Dia de cachorro-quente traz memórias de infância, festinhas, feira de cidade e lanchonetes de bairro. Há muitas versões para preparar esse lanche. Hoje, vamos de clássico: salsicha, batata palha, ketchup e mostarda. Daí você decide: cachorro-quente tem que ter purê de batata ou não?
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
- 
            
                                    Utilizamos o clássico pão de cachorro-quente (ideal para o tamanho da salsicha e com miolo macio). Você pode incluir ou substituir os temperos, por exemplo, usar coentro ao invés de salsinha. Pique a cebola, o tomate e o pimentão em cubinhos pequenos;
                        Receiteria
 - 
            
                                    Em uma panela, com um fio de azeite, refogue a cebola até murchar (cerca de 30 segundos). Acrescente o alho, mexa bem e refogue por mais 30 segundos;
                        Receiteria
 - 
            
                                    Coloque o pimentão e o tomate, misture bem e refogue por cerca de 2 minutos;
                        Receiteria
 - 
            
                                    Adicione o colorau, sal, pimenta-do-reino, páprica defumada e, se quiser, o caldo de carne ou bacon. Misture bem para incorporar o sabor. Coloque a salsinha e mexa novamente;
                        Receiteria
 - 
            
                                    Despeje o molho de tomate, a água e as salsichas. Deixe cozinhar em fogo médio para reduzir o molho por cerca de 15 minutos. Experimente e, se preciso, acerto o sal;
                        Receiteria
 - 
            
                                    Para montar, basta cortar o pão ao meio, sem partir totalmente (deixe as bandas interligadas). Coloque 2 colheres de sopa do molho, 1 salsicha, batata palha, ketchup e mostarda.
                        Receiteria
 
Publicidade
anote aí...
Cada região do Brasil tem o seu cachorro-quente tradicional. O dogão paulistano ganha uma camada generosa de purê de batata. O cachorro-quente paraibano deveria se chamar fartura: vem com carne moída, ovo de codorna e queijo ralado. No Rio de Janeiro, a cereja do lanche é a uva-passa!
Também vale acrescentar milho, ervilha, vinagrete, calabresa, bacon, alface, tomate em rodelas, maionese e mussarela ao recheio. Em alguns estados, o cachorro-quente é prensado em uma chapa. Outra versão substitui a salsicha por linguiça fina.
Essa receita simples e barata é perfeita para uma reunião de amigos, festas, lanche rápido e dia a dia. Se preferir, use o molho de salsicha como base e acrescente outros ingredientes. Já experimentamos diversas receitas de cachorro-quente. Uma mais deliciosa que a outra! Teste todas e conte para gente qual é a sua preferida.

Prazer, Carlos! Sou um cozinheiro autodidata. Cresci com os livros de culinária de minha mãe, aprendi as receitas da família e me apaixonei por confeitaria. Em meus preparos, gosto de contar histórias, envolver as pessoas e criar memórias.
minhas receitas instagramPublicidade