40 receitas com feijão branco para incorporar esse grão ao seu menu

Escrito por    

O feijão branco pode ser preparado de muitas maneiras diferentes. O grão pode ser utilizado para compor cozidos, caldos, saladas, carnes, embutidos e legumes e é um ingrediente que vai deixar suas refeições ainda mais gostosas.

Continua após o anúncio

Os pratos com feijão branco contam com sabores bem equilibrados e irresistíveis, deixando seus convidados com água na boca. Então, confira uma seleção de receitas com feijão branco que você precisa experimentar:

Saladas com feijão branco

Foto: Reprodução / COZINHA TRAVESSA

1. Salada de feijão branco com champignon e azeitona: essa versão de salada de feijão branco combina sabores marcantes e o resultado é irresistível. Os grãos são cozidos com louro e, quando estiverem frios, devem ser misturados com azeitonas pretas picadas, champignon e rabanete. As ervas frescas utilizadas no tempero dão um gostinho especial para o prato, que vai fazer sucesso no seu almoço em família!

2. Salada de feijão branco com atum: essa é uma versão de salada de feijão branco gostosa e de preparo simples. O prato é composto pelos grãos cozidos, atum ralado, tomate, rabanete e azeitonas. As nozes utilizadas na finalização dão um toque crocante e especial para a receita!

3. Salada de feijão branco com linguiça e tomate: essa é uma receita nutritiva e de sabor marcante. Aqui, o feijão branco é cozido com louro, combinado com paio frito e um vinagrete feito de tomate, cebola, azeitona e cheiro-verde. O resultado é uma versão prática de salada e a sugestão é servir com molho de pimenta!

4. Salada de feijão branco com cenoura e pimentão: essa é uma opção vegana de salada de feijão branco. Para preparar, basta misturar os grãos cozidos com cenoura picada, cebola roxa, pimentões, salsinha e cebolinha. O tempero é feito com azeite, suco de limão, sal e pimenta. O prato pode ser servido em uma folha de couve e também finalizado na geladeira.

5. Salada de feijão branco, brócolis e cenoura: essa receita traz uma salada de feijão branco gostosa e bem completa. Além dos grãos, o preparo também leva brócolis, cenoura, salsinha, alho-poró e cebolinha. Os ingrediente são todos refogados por alguns minutos na frigideira e temperados com shoyu. A finalização é feita com flor de sal.

6. Salada de feijão branco e abobrinha: essa receita combina o sabor delicioso do feijão branco com a abobrinha grelhada e o tomate-cereja assado. Os grãos são deixados de molho, cozidos com alho e misturados com os ingredientes. O tempero fica por conta do molho de manjericão e do sal. É uma opção que possui um gostinho singular e que vai te deixar babando!

Sopas e caldos com feijão branco


Foto: Reprodução / SABOR SONORO

7. Caldo de feijão branco: esse caldo de feijão branco é delicioso e precisa entrar para seu cardápio culinário. O feijão é cozido com cebola e combinado com alho em flocos, queijo ralado e pimenta moída. O preparo é levado para o mixer e a textura cremosa se dá pelo uso do creme de leite. Ao servir, deve-ser finalizar o prato com sálvia, azeite e alho granulado.

Continua após o anúncio

8. Sopa de grão de bico e feijão branco: essa é uma opção vegana de sopa que ajuda a reaproveitar sobras de legume que estão na geladeira. O grão de bico e o feijão são refogados com cebola, tomate, cenoura, salsão, cebolinha, talos e folhas de couve. A páprica utilizada dá um gostinho especial ao prato, que é servido com cebolinha, pão e torradas.

9. Sopa de feijão branco com tomates: essa receita traz a combinação deliciosa do feijão branco com tomate, alho-poró e pimentão. O tempero da sopa é feito com sal, páprica defumada e pimenta-do-reino. É uma opção bem cremosa e que funciona bem para os dias frios, já que deve ser servida quentinha.

10. Sopa de feijão branco e camarão: aqui, a sopa de feijão branco conta com o uso do camarão, ingrediente de sabor marcante e gostoso. O preparo ainda leva tomate batido, alho-poró e salsa. A sugestão é servir com pão. Essa é uma opção que vai te ajudar a compor uma refeição nutritiva e gostosa!

11. Ensopado de feijão branco com bacon: o bacon é o ingrediente utilizado para deixar essa sopa de feijão branco ainda mais saborosa. O tomate é usado na forma de cubinhos e o tempero é feito com sal e pimenta. É uma versão que tem um gostinho de quero mais e que vai te deixar com água na boca!

12. Caldo de feijão branco com camarão e leite de coco: esse é um preparo gostoso e prático de caldo de feijão branco. Os grãos são cozidos, combinados com o camarão e o preparo vai para o liquidificador. Depois, são acrescentados o leite de coco e tempero verde. A decoração pode ser feita com camarões sem cabeça.

