39 receitas de ravióli que deixarão sua Nonna orgulhosa com o resultado

Por
Atualizado em 17.11.21

O ravióli é uma massa tradicionalmente italiana que foi abraçada pela cultura gastronômica brasileira e transformada em novas receitas que misturam a culinária dos dois países.

Publicidade

Preparar um ravióli é relativamente fácil, você precisa fazer a massa, cortar em um formato circular, rechear e depois fechá-la como se fosse um mini pastel. Depois é só cozinhar ou fritar e adicionar o molho.

Veja abaixo quais receitas de ravióli que você pode fazer em casa, tem opções para vegetarianos, carnívoros e também doces, com certeza alguma delas vai fazer a sua cabeça.

Ravióli vegetariano

1. Ravióli de espinafre e pecorino: o ravióli é um prato muito especial para os amantes de massa que não comem carne, porque boa parte das receitas dessa iguaria italiana é feita sem nenhum tipo de carne e o resultado sempre fica muito apetitoso. É o caso dessa delícia feita com espinafre, queijo pecorino e ricota de búfala.

2. Raviolli al Pesto: receita muito gostosa e bem simples de ser preparada, um prato super tradicional, baseado em receitas clássicas da cozinha italiana. Você vai preparar a massa de lasanha já pronta com ovos, tomate, mussarela e depois adicionar o famoso molho pesto por cima para finalizar essa maravilha da gastronomia.

Publicidade

3. Ravióli de figo, mel e queijo de cabra: uma receita deliciosa e com sabores bem exóticos para quem gosta de misturar paladares diferentes ao comer algum prato especial. Neste, por exemplo, você vai usar figo, mel, queijo de cabra, azeite de oliva, tomilho, sal, alho, rúculas, parmesão ralado e molho de tomates.

4. Ravióli ao molho branco: essa receita pode ser feita sem ou com carne, a dica é preparar o molho branco para colocar por cima da massa que pode ser recheada da maneira que você preferir. Os ingredientes para o molho são a manteiga, o amido de milho, leite, sal, noz moscada, pimenta do reino e queijo parmesão ralado.

5. Ravióli com molho de cogumelos e espinafres: receita sensacional, muito apetitosa e simples de ser preparada, você vai adorar fazer e comer essa delícia, pode acreditar. Para prepará-la é preciso usar nata com cogumelos porcini, folhas de espinafre, chalota, manteiga, sal, pimenta preta, pinhão tostado e queijo parmesão ralado.

Publicidade

6. Ravióli de cogumelo e pimentão: mais uma receita bem apetitosa e também fácil de ser preparada, desde que você preste bem atenção no ponto correto da massa. Você vai precisar de ingredientes como o cogumelo fresco, pimentão verde e vermelho, alho, margarina light, manjericão, tomilho e orégano. Fica sensacional.

7. Ravióli de espinafre e queijo: o espinafre é um vegetal que combina perfeitamente com uma massa como o ravióli, por isso existem diversas receitas com essa folha misturada a outros ingredientes também muito saborosos. É o caso desta que leva tomate confit, creme de ricota, mussarela ralada, parmesão ralado e pimenta branca.

8. Ravióli com recheio de abóbora: esse prato além de ser muito apetitoso é completamente lindo, perfeito para você fazer em um jantar romântico para a sua amada ou amado. Isso porque a receita te ensina a fazer a massa em formato de coração, muito bonito de verdade. Para preparar o prato, você vai precisar de abóbora, queijo parmesão ralado, açúcar mascavo e temperos.

9. Ravióli de papel de arroz: uma receita bem diferente da tradicional cozinha italiana que mostra o poder de transformação que a culinária pode fazer em qualquer prato de todos os lugares do mundo. No lugar da massa tradicional de ravióli, você vai usar papel de arroz, um produto tipicamente oriental. O resultado é muito bom, vale a pena experimentar.

10. Ravióli de abobrinha sem massa: receita deliciosa para quem gosta de abobrinha. Para preparar essa maravilha da culinária, você vai precisar de ingredientes como o queijo cottage ou tofu amassado, nozes picadas, azeite, tomate pelado picado, mussarela de búfala cortada, queijo parmesão ralado, pimenta e sal.

11. Ravióli ao molho gorgonzola: pense em uma massa deliciosa, com certeza você não imaginou que seria tão boa assim. Esse prato feito com molho de gorgonzola é simplesmente sensacional, é para comer até acabar e pedir mais. Para preparar essa delícia, você vai precisar de creme de leite, manteiga, requeijão cremoso, noz moscada e sal.

12. Ravióli de ricota e espinafre: receita muito boa para quem gosta de ricota e, mais uma vez, o espinafre entre os ingredientes principais do prato. Para preparar esta delícia, você vai precisar de ricota esfarelada, espinafre picado congelado, sal, pimenta, farinha de trigo, ovo, azeite de oliva e um molho de tomate para finalizar.

