10 receitas de tempeh para conhecer o sabor deste ingrediente nutritivo

Escrito por    
Em 03.06.20

O tempeh é um alimento criado a partir de grãos cozidos e fungos fermentados. Ele é uma ótima fonte de proteína, não possui glúten e é rico em fibras. Você pode encontrá-lo pronto para utilizar nas suas receitas como acompanhamento ou substituir a carne. Confira diversas formas de preparo e deixe suas refeições mais nutritivas.

Continua após o anúncio

1. Mexido de tempeh

Para dar mais sabor ao tempeh, ele é temperado com páprica, shoyu e suco de limão. É só refogar tudo em uma única panela e servir com legumes, pães e saladas. Ele é finalizado com cebolinha salpicada e fica pronto em minutos. Confira o passo a passo e adicione mais sabor ao seu cardápio.

2. Tempeh no espeto

Esta é uma ótima opção de tempeh para dividir com os amigos. Ele é moldado em forma de espeto e grelhado rapidamente na frigideira. Você vai precisar esperar apenas 15 minutos enquanto ele fica marinando em uma mistura de shoyu, agave, óleo de gergelim, mostarda Dijon e gengibre ralado.

3. Tempeh empanado

Quer um petisco prático? Esta é a escolha certa. Basta cortar o tempeh em fatias e empanar em uma mistura de páprica picante, alho em pó e sal. Depois, é só fritar no óleo e saborear com seus molhos favoritos.

4. Tempeh grelhado

Água, shoyu, gengibre, louro, sal e azeite. Estes são os ingredientes que você vai precisar para criar uma marinada e deixar o tempeh saborizando por 4 horas. Ele é finalizado grelhado na panela com sal, pimenta-do-reino e cebolinha.

5. Tempeh com brócolis

Continua após o anúncio

Aqui, o tempeh é frito previamente para depois ir à panela com brócolis. Eles são temperados com molho de ostra, saquê e shoyu. É perfeito para quem quer uma refeição leve, mas muito saborosa.

6. Tempeh com shimeji

Esta é uma receita de uma panela só. O tempeh e o shimeji são cozidos juntos e ficam mais gostosos com um molho de shoyu e vinagre. Ideal para quem gosta de praticidade!

7. Tempeh com shoyu e amendoim

Seu tempeh nunca mais vai ficar sem graça com este molho. Ele é preparado com shoyu, pasta de amendoim e alho em pó. É só despejá-lo nos cubinhos do tempeh e levar para a panela.

8. Mexidão de legumes com tempeh

Este prato é uma refeição completa e muito saborosa. Basta misturar os seguintes ingredientes em uma única panela: tempeh, tofu, abóbora, mix de cogumelos, salada e queijo feta. Para não errar no tempero, você vai precisar de cúrcuma, tomilho, cominho, noz-moscada e sal.

9. Arroz de manga com tempeh

Para seu tempeh ficar saboroso, ele deve ficar marinando durante 30 minutos em uma mistura de shoyu e limão. Ele harmoniza muito bem com salada e um arroz preparado com manga e gengibre. Um prato colorido e muito saudável!

Continua após o anúncio

10. Feijoada vegetariana com tempeh

Quem disse que vegetarianos não podem ter uma feijoada deliciosa? Esta versão é preparada com feijão preto, tempeh, shitake, linguiça e bife de glúten. Basta misturar tudo em uma panela, mas se programe! O feijão tem que ficar de molho de um dia para outro.

Deu até vontade de conhecer estas delícias, né? Se você gosta de alimentos nutritivos, versáteis e com textura, não pode perder esta seleção deliciosa de receitas com tofu.

PARA VOCÊ