O brigadeiro é um orgulho da confeitaria brasileira. Quanto mais lisinha e brilhosa a massa, mais gostoso e bonito fica o doce. Use ingredientes de boa qualidade e siga o passo a passo para o brigadeiro ficar sem gruminhos. Depois, é só enrolar e fazer a festa.
Ingredientes
Publicidade
Modo de Preparo
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Receiteria
Publicidade
Como fazer o brigadeiro perfeito?
O queridinho do Brasil – brigadeiro combina com qualquer ocasião, desde uma sobremesa cotidiana até aniversários e outros eventos. O preparo é muito simples, com poucos ingredientes, entretanto, o segredo do brigadeiro perfeito está nos detalhes. Com as dicas do Receiteria, você vai ficar craque no preparo desse doce. Acompanhe:
Manteiga: a manteiga desempenha um papel fundamental no brigadeiro, pois é fonte de gordura, que deixa o doce mais cremoso, com uma textura aveludada. Além disso, ajuda na construção do sabor e acentua o brilho do brigadeiro. Preferencialmente, use uma manteiga sem sal de boa qualidade (sem excesso de água em sua composição) ao invés de margarina, que costuma ter muitos componentes artificiais.
Leite condensado de boa qualidade: a qualidade do leite condensado faz toda a diferença na textura no brigadeiro. Um produto mais aquoso tende a deixar o doce com a textura granulada, enjoativo, além de dificultar o ponto de cozimento. Já um leite condensado com consistência cremosa facilita o processo de cozimento e deixa o brigadeiro leve, fácil de ser manuseado.
Chocolate em pó: muitas pessoas fazem brigadeiro com achocolatado em pó. Embora esse produto seja mais barato, ele não é a melhor opção, pois possui entre 70% a 90% de açúcar, dependendo da marca, o que faz o brigadeiro cristalizar mais rápido. Além disso, influencia no sabor, possui uma cor mais apagada e oferece uma textura pastosa. Um bom confeiteiro sempre escolhe um chocolate em pó 50% ou 70% cacau, que intensifica o sabor e a cor do chocolate, assim como traz maciez para o preparo. Outra vantagem, o cacau é muito mais saudável que o achocolatado.
Uma pitada de sal: pode até parecer meio sem noção adicionar sal ao doce, entretanto essa pitada realça o sabor do chocolate e suaviza a intensidade do açúcar, proporcionando uma experiência agradável ao paladar. É mais recomendado adicionar uma pitada de sal ao preparo do que optar por uma manteiga com sal – a quantidade de sal é maior que uma pitada e vai interferir no sabor do brigadeiro. O toque final deve ser feito quando o doce já estiver bem incorporado e próximo do ponto certo.
Panela ideal: sim, isso pode influenciar no resultado do brigadeiro! A melhor opção é uma panela de fundo grosso, que distribui o calor de maneira uniforme, permitindo um maior controle da temperatura. Assim, é possível evitar que o doce cozinhe muito rápido, queime ou forme gruminhos. Use uma panela de fundo triplo, inox ou alumínio.
Fogo: não dá para brincar com o fogo! Quando o assunto é brigadeiro, se o fogo estiver muito alto, o doce pode queimar nas bordas antes de atingir o ponto certo e ficar com um gosto amargo. Por outro lado, se estiver muito baixo, o processo de cozimento será muito lento e há mais chances do brigadeiro começar a empelotar. Mantenha o fogo médio-baixo, que oferece um bom controle, sem risco de queimar ou grudar. Quando o brigadeiro estiver quase no ponto, pode baixar completamente o fogo.
Mexer constantemente: se você deixar o brigadeiro parado na panela, ele vai queimar. Se mexer apenas de vez em quando, vai grudar e formar gruminhos. Assim que levar a panela ao fogo, é preciso começar a mexer de forma constante e delicada, pois é isso que garante a textura suave e aveludada do doce. Passe a colher de pau, ou espátula, com movimentos circulares, desde a borda até o centro da panela. Evite movimentos bruscos.
Se for para enrolar, que seja brigadeiro! Porque, na cozinha, e com essas dicas, você vai arrasar. Para quem quer ganhar um dinheirinho a mais, esse é um doce que vende fácil, ainda mais no período da Páscoa. Lembre-se que o resultado depende do conjunto de fatores: ingredientes de qualidade, panela, temperatura e mexer sempre.
Como congelar brigadeiro corretamente?
Se você precisa preparar uma grande quantidade de brigadeiro, uma boa opção para agilizar o processo, ou preservar o doce por mais tempo, é congelar. Entretanto, dá um medinho da massa perder a textura, encharcar ou ficar cheia de cristais de gelo. Temos a dica certa para isso não acontecer e o seu brigadeiro não perder cremosidade e sabor!