13. Ravióli de mandioquinha e alho poró: ravióli delicioso feito com massa caseira, artesanal e completamente fresca, para você aprender a preparar o prato desde o início. Vai precisar para a massa de ovo, farinha de trigo, semolina e sal. O recheio vai com alho poró, mandioquinha, manteiga, azeite, sal e pimenta do reino.

14. Falso ravióli de abobrinha e ovo: esse falso ravióli é feito com abobrinha no lugar da massa tradicional italiana. Além do vegetal, você vai precisar de ingredientes como o ovo de codorna, cebolinha, queijo manchego, azeite de oliva e sal. Muito simples de ser preparado e simplesmente delicioso, você vai adorar, pode confiar.

Publicidade

15. Ravióli de mussarela de búfala e manjericão: receita deliciosa que você vai aprender a fazer todos os preparos. Primeiro vem a massa com farinha de arroz, amido de milho, fécula de batata, goma xantana, azeite, ovos e sal. Depois o recheio de mussarela de búfala e manjericão. Por último, o molho com tomate, água, cebola, alho, azeite extra virgem, mel, sal e pimenta do reino.

16. Ravióli de queijo de cabra: receita muito gostosa e bem simples de ser preparada para você fazer aquele jantar especial para a família e amigos. Para a massa, você vai precisar de ovos, farinha de trigo, sal e azeite. O recheio vai com queijo de cabra fresco, creme de leite também fresco, sal, pimenta do reino e tomilho.

17. Ravióli de amêndoa: um prato bem diferente para você que gosta de sabores especiais nos seus pratos, este, por exemplo é feito com amêndoas e fica simplesmente sensacional. Você vai precisar de ingredientes como o queijo parmesão ralado, ricota, cebola, alho, azeite de oliva, gema de ovo, sal, manteiga, sálvia, pimenta do reino e as amêndoas, claro.

18. Ravióli caseiro: um ravióli caseiro sensacional, bem simples de ser feito, que você vai aprender todos os passos certinhos para fazer a massa da maneira correta. Para preparar essa delícia, você vai precisar de farinha de trigo, ovo, sal e água morna para a massa. O molho de tomate vai junto com manteiga e queijo parmesão ralado.

19. Ravióli de espinafre com queijo cottage: mais uma receita com espinafre para você ter opções de sobra com essa delícia que combina perfeitamente com a massa italiana. Você vai precisar de ingredientes como o azeite, alho, sal, pimenta moída, queijo cottage, parmesão ralado, cebola, tomate, folhas de manjericão, além dos tradicionais para o preparo da massa.

20. Ravióli de salsão: uma receita de ravióli bem diferente de tudo que foi visto até aqui, o ingrediente principal é o salsão, um produto muito saboroso que faz total diferença no paladar de quem o prova. Você vai usar ainda ovo caipira, azeite, farinha de cenoura e outros ingredientes.

Ravióli de carne

21. Ravióli de carne moída com ervas: um prato bem apetitoso feito de carne moída e temperado com ervas diversas que deixam o sabor da massa simplesmente sensacional. Para fazer essa maravilha, você vai precisar de cebola, ovo e queijo parmesão ralado.

22. Ravióli de camarão: receita muito gostosa para quem gosta de pratos com camarão, e esse ainda vem acompanhado de uma deliciosa batata baroa para deixar o resultado ainda mais saboroso. Para preparar essa massa, você vai precisar de ingredientes como o manjericão, azeite, amêndoas, sal, pimenta, queijo gruyere, entre outros.

23. Ravióli de suíno e frango: essa receita é para você reunir as sobras de almoço e fazer um delicioso prato super chique e delicioso. Para fazer essa gostosura, você vai precisar de preparar a massa, o recheio com as carnes e depois o molho com alho, cebola, tomate e manjericão fresco. Simples de ser preparado e muito saboroso.

Publicidade

24. Ravióli de carne ao sugo: agora é hora de aprender a fazer outro molho para deixar a massa ainda mais saborosa. O sugo é feito com carne moída, cebola, alho, cenoura, molho inglês, sal, pimenta preta moída e páprica picante. Depois disso, é só fazer a montagem do prato e levar para o fogo. Fica simplesmente sensacional.

25. Ravióli de galinha: receita bem gostosa que mistura a massa italiana com o caldo de galinha tipicamente brasileiro. Você vai precisar de cebola, talo de aipo, cenoura, frango sem pele e ossos, claras de ovo, cebolinha fresca picada, queijo parmesão ralado e sal. É um prato bem diferente e extremamente apetitoso.

