10 receitas de tarte tatin para provar essa clássica sobremesa francesa

A tarte tatin é uma torta invertida clássica da culinária francesa. Na sua versão tradicional, é feita com massa amanteigada e maçãs caramelizadas, mas é possível usar outras frutas e até mesmo ingredientes salgados, como também existem variações para a massa. Confira as receitas abaixo e veja qual se encaixa melhor com o seu paladar.

Publicidade

1. Tarte tatin clássica

Nessa opção clássica, a massa é feita com farinha de trigo, açúcar, manteiga e ovo. Já o recheio fica por conta de maçãs, manteiga e açúcar. Com uma lista de ingredientes tão curtinha, dá vontade de correr para a cozinha e testar, não é mesmo? Para melhorar ainda mais, o modo de preparo é simples.

2. Tarte tatin simplificada

Ideal para quem busca praticidade, essa receita usa massa folhada já pronta. Assim, você só precisa se preocupar com o preparo do caramelo, o corte das maçãs e a montagem da torta. Além disso, o tempo no forno é de aproximadamente 35 minutos. Para não correr o risco da torta desmanchar na hora de tirá-la da forma, a dica é esperar até que esfrie.

Publicidade

3. Tarte tatin com sorvete

A torta de maçã francesa já é uma delícia, agora imagina só servi-la com sorvete de creme? Ficou com água na boca só de pensar? Além dessa combinação perfeita, essa receita ainda dá dicas básicas para acertar no preparo, confira!

4. Tarte tatin com chantilly

Publicidade

Nessa versão, além de aprender como fazer a massa e a cobertura da torta de maçã, a sugestão é servi-la junto com chantilly. Assim, você consegue um contraste de sabores e texturas simplesmente irresistíveis. Vale a pena conferir o passo a passo no vídeo.

5. Tarte tatin com creme inglês de pimenta

O diferencial dessa receita já começa pelo recheio, que é feito com a combinação de maçã verde e vermelha, além de levar um toque de pimenta. Para que o resultado fique ainda mais picante, é feito um creme inglês para a cobertura que também leva pimenta.

6. Tarte tatin com maçã verde

Com uma massa de manteiga, um recheio de maçã verde e uma cobertura de chantilly, fica difícil resistir ao sabor dessa receita. Para um toque aromatizado, a sugestão é usar uma pitada de canela. Além disso, você ainda confere dicas para facilitar o seu preparo.

7. Tarte tatin com peras

Para sair do comum no sabor da sua torta francesa, vale a pena inovar no recheio. Pensando nisso, essa receita deixa a maçã de lado e dá lugar para a pera. Para melhorar ainda mais, cravo, canela e noz-moscada ajudam a aromatizar o recheio.

8. Tarte tatin com banana

Para obter um resultado perfeito com a banana, é preciso que ela não esteja muito madura. Além da fruta e do caramelo usados para o recheio e cobertura, essa receita ainda é polvilhada com gengibre e canela para aquele toque de sabor especial.

9. Tarte tatin com amêndoas

Publicidade

Se você quiser testar uma receita com um toque crocante de amêndoas, vale a pena conferir essa opção. Aqui, além desse ingrediente, você vai precisar de maçãs verdes, manteiga, fava de baunilha, mel, açúcar, limão e massa filo comprada pronta.

10. Tarte tatin salgada

Para fechar a lista, uma receita bem diferente de todas as opções anteriores. Com uma massa folhada, berinjelas, confit de cebola e pinoli, essa é uma opção ideal para surpreender. O preparo é um pouco demorado, mas o sabor compensa toda a espera.

Seja com maçãs, outras frutas ou até mesmo salgada, a tarte tatin pode fazer um grande sucesso na sua mesa. E se você está na pegada de pratos franceses, não deixe de conferir receitas de quiche lorraine.