38 receitas de waffle saborosos para um lanche diferente do comum

O waffle é uma massa de origem belga que é muito parecida com a de panquecas e crepes. A maior diferença está na apresentação, já que esse alimento tem uma aparência com o de uma fatia de pão esburacada. Por causa disso, a textura fica crocante por fora e macia por dentro.

Publicidade

Como seu prato pode ser doce ou salgado, os recheios usados também podem variar de acordo com a sua preferência. Dependendo dos ingredientes usados, você pode saborear os waffles no café da manhã, almoço ou lanche da tarde. Essa versatilidade faz com que o prato tenha muitos fãs ao redor do mundo.

Montamos uma lista com opções de massas que podem ser simples ou aromatizadas e diversos ingredientes que você pode usar para o recheio, seja doce ou salgado.

Waffle simples

1. Waffle belga: essa é uma receita que tem uma massa macia por dentro e com uma casquinha crocante. Depois que a mistura de ingredientes estiver pronta, é preciso esperar por 2 horas para depois dar mais uma sovada e então deixar essa massa por 12 horas na geladeira. O processo é longo, mas o resultado com certeza compensa a espera.

2. Waffle crocante: essa é uma receita bem mais simples do que a anterior e que você não precisa deixar a massa descansando. Mesmo assim a textura tem um toque crocante e um sabor delicioso. Por isso, uma ótima opção para uma refeição ou lanche rápido.

Publicidade

3. Waffle clássico: quer preparar uma massa que leva poucos ingredientes e que fique pronta em poucos minutos? Essa receita pode ser uma ótima sugestão para quem procura algo prático e simples, mas sem deixar o sabor de lado.

4. Waffle salgado: uma massa salgada é uma ótima dica para uma refeição rápida ou um lanche da tarde. Você pode usar inúmeros ingredientes como recheio, como queijos e bacon, por exemplo.

5. Waffle integral de cacau: o legal dessa massa é que mesmo sendo uma opção integral, sua textura é bem levinha e saborosa. Com o gostinho extra do cacau, até quem prefere versões feitas com farinha branca, pode se deliciar.

Publicidade

6. Waffle da vovó: essa é uma receita que usa ingredientes simples, mas é preciso esperar que a massa descanse por 30 minutos na geladeira antes de ir para a máquina. Por isso, é bom pensar no preparo com antecedência para não esperar com fome.

7. Waffle vegano crocante: usando apenas farinha de trigo, açúcar e água é possível preparar uma massa bem gostosa. A dica é misturar a farinha branca com a integral para uma refeição mais saudável.

Waffle saudável

8. Waffle sem glúten: essa é uma receita de massa que além de ser livre de glúten, também não usa ingredientes de origem animal. Você vai precisar de apenas cinco itens: farinha sem glúten, iogurte de arroz ou amêndoas, açúcar, óleo de coco e fermento.

9. Waffle funcional: que tal usar substituir a farinha branca por de arroz e ainda usar bananas para uma massa saudável? O resultado fica incrível, já que fica gostoso, mas sem deixar de ser um alimento nutritivo.

10. Waffle sem glúten diferente: essa é uma receita que além de não usar glúten, também sugere o uso de açúcar demerara e leite de coco para uma versão mais saudável. Porém, é só uma sugestão mesmo, já que se você usar os ingredientes tradicionais, também terá um ótimo resultado final.

11. Waffle sem glúten/lactose: a farinha de arroz também entra em cena nessa receita que é livre de glúten. Já para substituir o leite, você pode usar a versão sem lactose ou até mesmo o de soja. A vantagem dessa receita é que a massa fica bem macia.

12. Waffle integral com queijo de minas: um café da manhã nutritivo pede uma boa escolha de alimentos, não é mesmo? Por isso, essa receita se enquadra muito bem no perfil de quem busca uma refeição nutritiva, mas muito gostosa.

13. Waffle de batata doce: farinha de amêndoas, de tapioca purê de batata doce, fermento e ovos são os principais ingredientes para preparar essa massa. Tirando eles, você vai precisar de essência de baunilha, canela, mel e sal para incrementar o sabor.

14. Waffle sem glúten/lactose com blueberry: essa é uma receita que usa uma grande quantidade de ingredientes, porém, o resultado é compensador, já que o sabor pode deixar muita gente babando.

Publicidade

15. Waffle proteico de banana: se você quer uma massa que além de proteica também seja bem encorpada, essa pode ser a receita certa. O uso de banana faz com que seus waffles fiquem docinhos e cheios de sabor.

Waffle com frutas

16. Waffle de banana e nozes: essa é uma receita um pouquinho complicada, mas nada que te deixe muito tempo na cozinha ou que não possa ser feito por quem não tem muita prática em cozinhar. Se você gosta de nozes e banana, não deixe de provar.

17. Waffle de iogurte com morango: essa é uma receita que tem uma massa muito cremosa devido ao uso de iogurte. Os morangos são usados com cobertura junto com uma calda caseira da mesma fruta e uma quantidade generosa de cream cheese.