26. Ravióli de carne com molho de nozes: receita muito gostosa e recheada de processos diferentes para que ela fique bem completa, você vai precisar fazer a massa, o recheio de carne com pimentão, cebola e lho, o molho branco e o molho de nozes com manteiga, shoyu, alecrim fresco picado, sal e pimenta. Para finalizar é só por o queijo ralado.

27. Ravióli de pato: para você que gosta de pratos mais exóticos, esse prato de pato é simplesmente sensacional.

28. Ravióli recheado com carne seca: receita bem gostosa feita com carne seca para você devorar essa delícia no almoço de domingo com a família até não sobrar nada na tigela. Para preparar esse prato, vai precisar de farinha de trigo, ovo, sal, água, azeite, alho, cebola, pimenta do reino, salsinha e molho de tomate caseiro.

29. Ravióli de carne com molho de vinho tinto: uma receita deliciosa para você fazer em um jantar romântico para o seu amado ou amada. Vai precisar de ingredientes como a cebola picada, azeite de oliva, tomate pelado em lata, alho triturado, manjericão picado, pimenta malagueta amassada, carne de boi e o vinho tinto da sua preferência.

30. Ravióli de carne clássico: receita bem clássica, baseada no que há de melhor na culinária italiana, você vai fazer todos os preparos, a massa tradicional, o recheio com carne moída, cebola, alho, pimentão e ervas para temperar e, por fim, o molho com azeite, tomate pelado e outros temperos especiais.

31. Ravióli prático: receita bem prática para você preparar em pouco tempo e devorar essa delícia mais rápido ainda. Para fazer o prato, você vai precisar de comprar uma massa pronta de lasanha, manjericão fresco, presunto parma, mussarela de búfala, queijo parmesão ralado e tomates secos. Fica muito gostoso.

32. Ravióli de salmão: essa receita é muito fácil de ser feita, ainda mais que ela é bem dividida em três preparos diferenciados. Primeiro é feito a massa fresca com ovos e farinha de trigo, depois o recheio é com salmão, sal, pimenta, limão, salsa, azeite de oliva e queijo creme. O molho é com salsa, alho, azeite, cogumelos, vinho branco e natas.

33. Ravióli vermelho: uma receita bem especial para servir em noites românticas, como o Dia dos Namorados, ou aniversário de namoro, casamento, entre outros. Para fazer este prato, você vai precisar de ingredientes como a beterraba, o ovo, sal, farinha de trigo, água, azeite, mussarela, leite, creme de leite, manteiga e caldo de carne.

34. Ravióli de carne tradicional: um prato de carne bem tradicional e super simples de ser feito. Você vai precisar de farinha de trigo, ovos, sal, carne moída, óleo, cebola, alho, tomate, pimenta do reino e molho de tomate para por cima da massa.

Raviólis em receitas diferentes

35. Ravióli de chocolate com Nutella: para você que prefere receitas mais doces, saiba que é possível sim preparar essa deliciosa massa italiana com recheios adocicados, como é o caso dessa maravilha da culinária feita com chocolate e Nutella. Quer coisa melhor?!

36. Ravióli frito: além das receitas doces, você também pode preparar a massa do seu ravióli frito, como se fosse um pastelzinho. Para fazer essa delícia, você vai precisar apenas de farinha de trigo, ovos, sal, um recheio da sua preferência e o óleo para fritar o aperitivo. Fica muito gostoso e é bem simples de ser feito.

37. Ravióli frito de brigadeiro: agora que você já sabe que tem como fritar um ravióli e fazê-lo com recheios doces, que tal misturar as duas receitas? É isso que esse site vai te ensinar a fazer, o melhor de tudo é que o recheio é de brigadeiro, uma verdadeira delícia. Você vai fazer a massa com chocolate em pó e depois o recheio com leite condensado.

38. Ravióli de banana da terra: receita muito gostosa para você que gosta de banana e de massa italiana. Para montar essa delícia, você vai precisar de farinha de trigo, ovo, sal, banana da terra, azeite de oliva, flor de sal, pimenta do reino, vinho tinto, vinho do Porto, mel, manteiga, castanha-do-Pará, água e lascas de parmesão.

39. Ravióli frito recheado com ricota e laranja: mais uma possibilidade de preparar um ravióli frito, também com um recheio bem docinho. Você vai precisar de farinha de trigo, leite, fermento biológico fresco, manteiga, açúcar refinado, gemas de ovo, limão, água, ricota, açúcar de confeiteiro e laranja.

Com essas deliciosas receitas, você vai poder provar para todo mundo que é um verdadeiro chef italiano, ao preparar uma massa bem gostosa, com recheio e molho simplesmente sensacionais. Quer ir além do ravióli? Confira outras receitas no nosso Facebook!