23 receitas de sobrecoxa assada que vão te surpreender com tanto sabor

Escrito por                          

A sobrecoxa assada é uma das carnes brancas mais escolhidas pelos brasileiros na hora de montar as refeições. Isso acontece por vários motivos: ela tem um preço é baixo, seu sabor é suave e agradável e as possibilidades de preparo são diversas.

Ela pode ser feita da maneira mais tradicional, com legumes e outros acompanhamentos e até mesmo com molhos agridoces. Confira a lista de receitas abaixo, inspire-se com as opções e aprenda a variar o preparo dessa carne suculenta.

Sobrecoxas assadas simples

1. Sobrecoxas assadas crocantes: às vezes temos vontade de comer uma carne mais leve, como o frango. Mas não tem graça se for uma produção muito simples, né? Para esses casos, o segredo é caprichar nos acompanhamentos, como essa opção de sobrecoxa assada com molho de gorgonzola e batata gratinada.

2. Sobrecoxas assadas práticas: o motivo da escolha pela carne de frango, na maioria dos casos, é por conta da praticidade do seu preparo. Aqui, a receita não tem segredos nem leva ingredientes mirabolantes. Basta dedicar um tempinho para a sua produção e escolher o melhor acompanhamento para saborear essa comida deliciosa.

3. Sobrecoxas assadas suculentas: embora o preparo de sobrecoxas assadas seja supersimples, você pode surpreender com alguns truques e ter o prato perfeito. O segredo principal para deixar a carne deliciosa é colocar todos os temperos dentro de um saquinho fechado, juntar o frango e misturar bem. Depois, é só assar junto com algumas batatas, já que essa é uma das combinações mais perfeitas da culinária.

4. Sobrecoxas assadas suculentas: quem nunca chegou em casa e lembrou que não tinha descongelado as sobrecoxas para o almoço ou jantar? A solução é assá-las ainda congeladas por meia horinha. É só pré-aquecer o forno a 200°, acomodá-las com espaço entre elas, misturar os temperos em cada sobrecoxa e voltar a assar. O resultado é uma textura maravilhosa, com sabor intenso e cor vibrante.

5. Sobrecoxas assadas com curry: o que diferencia uma simples sobrecoxa assada da outra é o tempero. Nessa receita, você aprende a temperá-las com curry, uma mistura que agrega muito sabor, aroma e cores vibrantes ao alimento. Experimente!

6. Sobrecoxas assadas macias: o alecrim é utilizado na receita para realçar o sabor dos alimentos, principalmente do frango. Combine-o com um pouco de suco de limão e, para finalizar, acrescente batatas. É uma ótima receita para apreciar depois de um dia cansativo.

Sobrecoxas assadas com molhos especiais

7. Sobrecoxas assadas com mel e gengibre: para evitar que a sobrecoxa fique seca e borrachuda, os molhos são essenciais e o resultado é uma mistura de sabores e aromas sensacionais. Aqui, os ingredientes utilizados são a laranja, o limão, o mel, óleo de gergelim, o gengibre e o shoyu. Não tem como não ficar incrível.

8. Sobrecoxas assadas ao leite: essa receita é bem comum em churrascarias. Uma das principais dicas é amaciar a carne com leite, assim, ela fica muito mais saborosa. Um prato tradicional, com um preparo fácil, mas que conta com um detalhe que foge da simplicidade.

9. Sobrecoxas assadas com leite de coco e açafrão: essa receita é bem parecida com a anterior, mas ganha temperos de sabor marcante que fazem toda a diferença. Sirva as sobrecoxas com uma porção de arroz e uma salada caprichada.

10. Sobrecoxas assadas com mostarda e mel: esse prato é ideal para quem gosta de um toque mais agridoce. A mostarda Dijon traz para esse prato uma singularidade incomparável. Na hora de servir, é legal salpicar pimenta-do-reino moída fresca e ramos de alecrim para realçar ainda mais o sabor.

11. Sobrecoxas assadas com laranja e alecrim: essa é uma daquelas receitas que você pode deixar praticamente pronta e levar ao forno um pouco antes de servir. A combinação de laranja com alecrim traz para o frango um realce de sabor incrível. Vale a pena provar!

