9 receitas de purê de mandioca perfeitas para completar seu almoço

Escrito por Mariana Bianchini

Aprenda agora mesmo a preparar receitas de purê de mandioca que são perfeitas para completar aquele seu almoço de segunda-feira que precisa ser rápido, prático e gostoso.

Essa raiz é conhecida também como aipim ou macaxeira, dependendo da região do Brasil, entretanto as receitas dessa lista ultrapassam fronteiras e vão agradar todo mundo. Veja!

1. Purê de mandioca simples

Aprenda a preparar uma receitinha caseira e que agrada o estômago. Para fazer esse purê de mandioca, tenha em mãos 500 g de mandioca cozida, 1 xícara e meia de chá de água ou de leite, 1 colher de manteiga ou margarina e sal a gosto. O tempo de preparo é de 50 minutos, porém mais da metade desse tempo é só de cozimento. Aproveite!

2. Purê de mandioca com leite

Aqui, você necessariamente precisa usar leite no preparo. Os ingredientes da receita são: 3 xícaras de chá de mandioca cozida, 1 xícara e meia de chá de leite morno, 2 colheres de sopa de manteiga ou de margarina e sal a gosto. Primeiro, cozinhe a mandioca e retire suas fibras. Depois, é hora de amassá-la ou batê-la no liquidificador – para te auxiliar, você deve utilizar o leite. Por último, acrescente a manteiga e leve ao forno até ferver.

3. Purê de mandioca com creme de leite

Para começar, lave bem a mandioca, limpando-a e descascando-a – você ainda pode utilizar um vinagre claro para higienizar melhor a raiz. Depois, corte-a em pedaços e leve para cozinhar em água quente. Ainda, amasse a mandioca, adicione manteiga e leve tudo para o fogo baixo. Desligue o fogo, tempere bem e acrescente creme de leite. Por último, incremente com noz-moscada e folhas de salsinha.

4. Purê de mandioca com ervas

Essa receita rende quatro porções e demora trinta minutos para ficar pronta. Você vai precisar de 800 g de mandioca, 2 colheres de sopa de manteiga, sal, pimenta, leite e ervas a gosto – entretanto, a sugestão, aqui, é fazer uso do orégano. Depois que a mandioca já estiver amassada, leve-a a uma panela em fogo baixo e tempere. Em seguida, vá incorporando o leite. Sirva com a carne de sua preferência.

5. Purê de mandioca com queijo minas

Extremamente fácil de fazer, esse purê ainda fica supercremoso e pode ser congelado sem perder sabor ou textura. Os ingredientes que você deve utilizar são 500 g de mandioca cozida com sal e uma folhinha de louro, meia cebola em cubinhos, um dente de alho amassado, 100 g de queijo minas padrão, 200 ml de creme de leite fresco, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Experimente!

6. Purê de mandioca com queijo mussarela

2 litros de água, 1 kg de mandioca, 500 ml de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 100 g de queijo mussarela, meia colher de sopa de sal, 1 xícara de creme de leite e cebolinha a gosto são os ingredientes necessários para preparar esse delicioso purê de mandioca que é uma opção perfeita para acompanhar seu almoço no dia a dia. Prepare e surpreenda quem você gosta!

7. Purê de mandioca com carne seca

Aqui, o seu purê de mandioca ainda ganha a companhia de uma deliciosa carne seca acebolada que traz bastante sabor e ainda mais personalidade ao prato. Para fazê-lo, você precisa separar 400 g de carne seca, 2 cebolas grandes fatiadas, 1 colher de sopa de óleo de girassol, 1 colher de chá de manteiga sem sal, 1 dente de alho bem picado, 3 colheres de sopa de salsa picada, 2 mandiocas descascadas e cozidas, 1 xícara de chá de leite, 2 colheres de sopa de requeijão, pimenta moída e sal.

8. Purê de mandioca com sal marinho

Essa receita é versátil e prática, já que deve ser feita na panela de pressão. Ainda, combina com carnes variadas e outros acompanhamentos. Os ingredientes necessários para fazê-la são 1 kg de mandioca, meio copo de água, 1 colher de sobremesa de manteiga, 1 cebola médica picada, 2 colheres de chá de sal marinho, azeite de oliva e tempero verde a gosto. Aprenda!

9. Purê de mandioca com leite de coco

Quer uma proposta de purê de mandioca completamente vegano? É isso que essa receita vai te ensinar! Os ingredientes são 1 kg de mandioca cozida, sal, leite de coco e azeite de oliva. Se você tem um processador, o passo a passo vai ficar ainda mais fácil: é só amassar a raiz com o auxílio do aparelho e adicionar os ingredientes restantes.

Se você adora incrementar suas refeições com um delicioso purê, confira ainda receitas de purê de batata e de mandioquinha.

PARA VOCÊ