18. Waffle de baunilha sem glúten: essa é uma opção incrementada com um sabor incrível de morango, mas que não leva glúten. Além disso, coco ralado também entra na massa para um sabor muito mais gostoso.

19. Waffle de batata doce com laranja: e que tal preparar uma massa que combina batata doce com raspas de laranja? O resultado é um alimento bem nutritivo e super aromatizado. Além disso, o preparo não é nada trabalhoso.

20. Waffle com banana e chocolate: se você quer waffles com um sabor incrível e não liga para as calorias, essa pode ser uma ótima opção, já que a massa é servida com bananas, calda de chocolate, pasta de amendoim, chantilly e sorvete e creme.

21. Waffle com frutas vermelhas: e que tal preparar uma calda de framboesa e amora para os seus waffles? É claro que você também pode usar suas frutas vermelhas favoritas ou outras opções, como morango e cereja, por exemplo.

22. Waffle com calda de morango: uma massa simples e uma calda de morangos feito no micro-ondas pode ser uma ótima pedida para aquele café da manhã de fim de semana, quando acordamos mais tarde e a vontade de comer algo gordinho bate.

23. Waffle de limão: uma massa simples de waffles pode ficar muito mais saborosa com o acréscimo de raspas de limão. Para enfeitar um pouco seu prato e também dar um toque mais docinho, a dica é polvilhar açúcar de confeiteiro.

Publicidade

24. Waffle com morango: essa é uma receita de massa simples, mas que é servida com morangos, Nutella, iogurte grego e cacau em pó. Se você quer um alimento bem doce e cheio de sabores diferentes, que tal experimentar essa opção?

25. Waffle vegano de limão e morango: nessa receita de massa vegana você vai usar as raspas e o suco do limão para um toque azedinho no sabor. A dica é servir os waffles acompanhados de morangos e agave.

Waffle com coberturas doces

iStock

26. Waffle com Nutella: e que tal preparar mini sanduíches de waffles com recheio de Nutella? Essa é uma ótima sugestão para as crianças ou até mesmo para quando você estiver com visitas em casa.

27. Waffle com sorvete de cereal: a dica dessa receita é preparar um sorvete de cereal caseiro para acompanhar os waffles que também são feitos em casa. outra dica é servir com frutas picadas, como morango e blueberry.

28. Waffle holandês com doce de leite: o stroopwafel, a versão holandesa dos waffles é bem diferente. A massa, que é bem fina e crocante é recheada com doce de leite. Mesmo fugindo do tradicional, é um doce que vale a pena entrar na sua mesa.

29. Waffle de churros: os doces com sabor de churros ganham cada vez mais apreciadores, não é mesmo? E com os waffles também é possível conseguir esse gostinho que tanta gente adora. Para um grande sabor, basta ser generoso com a quantidade de doce de leite usado.

30. Waffle de abóbora: uma opção que usa vários ingredientes, mas se você é fã desse legume, o trabalho com certeza valerá a pena. Para incrementar o sabor dos waffles, você ainda vai precisar de gengibre.

31. Waffle de açúcar: essa é uma receita de waffles bem famosa na Bélgica. A diferença dos tradicionais é que a massa leva fermento de pão, o que resulta em uma textura mais densa e um sabor bem diferente, mas muito gostoso.

32. Waffle de granola e chocolate: essa é uma preparação que também foge do comum, já que a base dos waffles é feito com uma massa de cookies. Até por isso, a dica é que seu alimento seja feito em um tamanho menor do que o tradicional.

33. Waffle de cenoura: e que tal usar cenoura na massa dos seus waffles? O resultado é inovador tanto no sabor, quanto na cor. Além disso, essa é uma opção nutriva e com gostinho de quero mais.

34. Waffle de brigadeiro com Nutella: você gosta muito de chocolate? Então essa combinação de creme de cacau e avelã com brigadeiro pode ser ideal para sua próxima sobremesa ou lanche da tarde. A dica é que se você quiser mais sabor, use chantilly e cookies.

Waffle salgado

35. Misto-quente de waffle: e que tal preparar uma massa simples e usar presunto e queijo de recheio? Com um processo que não dá muito trabalho, é possível inovar no sabor.

36. Waffle de batata: usar batatas no preparo dos seus waffles fará com que sua massa tenha uma textura e um sabor completamente novos, por isso, é legal para aqueles dias que queremos inovar. Para o recheio você pode deixar sua imaginação fluir.

37. Waffle de pão de queijo: e que tal preparar uma massa que fica com uma casquinha crocante, molinha por dentro e com pedaços de queijo derretido? Já deu água na boca, não é mesmo? Para melhorar ainda mais, o preparo é bem simples.

38. Waffle de arroz com strogonoff: essa é uma receita que cai bem no almoço ou no jantar. A massa dos waffles é feita com arroz e o strogonoff entra como acompanhamento.

Mesmo que você não tenha uma máquina para preparar waffles em casa, é possível preparar sua massa com o auxílio de uma frigideira. A principal diferença estará na aparência, mas o sabor pode ser tão saboroso quanto a versão original.