12. Sobrecoxas assadas ao molho de mostarda: essa receita com molho de mostarda escura é um clássico da culinária francesa. Super fácil de fazer e sem segredos, a única obrigação é caprichar na qualidade dos ingredientes e no ponto do frango. Para dar uma aparência mais escura, além da mostarda, use manteiga marrom ou dourada.

13. Sobrecoxas assadas com azeite, limão e tomilho: em pouquíssimo tempo você prepara essa receita incrível, deliciosa e aromática. A mistura do azeite, do limão, do tomilho e dos demais ingredientes confere ao prato uma singularidade que é de deixar qualquer um salivando.

Sobrecoxas assadas com complementos

14. Sobrecoxas assadas com batata doce: para os amantes do toque adocicado, essa receita é perfeita. A principal dica é refogar as sobrecoxas e a batata doce e só depois assar o frango. Você pode servir com uma infinidade de complementos, mas, nesse caso, a escolha foi uma salada de quinoa levinha e saudável.

15. Sobrecoxas assadas com legumes: esse prato tem gostinho de almoço de domingo. Cada garfada é um sorriso e um quentinho no coração! Para sair da mesmice de só assar as sobrecoxas, acrescente alguns legumes – pode utilizar aqueles você já tem na geladeira. O resultado é uma mistura deliciosa.

16. Sobrecoxas assadas com legumes e bacon: essa receita é ideal para fazer quando você tem muitos convidados, porque ela rende bastante. É só juntar todos os legumes que estão na geladeira e, no final, você tem um prato lindo, nutritivo e aromático. Para dar um acréscimo no sabor, coloque um fatia de bacon sobre cada uma das sobrecoxas.

17. Sobrecoxas assadas na cebola: fácil e super prático, esse prato fica divino. A cebola tem um sabor adocicado e marcante como nenhum outro ingrediente. Misturando isso com o tempero do frango e a manteiga, então, o resultado é incrível!

18. Sobrecoxas assadas com cogumelos: há quem ame, há quem odeie. Os cogumelos dividem opiniões e, por isso, essa ideia é indicada apenas para quem curte esse tipo de ingrediente. O resultado é surpreendente: um molho feito da mistura de maionese, manteiga e queijo, acrescido do frango e do cogumelo. Apaixonante!

Sobrecoxas assadas elaboradas

19. Sobrecoxas de frango recheadas: não são somente sobrecoxas assadas, são também recheadas e envoltas com bacon. Este último ingrediente ajuda a segurar o queijo no lugar e, por ser rico em gordura, molha a carne da sobrecoxa, deixando tudo super suculento. Perfeito para uma refeição especial!

20. Sobrecoxas assadas com um toque francês: aqui a sugestão é utilizar vários ingredientes para o tempero da sobrecoxa, garantindo o diferencial do prato. Mostarda, azeite de oliva, colorau, vinagre de álcool e sal rosa são algumas das escolhas.

21. Sobrecoxas assadas e empanadas: para fazer essa receita incrível em casa basta temperar as sobrecoxas, passá-las na farinha de rosca e no fubá e levar para assar. O resultado é um frango sequinho, crocante e que parece ter passado por um processo de fritura, mas, na verdade, é 100% assado.

22. Sobrecoxas assadas oriental: pimenta negra, pimenta amarela, coentro, cominho e endro são algumas das especiarias que conferem um toque especial ao prato. Junto com o missô, ingrediente tradicional da culinária japonesa, esses ingredientes diferentes resultam em um prato único.

23. Sobrecoxas assadas e crocantes: os tradicionais frangos americanos são conhecidos por serem supercrocantes, por isso, essa receita é para quem gosta dessa textura. O passo a passo é simples e promete deixar as sobrecoxas com sabor e aparência incomparáveis. E o melhor: sem fritura.

A sobrecoxa assada é uma ótima pedida para as refeições do dia a dia, visto que seu preparo é bem simples e leva ingredientes que todo mundo tem em casa. Para diversificar ainda mais o seu cardápio, confira também essas receitas de tulipa de frango.

PARA VOCÊ