Antes de congelar, espere o brigadeiro esfriar completamente. Isso ajuda a evitar que o calor residual cause a formação de cristais de gelo durante o congelamento. Assim que desligar o fogo, forre uma superfície, assadeira ou prato, com filme-plástico e despeje o brigadeiro por cima para acelerar o resfriamento.
O próximo passo, você decide – há duas opções. É possível congelar os brigadeiros já enrolados. Para isso, pegue uma pequena porção de massa e, com a palma da mão, modele uma pequena bolinha. Repita o processo com toda a massa. Coloque os docinhos em um recipiente forrado com papel-manteiga, deixando um espaço entre eles.
Leve o recipiente com os brigadeiros modelados ao congelador por algumas horas, até os docinhos firmarem. Quando já estiverem duros, você pode colocá-los em saquinhos plásticos, sem o risco de grudar, e levar ao congelador novamente.
Outra opção é congelar a massa em porções. Divida como preferir, considerando a quantidade que você pretende utilizar cada vez que for descongelar o brigadeiro. Para facilitar, molde as porções em formato de barra ou bola. Unte as mãos com manteiga e passe por toda a superfície do brigadeiro. Em seguida, enrole-o em plástico-filme, guarde em saquinho ou embalagem com tampa, e leve ao congelador.
Após refrigerado, o brigadeiro deve ser consumido em até 3 meses. Não recomendamos, congelar, descongelar e tornar a congelar o doce, pois isso pode afetar tanto a textura quanto o sabor.
Para descongelar, não adianta ter pressa. Evite o micro-ondas – o brigadeiro pode ressecar e ficar com algumas partes duras. Retire o doce do congelador e transfira-o para a geladeira, de um dia para o outro, cerca de 6 a 12 horas, dependendo da quantidade.
Na geladeira, o brigadeiro vai descongelar lentamente, mantendo sua textura e sabor. Após descongelar, já pode modelar as bolinhas (manuseie a massa por alguns segundos para incorporar ar). Caso tenha congelado o brigadeiro já enrolado, basta finalizar com granulado e está pronto para consumo.
Qual o ponto perfeito do brigadeiro?
Sabe quando o brigadeiro derrete na boca? Esse é o ponto perfeito! O doce fica cremoso, macio e aveludado. No entanto, não há apenas um ponto perfeito – isso depende do seu objetivo. Caso tenha um termômetro culinário, isso te ajudará bastante, mas também é possível aplicar alguns truques dia a dia:
Calda para bolo: em fogo médio, assim que o brigadeiro começa a borbulhar, temos o ponto calda, muito utilizado no bolo vulcão. A temperatura do doce fica entre 40 °C e 45 °C.
Brigadeiro de colher: com o brigadeiro borbulhando, continue mexendo, em movimento circulares, cerca de 2 a 3 minutos de cozimento. O doce ainda cai da colher, porém um pouquinho mais devagar e com a consistência levemente cremosa. Sua temperatura está entre 60 °C e 65 °C.
Recheio: o brigadeiro atinge esse ponto após cerca de 5 a 6 minutos de cozimento. Embora já esteja bem cremoso, ainda não está desgrudando completamente do fundo da panela. O doce cai pingando da colher (há um pequeno intervalo entre um pingo e o outro) e sua temperatura está em 80 °C.
Enrolar: com 8 a 9 minutos de cozimento, o brigadeiro atinge 90 °C, esse é o ponto ideal para enrolar. Ao passar a espátula no fundo da panela, o brigadeiro se desgruda com facilidade, abrindo um caminho que não se fecha novamente. Apague o fogo e continue mexendo por mais 1 minuto – o doce continuará cozinhando com o calor residual.
Em caso de errar o ponto, adicione um pouquinho de creme de leite ao brigadeiro, abaixe o fogo, e continue misturando delicadamente. O doce ganhará cremosidade outra vez. Apenas tome cuidado para não exagerar, pois esse ingrediente pode diminuir o sabor do chocolate.
É hora de colocar a mão na massa e começar a enrolar muitos docinhos! Por aqui, a gente nunca enjoa dessa delícia. Aliás, há diversas variações. Confira nossa seleção de receitas de brigadeiro, desde os tradicionais até os mais diferentões. Dá vontade de experimentar todas!

Prazer, Jaque! Minha paixão por culinária vem da infância. Gosto de comida de verdade, com ervas frescas, ingredientes locais e sem desperdício. Tenho uma chácara, onde cultivo legumes, galinhas, temperos etc. Faço bolos, pães, pizzas, massas e carnes. Também gosto muito de mesa posta, atenciosa aos detalhes.
minhas receitas instagramPublicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Perguntas e Respostas (5)
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
filtrar ordenar Ana Lara
22/03/2025
elias_claudino-taborda usuário
23/08/2024
Vera Lourdes Bonotto Gurski
24/06/2024
Edileusa Maria Borges dos Santos Reis
07/03/2024
Viviane
25/11/2023
Laurentina
26/10/2023
Juliana
30/07/2023