Como fazer nhoque para sentir o gostinho da Itália em casa

Escrito por    
Em 30.04.20

O nhoque é uma massa italiana muito saborosa que permite diversas combinações. São pequenos pedaços de uma massa macia que, geralmente, é preparada com batata ou farinha de trigo. Para ter esta delícia fresquinha na sua casa, é mais fácil do que você imagina. Confira como colocar em prática a versão mais tradicional para conhecer a original textura italiana.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Como fazer nhoque

iStock

Ingredientes

  • 1 quilo de batata
  • 1/2 xícara de farinha de trigo ou farinha sem glúten
  • 1 ovo
  • Queijo parmesão ralado
  • Pimenta-do-reino
  • Sal

Como fazer

  1. Descasque as batatas e corte em pedaços médios;
  2. Em uma panela, cubra os pedaços de batata com água. Não é necessário pré-aquecer a água;
  3. Ligue em fogo alto e, assim que a água começar a borbulhar, mude para fogo médio. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até ficar bem macia;
  4. Escorra a batata e amasse com os pedaços ainda bem quentes. Reserve e espere esfriar;
  5. Assim que a mistura esfriar, acrescente o ovo, o sal e a pimenta-do-reino. Você também pode acrescentar queijo parmesão ralado a gosto para saborizar;
  6. Vá acrescentando a farinha aos poucos e mexendo até que ela não grude mais na mão. Se houver alguma restrição, a farinha de trigo pode ser substituída pela farinha sem glúten;
  7. Abra a massa e corte em pedaços médios. Abra estes pedaços médios e molde em rolinhos finos;
  8. Corte os pedaços de nhoque do rolinho com uma espessura média de dois dedos;
  9. Aqueça uma panela com água. Assim que a água ferver, acrescente os pedaços de nhoque. Vá cozinhando os pedaços aos poucos para que a panela não fique cheia;
  10. Quando os pedaços boiarem, sua massa estará no ponto para ser retirada;
  11. Agora, é só complementar com o tempero ou molho que desejar e servir!

Com a massa preparada, é só soltar a criatividade. O nhoque pode ser finalizado com manteiga, azeite e diversos molhos saborosos. É uma opção que vai elevar o nível de qualquer refeição e que possui um ótimo custo-benefício. Vale a pena colocar em prática!

Outras formas de fazer nhoque

Assim como os temperos e molhos podem variar, a preparação da massa também possui outras receitas atrativas. A batata pode ser substituída por farinhas, mandioca ou grão-de-bico. Descubra outras versões deliciosas deste prato para não enjoar dessa massa superversátil.

Nhoque de trigo com batata

iStock

Esta é a versão mais parecida com a tradicional. A massa do nhoque é preparada com farinha de trigo, batata amassada, ovo, manteiga e sal. Ela é finalizada de uma maneira muito prática e deliciosa: com molho de tomate pronto e queijo parmesão ralado. O prato vai ao forno por alguns minutos para que o queijo fique gratinado e crie uma casquinha incrível.

Nhoque de batata sem trigo

iStock

Se você não pode ou está evitando consumir farinha de trigo, esta receita vai te salvar. A massa chega no ponto correto apenas com batata, amido de milho, manteiga, sal e pimenta-do-reino. Não é necessário ferver os pedaços e eles ficam muito saborosos com molho vermelho.

Nhoque de batata assada

iStock

Esta é uma massa digna dos restaurantes italianos. A batata é assada no forno com papel alumínio e misturada com ovo, farinha de trigo e sal. Os pedaços ficam supercharmosos moldados com um garfo e crocantes finalizados na frigideira com manteiga.

Nhoque de batata-doce

iStock

Comer batata-doce vai ficar muito mais gostoso com esta receita. Ela é transformada em uma massa de nhoque saudável que também não leva farinha de trigo. A massa fica ainda mais gostosa com um molho feito em minutos na panela com tomates pelados, orégano, manjericão e mel.

Nhoque de mandioquinha

iStock

Esta é uma versão digna de servir em um jantar com os amigos. A massa adocicada de mandioquinha harmoniza perfeitamente com a costela de porco desfiada. O prato é fácil de fazer e a apresentação com agrião encanta os olhos. Ele mistura sabores e o nhoque fica mais crocante, pois também é selado na frigideira.

Continua após o anúncio

Nhoque de grão-de-bico

iStock

O grão-de-bico é um ingrediente nutritivo que pode servir de base para o nhoque. Ele será triturado formando uma pasta e se mistura com ovo, manteiga, farinha de trigo e sal. É fácil de fazer, rápido, nutritivo e combina com diversos molhos. Imperdível!

Com estes pratos incríveis, você vai se tornar um chef da culinária italiana. Agora, se você quiser arrasar na combinação de texturas e sabores, não pode perder estas receitas de molho para nhoque que vão elevar o nível da sua massa.

PARA VOCÊ