10 receitas com farinha de mandioca para uma refeição bem brasileira

Escrito por    
Em 16.04.20

Bem popular, a farinha de mandioca é um grande sucesso em mesas espalhadas por todo o Brasil. Afinal, este é um ingrediente extremamente versátil. Ela é usada como base para a farofa e também cai bem sendo servida com o arroz feijão do dia a dia, com carnes, para engrossar caldos e muito mais! Veja só:

1. Biscoito de farinha de mandioca

Esta é uma daquelas receitas vapt vupt que só é preciso misturar todos os ingredientes para formar a massa, moldá-la e levá-la ao forno para assar. Com tanta praticidade, ficou querendo correr até a cozinha, certo? Antes, veja o vídeo com todas as dicas.

Continua após o anúncio

2. Tapioca com farinha de mandioca

Deu vontade de comer uma tapioca, mas você não tem a goma em casa? Com esta receita, seus problemas acabaram. Aqui, a sugestão é misturar esta farinha com água e sal. Depois, basta fritar a massa e recheá-la da maneira que você preferir.

3. Farofa de cebola com farinha de mandioca

A farofa é aquele tipo de acompanhamento curinga para as mais variadas refeições, seja durante a semana, para um churrasco ou almoço de domingo. Pensando nisso, vale a pena conferir todas as dicas desta receita que fica pronta em instantes e ainda tem gostinho de cebola.

4. Malassada

Já ouviu falar na massalada? Aqui no Brasil, este nome é dado a um tipo de omelete que, além de ser feito com ovos batidos, ainda leva farinha de mandioca. Assim, a textura fica mais encorpada. Para deixar o sabor ainda mais gostoso, a dica é utilizar cebola, cenoura, tomate, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde.

Continua após o anúncio

5. Bolinho de ovo com farinha de mandioca

Um bolinho frito é uma boa aposta para a hora do lanche ou até mesmo como acompanhamento para as principais refeições. Aqui, ele é feito com farinha de mandioca, ovos, coentro cebola, sal e pimenta-do-reino.

6. Hambúrguer vegetariano

Fazer um hambúrguer sem carne é uma tarefa bem simples e, desta maneira, fica fácil se aventurar pelos mais diversos sabores. Nesta receita, a base é feita com feijão carioquinha e farinha de mandioca. Este último ingrediente além de dar sabor ao prato, ainda ajuda a dar liga. Confira o passo a passo para testar em casa.

7. Bolo de banana com farinha de mandioca

Que tal deixar a farinha de trigo de lado para testar esta receita em casa? Aqui, é a farinha de trigo que entra em seu lugar e garante um resultado surpreendente. Sem complicações, este é um bolo simples, daqueles perfeitos para serem servidos com um café quentinho.

8. Bolo de amendoim com farinha de mandioca

Sem glúten e sem lactose, esta ainda é uma receita de bolo fitness. Para melhorar ainda mais, o modo de preparo é simples, a lista de ingredientes é curta e o modo de preparo pode facilmente te conquistar. Confira todas as dicas no vídeo.

9. Pão de farinha de mandioca

Coloque as mãos na massa e faça seu próprio pão em casa! A tarefa de sovar e esperar a fermentação pode até ser maior do que ir ao mercado ou à padaria, mas o resultado com certeza compensa! Ainda mais com um passo a passo bem detalhado para ser seguido.

Continua após o anúncio

                   

10. Costelinha assada na farinha de mandioca

Feita no forno, esta é uma receita em que a costelinha de porco fica com uma textura bem macia. Isso faz com que ela contraste muito bem com a farofa que leva como base a farinha de mandioca. Para melhorar ainda mais, pedaços de batata também entram em cena.

E aí, viu só quantas receitas gostosas para experimentar? Para sair do comum e apostar em ingredientes com uma cara bem tropical, também vale a pena conferir receitas com farinha de banana verde.