndoas também são usados.

64. Salada de morango e balsâmico: para testar essa receita em casa, você vai precisar de morangos, alface, radicci vermelho, musarela de búfala, folhas de manjericão, tomate-cereja, capuchinha, vinagre balsâmico, azeite, sal e vinagre.

65. Mignon com morango: nem só saladas podem ser incrementas com morangos. Nessa receita, você aprende a preparar um filé mignon com molho de morango e três pimentas.

66. Contrafilé com frutas vermelhas: nessa receita, você aprende a fazer um contrafilé no forno que fica com gostinho de churrasco. Além disso, você também confere o passo a passo de um molho de frutas vermelhas que é servido como acompanhamento para a carne.

67. Wrap de rúcula e morango: o wrap é uma ótima pedida. Aqui, tortilhas de trigo são recheadas com uma combinação de queijo de cabra amassado, vinagre, mel e leite. Além disso, rúcula, morangos, sal e azeite também entram em cena.

Bebidas com morango

Foto: Reprodução / dani noce

68. Cointreau Fizz de morango e manjericão: cointreau, água com gás, suco de limão, morangos picados, folhas de manjericão e calda de morango são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar esse drink em casa. O resultado além de ser gostoso, é super-refrescante.

69. Suco de laranja com morango: o restaurante Outback tem um suco bem famoso de morango e laranja, mas em que as frutas não se misturam. O segredo para obter esse resultado é usar morangos congelados, assim, o suco de laranja ficará no fundo do copo, enquanto o suco de morango ficará por cima!

70. Fizz de morango com hortelã: para fazer essa bebida em casa, só é preciso misturar morangos congelados com folhas de hortelã, picolé de limão e refrigerante com sabor da mesma fruta. O preparo é simples e requer poucos ingredientes, mas resulta em uma bebida extremamente refrescante.

71. Batida de abacaxi com morango: como essa é uma receita de uma batida sem álcool, para testá-la em casa, você vai precisar de abacaxi picado, morangos congelados, sorvete de creme, água e refrigerante de limão. Para o preparo, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, menos o refrigerante, que deve ser acrescentado no copo na hora de servir.

72. Suchá de morango: combinar suco feito com morangos com chá de erva-cidreira pode ser uma ótima alternativa para sair da rotina e obter uma bebida bem refrescante. Para fazer essa bebida, você só vai precisar da fruta, do chá e um adoçante de sua preferência.

73. Limonada de morango: nem só de limão uma limonada pode ser feita. Essa receita combinada laranja, limão e morangos, além de também levar água, gengibre, agave e hortelã. O resultado é refrescante e uma boa pedida para quem quer sair da rotina.

74. Smoothie de frutas: com uma textura mais densa, o smoothie pode ser a opção ideal para quem procura por uma receita que dê sustância. A bebida é feita com a combinação de suco de laranja, pedaços de manga e morangos congelados, além de leite.

75. Chocolate quente com morango: chocolate branco, açúcar, leite, morangos e chantilly são os ingredientes usados para o preparo dessa bebida. Para quem quer inovar no sabor do chocolate quente, vale a pena testar essa opção em casa.

76. Iogurte vegano: para fazer um iogurte vegano, você só precisa ter em mãos leite de coco caseiro – ou outro leite vegetal de sua preferência -, morangos, goma de tapioca, suco de limão, açúcar e uma pitada de sal. O preparo não é complicado, mas você deve deixar o iogurte descansar no congelador por, pelo menos, 4 horas antes de servi-lo.

77. Xarope de morango: o xarope de morango é feito com a fruta, água, limão siciliano, baunilha e açúcar. Você pode usá-lo para incrementar o sabor de sucos ou outras bebidas, como a soda italiana, por exemplo.

78. Suco saudável: um suco saudável pode ser bem gostoso e essa receita é a prova disso. Ele é feito com abacaxi, morango, gelo, tâmaras, banana, amaranto e aveia. O resultado é uma consistência densa e um sabor que pode te surpreender.

79. Soda de morango: essa é uma receita extremamente simples, que leva apenas soda limonada, polpa de morango e açúcar. Mesmo com poucos ingredientes, é uma ótima pedida para fugir do gosto comum do refrigerante.

80. Milkshake de coco e morango: milkshake é uma delícia e se combinar o sabor de duas frutas diferentes, melhor ainda! Essa opção é feita apenas com polpa de coco, sorvete de morango e leite. Para o preparo, só é preciso bater todos os ingredientes no liquidificador.

Como você pode ver na lista acima, o morango é extremamente versátil e pode ser usado no preparo de variados pratos, sejam doces ou salgados. Além disso, bebidas também podem ser feitas com esse ingrediente. Se você adora acrescentar frutas aos seus preparos, que tal conferir algumas receitas com maracujá para testar em casa?

PARA VOCÊ