22 receitas com feijão branco para se apaixonar pelo grão

O feijão-branco é rico em fibras, proteínas, minerais e uma excelente fonte de carboidratos complexos! Seu grão é maior comparado com outros feijões e ele possui um sabor suave, ótimo para incrementar diferentes pratos. Confira essas receitas com feijão-branco e aproveite opções de saladas até sopas.

Nunca fez um feijão-branco e não tem ideia por onde começar? Então, confira essa receita completa e explicadinha de como preparar um delicioso feijãozinho com direito à linguiça defumada e bacon. Não tem como dar errado!

Publicidade

O minestrone é uma sopa italiana tradicionalmente preparada com uma variedade de legumes, feijões e, muitas vezes, massa ou arroz. Aqui, os grandes escolhidos são o macarrão padre nosso e o feijão-branco. Sirva com queijo parmesão ralado e aproveite!

Um clássico da culinária nacional, o mocotó é feito com a pata do boi e feijão-branco. Além disso, batatas e cenouras ajudam a incrementar o prato e deixá-lo ainda mais completo, tanto em sabor quanto em nutrientes. Você vai se apaixonar!

Um pouco diferente da versão tradicional, a feijoada branca é preparada com linguiça tipo portuguesa, acém em cubos, linguiça tipo paio e bacon. Quanto aos temperos, tenha em mãos pimenta-do-reino, açafrão e louro. Uma delícia sem igual!

Até quem torce o nariz para pratos veganos vai se apaixonar por essa feijoada branca de legumes! Aqui, brócolis, tomates, cenoura e pimentão fazem substituem as carnes, o que deixa a receita mais leve e perfeita para dias com temperaturas mais elevadas.

Publicidade

Com o saborzinho maravilhoso de verão, essa feijoada de marisco vai te transportar direto para a beira da praia sem sair de casa! E para combinar bem com os frutos-do-mar, você precisa usar feijão-branco, viu? Fica simplesmente incrível!

Inove o seu almoço de domingo com essa receita maravilhosa de feijoada de frutos-do-mar! Além do camarão, você também vai precisar de um kit para paella. A dica de ouro é comprar em peixarias, assim você garante um produto mais fresco e de qualidade.

Inove o seu almoço e a sua janta com esse delicioso feijão-branco com molho de tomate! Pronto em meia horinha, ele conta com ingredientes clássicos, como folhas de louro, cebola e alho. Se quiser incrementar, adicionar bacon ou linguiça calabresa.

Outra maneira de deixar as refeições do dia a dia mais interessantes é investir nesse feijão-branco cremoso! E o segredo do caldinho começa na hora de deixar os grãos de molho: no mínimo três horas embaixo d’água, ok?

Receita obrigatória para o caderninho de todo brasileiro, essa dobradinha tradicional é rica em sabores diversos, como o defumado do bacon e o salgadinho marcante da carne de sol. A dica de ouro é servir com uma farofa caseira.

Publicidade

oferecido por Caldo Bom

Um clássico da culinária brasileira, a dobradinha com feijão-branco combina demais com o almoço de domingo com a família. E para evitar um sabor forte, você deve limpar bem a carne, viu? Além disso, capriche nos temperinhos da sua preferência!

O cassoulet é um prato tradicional da culinária francesa, conhecido por ser um cozido rico e reconfortante, à base de feijão-branco e carne. E aqui, além da carne bovina, você também vai precisar de bacon, paio e calabresa. Ou seja, uma explosão de sabores!

Uma opção mais refrescante, esse cassoulet de frutos-do-mar ao curry tem um toque de vinho branco que ajuda a deixar o prato ainda mais saboroso e refinado. A sugestão é usar camarões grandes e bem limpinhos, ok? Faz toda a diferença no resultado.

Feita com carne de porco e linguiça paio, essa cassoulet francesa é ideal para quem gosta de fugir de óbvio e surpreender os convidados com um prato refinado! Sirva em um recipiente bem lindo e deixe todo mundo de boca aberta.

Ideal para servir como acompanhamento em entradas, o homus de feijão-branco com cebola caramelizada combina demais com torradinhas! O destaque aqui vai para dois ingredientes para lá de especiais: o molho umami e o tahine.

Publicidade

Um pouco mais elaborada, essa batata-doce recheada com feijão-branco é ideal para quem gosta de pratos saudáveis e diferentes. Com um sabor gostoso de tahine, o recheio dessa delícia promete arrancar suspiros de todo mundo que provar!

Bem no estilo comida de boteco, esse bolinho de feijão-branco vai deixar qualquer happy hour mais animado. Feito com farelo de aveia, ele é totalmente liberado para celíacos e quem segue uma dieta low carb. Uma maravilha!

Indicada para datas especiais, a salada de bacalhau com feijão-branco é o tipo de opção que deixa todo mundo com água na boca! O sabor mais refinado fica por conta do suco de limão-siciliano, que também agrega um perfume delicioso ao prato.

Uma ótima opção para levar de almoço no trabalho ou faculdade, a salada de feijão-branco com atum é a cara daqueles dias mais quentes. Para deixar tudo ainda mais gostoso, você também deve ter em mãos milho e tomatinhos cereja. Fica uma delícia!

Essa salada de beterraba com laranja e feijão-branco conta com um molho maravilhoso à base de suco de limão, azeite, melado de cana, shoyu e gengibre ralado. Vale a pena testar, não é mesmo?

Caiu a temperatura aí na sua cidade? Então que tal se esquentar com uma deliciosa sopa de feijão-branco? 100% vegana, ela conta com ingredientes saborosos, como cenoura, pimentão, passata e limão-siciliano. Mas se quiser adicionar um pouco de carne, a dica é investir no bacon!

Dias mais frios pedem comidas quentinhas e aconchegantes, concorda? E para as temperaturas baixas, a dica é investir nessa sopa de couve-flor com alho-poró. A textura é graças ao feijão-branco, que dá um tom aveludado de cair o queixo.

Não importa qual prato dessa lista você escolha, a dica principal é deixar o feijão de molho por pelo menos doze horas para garantir um grão macio e muito mais fácil de cozinhar.

Aproveite e confira também essas receitas com feijão-preto clássicas e gostosas!

Leticia Carvalho Ferreira
curadoria feita com por

Oi, sou a Letícia! Desde criança, aprendi a gostar de cozinhar observando minha mãe, uma cozinheira de mão cheia. Hoje, morando com amigas, preparo minhas refeições do dia a dia e, nos fins de semana, adoro fazer pratos mais elaborados para compartilhar com elas. Esses são momentos de afeto que não abro mão!

minhas listas