13. Sopa de feijão branco com legumes e frango: essa sopa combina o sabor do feijão branco com abobrinha, cenoura e frango desfiado. O tempero leva alho, azeite, cebola, sal, tomilho, salsa e pimenta. É uma opção nutritiva, gostosa e ideal para os dias mais frios!

14. Sopa de feijão branco com espinafre: essa versão de sopa de feijão branco é composta pelo vegetal, tomate e espinafre. As folhas de louro utilizadas dão um gostinho especial para o preparo e as folhas de espinafre são adicionadas por último ao cozimento. A dica é servir o prato bem quente!

15. Creme de feijão branco com nori: essa é uma receita diferente e gostosa de creme de feijão branco. Aqui, os grãos são combinados com alga nori, cebola e creme de leite de soja. A alga dá uma textura inconfundível ao prato e essa é uma ótima pedida para os vegetarianos!

16. Cassoulet com feijão branco: esse preparo reúne o feijão branco com linguiça calabresa, tomate e seu extrato. O whiskey deixa um sabor incrível no prato, além do gostinho inconfundível do manjericão e da pimenta calabresa do tempero. É uma opção prática e que funciona bem para servir em ocasiões especiais!

Continua após o anúncio

Feijão branco cozido

Foto: Reprodução / A CASA ENCANTADA

17. Feijão branco com bacon e linguiça paio: esse feijão branco cozido é delicioso e conta com linguiça paio e bacon. O tempero é um destaque do prato e é feito com sal, azeite, cheiro-verde, folhas de louro, alho e páprica defumada. O preparo deve ser servido quente e vai te conquistar pelo gostinho irresistível!

18. Feijão branco com carne e linguiça: a combinação do feijão branco com o coxão mole e a linguiça defumada dessa receita é muito gostosa. O preparo consiste em combinar todos os ingredientes em uma panela de pressão e cozinhar até engrossar o caldo. A sugestão é servir o prato com arroz e couve.

19. Feijão branco com camarão: você precisa conhecer esse preparo de feijão branco com camarão. Os grãos são deixados de molho e cozidos com o caldo do marisco. O camarão é refogado no azeite com alho e tomate. Os ingredientes são, então, todos combinados. O resultado é um prato delicioso e que vai fazer sucesso com sua família!

20. Feijão branco com calabresa e cenoura: esse feijão branco cozido é acompanhado por calabresa refogada, ervilhas e cenoura. O tempero é feito com folhas de louro, sal e pimenta. É uma opção de preparo fácil e que vai te surpreender!

21. Feijão branco com shitake: essa é uma opção vegana e deliciosa de feijão branco cozido. Os grãos são combinados com alho-poró, cenoura, pimentão vermelho e shitake. A consistência do prato é bem cremosa e o sabor vai te deixar pedindo mais!

22. Feijão branco com molho de tomates: essa receita traz um preparo simples e gostoso de feijão branco cozido. Aqui, os grãos são lavados e cozidos com alho-poró, pimentão vermelho e cebolinha. O preparo é combinado com um molho de tomates caseiro delicioso. É uma versão que deixa qualquer um com água na boca!

23. Feijão branco com lombo e linguiça: esse é um preparo fácil de feijão branco. Os ingredientes são todos combinados na panela de pressão e o cozimento dura quarenta minutos. O tempero é adicionado quando os grãos já estiverem prontos e a sugestão é servir com arroz e legumes.

24. Feijão branco com salpicão serra: essa receita é uma verdadeira explosão de sabores. Aqui, o feijão branco é acompanhado por cebola, alho, azeite, salpicão serra, páprica doce e folhas de louro. Para preparar, basta reunir tudo em uma panela de pressão e deixar cozinhar por alguns minutos. É uma opção de gostinho singular!

25. Feijão branco com linguiça defumada e cenoura: essa receita traz uma maneira rápida e gostosa de preparar o feijão branco. Os grãos cozidos são combinados com linguiça defumada, cebola, bacon, azeite, alho, cenoura, sal, pimenta e ervas em uma panela. O preparo deve cozinhar por alguns minutos e a dica é servir com arroz branco.

26. Feijão branco com costela: a combinação do feijão branco com legumes, carne seca e costela dessa receita é simplesmente irresistível. Os legumes utilizados são batata doce, cenoura, abóbora e batata. O feijão é cozido e misturado com os outros ingredientes e o preparo deve ficar no fogo até o caldo engrossar. O prato pode ser servido com arroz, farofa e couve.

27. Feijão branco com carne seca: essa receita traz o feijão branco acompanhado por carne seca, batata, abóbora, tomate, batata doce e cenoura. O tempero dá um gostinho especial ao prato e é feito com alho e folhas de louro. É uma opção bem completa e deliciosa!

