18 receitas de ovo poché para acertar no preparo desse alimento

Escrito por    

O ovo poché é um clássico da culinária e essa é uma das maneiras mais saudáveis de preparar esse alimento, já que seu cozimento é feito na água, sem muita gordura. A principal característica desse ovo é a gema mole, por isso, atenção ao ponto do cozimento!

Continua após o anúncio

Esse prato é muito versátil, ele cai bem no café da manhã caso você queira começar o dia com muita energia e fartura, no almoço, acompanhado de carnes, saladas ou carboidratos, e até mesmo no jantar, para uma refeição leve e simples de preparar.

Muitas pessoas tem medo de fazer um ovo poché, pois acham o preparo complicado e arriscado, mas com as receitas da lista abaixo você vai aprender a encontrar o ponto certo de maneiras práticas e fáceis. Além disso, confira também receitas especiais para incrementar o seu ovo poché com outros ingredientes.

Como fazer ovo poché

Foto: Reprodução / Vai Comer O Quê?

1. Duas formas de fazer ovo poché: aqui, você vai aprender duas maneiras diferentes de fazer ovo poché. Na primeira, coloque uma panela com água no fogo, para esquentar. Atenção: a água precisa estar bem quente, mas não pode ferver! Junto à água, coloque um pouco de vinagre para dar acidez à mistura e não deixar o ovo partir na hora de cozinhar. Para a segunda maneira, forre um recipiente pequeno com papel filme e coloque o ovo com um pouquinho de óleo ou azeite. Depois, faça uma trouxinha com o papel e coloque-a na água quente.

2. Ovo poché com vinagre e sal: na panela de água quente, coloque vinagre e sal para, novamente, manter o ovo inteiro. Mexa o centro da panela e, em seguida, quebre o ovo diretamente na água, de uma vez. Algumas receitas quebram o ovo em outro recipiente, antes de colocar na panela, mas essa é uma dica importante desse passo a passo.

3. Cozinhe o ovo com casca antes de quebrá-lo: essa receita traz uma novidade! A dica para o ovo poché ideal, aqui, é cozinhar o ovo com casca por 10 segundinhos antes de quebrá-lo e colocá-lo na água. Isso ajuda a dar mais firmeza para as claras.

4. Ovo poché na água fervente: a dica dessa receita é colocar o ovo com cuidado no centro da panela com água fervendo e um pouquinho de vinagre. Com dois minutinhos, você vai ter um delicioso ovo poché com a gema molinha para se deliciar!

5. Cozinhe o ovo inteiro com um furinho: essa receita é bem parecida com o número três, mas a maior diferença está no fato de que, aqui, você deve fazer um furinho na casca do ovo, com uma faca, antes de colocá-lo para cozinhar por 10 segundos. Depois, retire, quebre o ovo e coloque-o na água fervendo!

6. Ovo poché temperado: essa receita mistura duas técnicas que já foram ensinadas na lista, cozinhar o ovo inteiro por 10 segundos e colocar vinagre na panela com água bem quente. Além disso, uma dica diferente e bem especial é temperar bem o ovo poché depois que retirá-lo da panela. Aqui, ele foi temperado com pimenta do reino, azeite e sal, mas você pode usar outros ingredientes também.

Continua após o anúncio

7. Ovo poché em uma trouxinha de papel filme: você vai aprender novamente a fazer um ovo poché perfeito ao colocar o ovo no plástico filme, fazer uma trouxinha e levar ao fogo, mas essa receita tem algumas dicas diferentes. Primeiro, é importante que você espere a água ferver e não apenas deixá-la aquecida. Segundo, você deve pincelar o plástico filme com azeite ao invés de apenas colocá-lo junto ao ovo.

Receitas com ovo poché

Foto: Reprodução / cozinha dal bo

8. Torradas com bacon, aspargos e ovo poché: é hora de combinar o ovo poché que você aprendeu a fazer com outros ingredientes e preparar receitas deliciosas para suas refeições. O ovo é um alimento bem presente no café da manhã estadunidense e com essa receita você vai aprender uma forma muito gostosa e bonita de servi-lo. Coloque fatias de pão para aquecer no forno, elas vão ficar crocantes, como torradas, e cubra-as com ovo poché, aspargos e bacon.

