Da união do caldo de mocotó com a favada surge o mocofava. Cheio de sabor e personalidade, o mocofava é um prato que representa a riqueza da culinária nordestina. O preparo é demorado, entretanto rende bastante, para compartilhar uma grande refeição com toda a família.
Ingredientes
Publicidade
Modo de preparo
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
-
Receiteria
Publicidade
anote aí...
Um dos passos mais desafiador na hora de fazer o mocofava é o preparo correto do mocotó. A pata de boi precisa ser bem higienizada e ferventada com suco de limão para não ficar com um cheiro forte.
A fava também merece uma atenção especial. É importante realizar o passo a passo de trocar a água do demolho, assim como fazer 3 processos de fervura, caso contrário, ela ficará bem amarga.
Você pode cozinhar o mocotó com cenoura, salsão e outros temperos para intensificar o sabor do caldo. Depois de cozido, retire a camada de gordura que se forma na superfície do caldo de mocotó, assim, ele ficará mais leve.
Na hora que você for fritar a calabresa e o bacon (passo 10), se quiser um prato mais apimentado, adicione uma pimenta-dedo-de-moça bem picadinha e sem sementes. Também vale acrescentar pimenta-de-cheiro, que traz um toque aromático sem exagerar na picância. Para um toque baiano, na finalização, despeje um fio de azeite de dendê.
Uma dica de ouro: se você tiver 2 panelas de pressão, otimiza demais seu tempo na cozinha. Enquanto o mocotó cozinha em uma, a costelinha cozinha na outra. Embora seja uma receita demorada, o mocofava fica extremamente saboroso. Uma combinação rica de texturas e temperos.
A suculência do mocotó se mistura perfeitamente com a cremosidade das favas, criando uma refeição encorpada e cheia de sustança. Ideal para quem busca um prato típico nordestino com muita personalidade e sabor. Definitivamente vale o esforço! Ofereça diferentes tipos de pimenta à mesa (como molho de pimenta caseiro) para personalizar o nível de picância.

Sou apaixonado por culinária desde criança, já fiz vários cursos na área e, atualmente, estou me preparando para cursar Gastronomia. Inspirado por minha mãe, adoro preparar bolos. Nas redes sociais, compartilho receitas simples e descomplicadas. Paulista de carteirinha, sou, sim, um defensor do cuscuz paulista.
minhas receitas instagramEsta receita combina com...
Publicidade
Tem dúvidas sobre esta receita?
Faça sua pergunta e nossa equipe irá te responder!Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta receita!
Você fez esta receita? Queremos sua avaliação!
Compartilhe conosco sua experiência. A receita ficou boa?
avaliações
Ainda não há avaliações nesta receita. Seja o primeiro a avaliar!