28. Feijão branco com abóbora, couve e gergelim: essa versão vegana de feijão branco cozido fará sucesso na sua mesa. Os grãos são reunidos para cozinhar com cebola, alho-poró, salsão, couve, salsa e abóbora. O gergelim é tostado na frigideira e servido com o prato.

Preparos variados com feijão branco

Foto: Reprodução / GORDELÍCIAS

29. Bolinho de feijão branco: esse bolinho delicioso de feijão branco é feito com o grão, cebola, azeite, farinha de rosca, ovo, salsinha, sal e pimenta-do-reino. O preparo é feito refogando tudo até se obter uma massa homogênea e os bolinhos são empanados com amido de milho, parmesão e farinha de rosca. O resultado é muito gostoso e funciona bem para servir como aperitivo!

30. Homus de feijão branco: essa á uma opção alternativa de homus, que leva o feijão branco em sua composição. Para preparar, basta cozinhar os grãos e processá-los com tahine, azeite, suco de limão, alho, sal, pimenta e cominho. A mistura deve ir para a geladeira e pode ser servida após três horas.

31. Hambúguer de feijão branco: essa receita traz um hambúrguer que combina o feiijão branco cozido com quinoa, milho, farinha panko, sal, chilli, cominho, salsinha, alho, pimenta e suco de limão. Um purê é feito com o feijão e os demais ingredientes são, então, misturados. Os hambúrgueres são modelados, levados ao freezer e fritos. Essa é uma ótima pedida para os vegetarianos!

32. Hambúrguer de feijão branco com beterraba: essa é uma opção vegetariana e sem glúten de hambúrguer. O feijão branco é cozido, amassado e combinado com alho, cebola, beterraba, cheiro-verde, azeite, sal e amido de milho. A massa é modelada para formar os hambúrgueres e eles são levados para o freezer. O preparo pode ser feito assando ou fritando-os.

33. Bolinho de feijão branco com rabada: essa é uma versão irresistível de bolinho de feijão branco. Aqui, os grãos são cozidos e combinados com alho, farinha e polvilho azedo para formar a massa. Os bolinhos são modelados, o recheio de rabada desfiada é acrescentado e eles devem ser fritos até dourar. É uma opção deliciosa e de textura agradável!

34. Almôndegas de feijão branco: essa receita traz almôndegas feitas de feijão branco cozido, semente de linhaça, farinha de trigo, cebola roxa, pimentão vermelho, salsa, farinha de pão e cebolinha. O tempero fica por conta do sal e da pimenta. As almôndegas, depois de modeladas, são levadas para o forno e finalizadas com molho de tomate caseiro. O resultado é um prato gostoso e que funciona bem para servir no almoço em família!

35. Bolinho de feijão branco com queijo: a massa deliciosa desse bolinho combina o feijão branco com bacon e linguiça calabresa. O recheio é feito com queijo cortado em cubos e o tempero marcante leva sal, pimenta calabresa, salsinha e cebolinha. Os bolinhos ficam com uma textura inconfundível, crocante por fora e macia por dentro!

36. Pasta de feijão branco com bacon: nessa receita, o feijão branco é cozido com folhas de louro, sal, alho e pimenta dedo-de-moça. Os grãos são amassados para formar um purê, que é misturado com bacon e alho fritos. A finalização é feita com coentro, pimenta e azeite. É uma opção que vai te fazer se sentir no México!

37. Dobradinha com feijão branco: esse é um preparo tradicional que leva feijão branco. A dobradinha é composta por bucho bovino, linguiça calabresa, bacon, pimentão verde e o grão. O preparo deve cozinhar até tudo ficar bem macio e o coentro utilizado no tempero deixa um gostinho delicioso no prato. É uma versão bem completa e gostosa!

38. Escondidinho de feijão branco: esse escondidinho é formado por camadas de requeijão com bacon e calabresa, purê de batata, tomate e feijão branco. Os grãos cozidos são refogados com manteiga e cebola. A finalização é feita com queijo ralado e o preparo é levado ao forno por dez minutos.

39. Feijão branco com espinafre: essa receita traz o feijão branco cozido e combinado com folhas de espinafre, alho-poró e pimentão vermelho. O tempero é feito com cebola, sal, salsinha e cebolinha. A sugestão é servir como prato único ou acompanhado por legumes no vapor.

40. Feijão branco salteado com pimentões: essa opção de feijão branco salteado é feita na frigideira e leva os grãos já cozidos, azeite, alho, cebola e pimentões. O coentro, o sal marinho e a pimenta são utilizados para temperar o prato. É uma versão gostosa e prática, pois não demanda de muito trabalho!

O feijão branco é um ingrediente que pode ser usado de várias maneiras na culinária. A versatilidade desse grão faz com que ele possa ser servido tanto frio, na forma de salada, quanto quente, cozido ou como sopa. Experimente e adicione ao seu cardápio culinário os pratos deliciosos que levam feijão branco!

PARA VOCÊ