O amido de milho é um dos espessantes mais práticos para utilizarmos na cozinha, ele ajuda a engrossar molhos, recheios e sopas. Em petiscos e empanados, entrega uma casquinha sequinha e crocante. Também pode ser usado no preparo de bolos, biscoitos, panquecas, entre outros. Outra característica importante é que o amido naturalmente não possui glúten. Confira nossa seleção de receitas.
Um bolo livre de glúten e sem lactose. Você vai precisar de amido de milho, açúcar e ovos. O que garante a leveza da massa é a clara batida em neves. Prepare para o café da tarde.
Publicidade
O gostinho de leite em pó fica bem presente. Além disso, esse ingrediente ajuda a deixar o biscoito mais macia. Para aromatizar, vale adicionar extrato de baunilhas, raspas de casca de limão ou laranja etc.
Uma massa de panqueca sem glúten e com ingredientes acessíveis. No liquidificador, batemos ovo, azeite, leite zero lactose, amido de milho e sal. Confira as medidas exatas e o modo de preparo na receita.
Aquela bolachinha que salva a gente em qualquer horário do dia. A nata oferece uma textura cremosa e o amido de milho garante que a massa fique sequinha - o resultado, uma delícia! Faça em casa.
Com chocolate, tudo fica mais gostoso! Utilizamos uma receita simples para preparar as bolachinhas, com amido de milho, açúcar, manteiga e gema de ovo. Depois de assada, cada bolachinha é banhada em uma calda de chocolate meio amargo.
Publicidade
Com apenas 3 ingredientes, é possível preparar sequilhos sequinhos e amanteigados. Você vai precisar de leite condensado, manteiga e amido de milho. A receita rende cerca de 60 - 70 unidades, dependendo do tamanho das bolachinhas.
Um creme de confeiteiro perfeito para você rechear bolos, pavês, tortas e sonhos. Utilizamos fava de baunilha, porém, quem não gosta do sabor, pode retirar esse ingrediente. Rende cerca de 600 ml.
Para empanar o peixe, preparamos uma misturinha com amido de milho, farinha de trigo e fubá. A casquinha fica bem crocante. Fritamos em óleo quente, no entanto o preparo na air fryer também entrega ótimo resultado.
O amido de milho, quando usado com sabedoria, é um ótimo aliado na cozinha. Aqui, ele ajuda a engrossar o molho branco. Lembre-se que o amido precisa ser dissolvido no leite em temperatura ambiente, pois, se estiver quente, o creme vai empelotar.
Em menos de 20 minutos, você prepara um creme de amido de milho doce. Utilizamos extrato de baunilha para saborizar - é possível substituir por uma essência alimentícia de sua preferência. Confira o modo de preparo.
Publicidade
Esse creme de leite fica com o sabor bem suave, por isso pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas. Os ingredientes são leite, amido de milho e manteiga sem sal. O preparo é rápido e o resultado fica bem cremoso.
Um mingauzinho no café da manhã, ou antes de dormir, é bom de mais. O preparo leva leite, amido de milho, açúcar e canela em pó (utilizada para saborizar). Sirva com frutas e cereais.
Uma ótima opção para quem não consome glúten, esse bolo é preparado com amido de milho, ovos, açúcar, leite de coco, coco ralado, óleo vegetal e fermento. Também é livre de lactose. A massa fica bem macia e aromática.
Um petisco crocante, perfeito para acompanhar bebidas geladas. O amido de milho evita que os palitinhos de batata absorvam muito óleo durante a fritura. Você pode temperar a massa com ingredientes de sua preferência.
Clima friozinho por aí? Vamos aquecer o corpo e o coração com esse chocolate quente! Para a bebida não ficar com gosto de amido de milho, é essencial seguir as medidas indicadas na lista de ingredientes.
Publicidade
O café da tarde já está garantindo! É só preparar um bolo, um biscoitinho ou um mingau. Para o almoço, massa de panqueca sem glúten. Foi fazer um prato e descobriu que o creme de leite acabou? Temos uma opção caseira. Só não deixe o amido de milho acabar, pois ele entrega muito na cozinha.
Para essa seleção, escolhemos receitas variadas e fáceis de preparar. Entretanto, as opções não acabam por aqui. Aproveite para conferir mais receitas de sequilhos de amido de milho. Esse biscoitinho crocante possui diversas variações e combinações de sabores.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram