Crocantes por fora, macios por dentro e com um sabor irresistível de queijo curado, esses biscoitos são perfeitos para acompanhar um café passado na hora ou aquele chá da tarde. A receita é simples, feita com polvilho, ovos e ingredientes que você provavelmente já tem em casa.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Disponha os ingredientes sobre a bancada da sua cozinha;
Receiteria
-
Em uma panela média, coloque a água, o óleo e o sal e leve ao fogo médio até começar a ferver bem;
Receiteria
-
Em uma tigela grande, coloque o polvilho. Assim que a mistura líquida ferver, despeje sobre o polvilho imediatamente, mexendo com uma colher de pau ou espátula até obter uma farofa bem úmida;
Receiteria
-
Deixe essa massa descansar por cerca de 2 a 3 minutos, apenas o suficiente para amornar e não cozinhar os ovos na próxima etapa;
Receiteria
-
Adicione os ovos e o queijo curado ralado, e sove bem até formar uma massa macia, mas consistente;
Receiteria
-
Pegue pequenas porções da massa e enrole em tiras finas e compridas;
Receiteria
-
Em seguida, enrole as tiras sobre si mesmas, como se formasse uma trança simples ou espiral;
Receiteria
-
Em uma panela funda, aqueça óleo suficiente para cobrir os biscoitos. Mantenha o fogo baixo durante toda a fritura para que o interior cozinhe por completo antes de dourar por fora. Frite os biscoitos aos poucos, virando de tempos em tempos para dourar por igual;
Receiteria
-
Quando estiverem bem douradinhos, retire e coloque sobre papel-toalha para escorrer o excesso de óleo;
Receiteria
-
Sirva ainda quentinhos, quando estão mais crocantes por fora e macios por dentro. Ficam perfeitos com um café fresco ou chá!
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Preparos com queijo e polvilho são a cara da culinária mineira. Essa receita é perfeita para um café da tarde com sabor de férias e casa de vó! Apesar de muito simples de fazer, separamos algumas dicas que fazem toda diferença no resultado final. A primeira delas é a escolha do polvilho. Para saber qual deseja, tenha em mente que o doce deixa uma textura mais elástica, como de pão de queijo. Enquanto o azedo, mais oco, como um biscoito crocante.
Na hora de fritar, muito cuidado! Por conter queijo, pode acontecer de estourarem. Para evitar, mantenha o fogo médio, sem deixar que o óleo aqueça demais. Além disso, frite em levas, eles crescem com o calor. Assim não tem perigo de grudarem ou não cozinharem por completo.
Por fim, o queijo curado é a melhor opção, mas caso não encontre com facilidade onde mora, substitua por parmesão. Caso faça, atente-se ao sal, pois pode ficar forte no sabor final. Para descobrir novos preparos para complementar a hora do cafézinho, navegue por nossa seleção de receitas de biscoitos caseiros e aproveite!

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramExperimente também...

Biscoito de polvilho assado (Chimango)
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (1)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
alba_pereira-dias usuário
25/01/2025