9. Sopa de lentilha com ovo poché: para fazer essa sopa, além das lentilhas, você vai precisar de cenoura, curry, agrião e outros ingredientes para ajudar no tempero e no sabor do prato. Depois que a sopa estiver pronta, escolha o método de sua preferência, prepare os ovos poché e, por fim, coloque-os sobre os pratos de sopa para servir.

10. Pappardelle de alho poró e pancetta com ovo poché: essa receita combina o sabor e a textura do ovo poché com o macarrão papardelle, uma massa fina, longa e leve, e com pancetta, uma carne suína curada e seca. Além desses ingredientes, o prato usa também o alho poró para deixar a comida ainda mais gostosa.

11. Ovo poché com cogumelo shiitake: primeiro, você vai precisar hidratar as fatias de cogumelo por aproximadamente 10 minutos, depois, em uma panela, coloque azeite, cebola picada, sal e creme de leite e adicione o cogumelo. Deixe no fogo por 7 minutos e enquanto isso prepare o ovo poché da forma que preferir. Sirva o creme e o ovo sobre queijo parmesão ralado e sobre uma fatia de pão de forma.

12. Ovos beneditinos: ovos beneditinos é um prato muito tradicional da culinária estadunidense e você pode aprender a prepará-lo para o seu café da manhã. Esse prato consiste em muffin, ovo poché, bacon e molho holandês, mas você pode substituir o bacon por presunto ou, como nessa receita, por salmão curado.

13. Salada quente de batata, ervilha, queijo de cabra e ovo poché: você vai aprender a fazer uma salada quente de babata e ervilha-torta com queijo de cabra e ovo poché para servir como prato principal de um almoço ou jantar. Primeiro, cozinhe a batata, depois, adicione as ervilhas. Tempere bem com vinagre, mostarda, azeite, tomilho, alho, pimenta do reino e sal e coloque, sobre a sala ainda quente, uma fatia de queijo de cabra. Por último, coloque o ovo poché e sirva!

14. Ovo poché com vagem e molho holandês: essa receita é muito simples, mas ajuda a incrementar o seu ovo poché adicionando o sabor das vagens e do molho holandês. Para o molho, você vai precisar de três gemas, água, suco de limão, manteiga, sal, pimenta do reino e páprica ou noz moscada. Além desses ingredientes, separe as vagens e o ovo!

15. Aspargos, peixe defumado e ovo poché: você deve cozinhar os aspargos no vapor, cortar o peixe defumado em pedaços e, claro, preparar seus ovos poché! Depois, para montar o prato, coloque uma fatia de pão, os aspargos, o peixe e, por fim, o ovo. Tempere com sal e pimenta do reino e regue com um fiozinho de azeite. Pronto, é só servir.

Continua após o anúncio

16. Picadinho ao molho ferrugem, banana frita, arroz, farofa e ovo poché: essa é receita daquelas bem completas, perfeita para um almoço reforçado! Prepare os acompanhamentos do jeito que já está acostumado, mas dê atenção às novidades trazidas pelo picadinho ao molho ferrugem. O molho leva tomate batido e peneirado, caldo de carne, sal e pimenta.

17. Pimentão recheado com carne moída, arroz, bacon e ovo poché: o mais legal dessa receita é que o ovo poché é preparado de forma diferente de tudo que já vimos até agora. Você vai rechear o pimentão com uma mistura de carne moída, arroz, tomate e milho, acrescentar pedacinhos de bacon frito e, por último e por cima, colocar um ovo cru. Leve ao forno por aproximadamente vinte minutos, ou até o ovo cozinhar, e, assim, você vai atingir o ponto certinho do ovo poché!

O ovo é um alimento muito presente no dia a dia e na mesa dos brasileiros e o poché é só uma das diversas formas que esse item pode ser preparado. Além de ser rico em vitaminas e em proteínas, o ovo faz bem para os olhos, para o coração, para o cérebro, para o cabelo, para as unhas e também ajuda a prevenir o câncer de mama, por isso, que tal aprender outras sete formas de preparar ovos? Dessa forma, você pode ampliar seu cardápio!

PARA VOCÊ