10 receitas de strogonoff de frango para não deixar ninguém com fome

Por
Atualizado em 04.10.21

Embora seja um prato típico da culinária russa, onde ele é preparado com cubos de carne, o strogonoff foi importado pelos brasileiros e se adaptou ao nosso paladar até virar parte da família. Pode ser feito com diversas carnes, ou até mesmo apenas com cogumelos, mas uma das variações mais populares é certamente o strogonoff de frango.

Publicidade

Presença constante nos almoços de domingo, o strogonoff de frango é quase obrigatoriamente acompanhado de arroz branco com batata palha, um trio conhecido em todas as regiões do país. O mais legal é que ele não é complicado de preparar e também não exige ingredientes difíceis de serem encontrados.

Confira as receitas abaixo com várias opções de strogonoff de frango para você preparar esse clássico em casa.

1. Strogonoff de frango fácil

Publicidade

O strogonoff pode ser um prato bem simples de ser preparado e essa receita mostra como isso é possível: o frango e o molho são feitos na mesma panela. Seu único trabalho será esperar o ponto do cozimento e misturar os ingredientes na hora certa. Arroz e batata palha são os acompanhamentos recomendados.

2. Strogonoff de frango simples e rápido

Bem semelhante à receita anterior, mas com uma dica importante para o preparo do peito de frango: você deve colocá-lo na panela já depois de temperado. De preferência, os cubinhos de frango devem ser temperados com um dia de antecedência. O resto da receita continua bem simples.

Publicidade

3. Strogonoff de frango desfiado

Um toque levemente diferente na fórmula clássica no strogonoff, essa receita utiliza o frango desfiado e adiciona azeitonas pretas à mistura. O ketchup foi substituído por molho de tomate, mas o passo a passo do preparo é o mesmo das sugestões anteriores. Simples como todo bom strogonoff!

4. Strogonoff de frango com requeijão light


Boa mudança para quem quer matar a vontade de strogonoff sem exagerar nas calorias. Nessa receita, o creme de leite é substituído por requeijão light ou cream cheese e o ketchup por molho de tomate. Além disso, o frango deve ser dourado usando uma técnica de fritar sem utilizar óleo.

5. Strogonoff light de frango com iogurte

Mais uma mudança para deixar o strogonoff menos calórico. Aqui, o creme de leite foi trocado por iogurte, uma variação que pode ser feita em diversas receitas sem grandes alterações no sabor. Pessoas com intolerância à lactose podem ainda substituí-lo por tofu cream.

6. Strogonoff saudável de frango

Versões saudáveis do strogonoff não estão mesmo em falta. Mais uma vez pode esquecer a mostarda, o ketchup e o creme de leite. Aqui, o destaque vai para o molho feito com polpa de tomate sem açúcar e requeijão de búfala, além de molho inglês e páprica. O alho e a cebola são refogados sem uso de óleo.

Publicidade

7. Strogonoff sem lactose funcional

Utilizando manteiga sem lactose feita em casa e colocando biomassa de banana verde no lugar do creme de leite, essa receita certamente vai agradar quem busca pratos funcionais. A clássica combinação de batata palha e arroz também saiu para dar lugar ao brócolis com quinoa em grãos cozida.

8. Strogonoff de forno

Sabia que dá pra fazer strogonoff sem usar panelas? Tudo o que você vai precisar é de uma travessa e o saco plástico que vem junto com o tempero indicado na receita. O frango, o molho e os outros ingredientes são misturados no próprio saco e vão ao forno pré-aquecido por 20 minutos. É fácil e não suja tanta louça.

9. Strogonoff de solteiro


Mais uma opção de receita simples e fácil de fazer, pensada para quem mora sozinho e quer preparar alguma coisa com ingredientes fáceis de serem encontrados. Além dos ingredientes tradicionais, ela leva maisena diluída no leite, que é adicionada ao frango depois de cozido.

10. Arrozgonoff de frango

Cansou das receitas tradicionais de strogonoff e quer tentar criar uma coisa um pouquinho diferente? O preparo não muda muito, pois o grande segredo está mesmo na montagem e na camada de batatas que fica por cima da camada de arroz com frango. Não esqueça da batata palha que vai por cima de tudo!

Strogonoff de frango é uma delícia, mas essa não é a única alternativa para quem gosta da receita. Que tal dar uma olhada também nessas opções de strogonoff de carne? É sucesso garantido com as visitas e com os parentes!

Publicidade