56 receitas com figo que fazem combinações de sabores incríveis

Escrito por                          

Com sabor docinho e bem suculento, o figo é um delicioso fruto que conta com textura lisa e crocante devido às suas sementes. Poderosa fonte de cálcio, ferro e outros nutrientes como vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, fósforo e fibras, ele não apenas conta tem um sabor incrível como também contribui com o bom funcionamento do corpo.

Ele ajuda a controlar a pressão arterial, reforça a densidade óssea, purifica o sangue, é diurético, trabalha como protetor do fígado e ainda é rico em antioxidantes que previnem diversas doenças, como diabetes e câncer de mama.

E o melhor: você pode utilizar o figo nas mais variadas preparações na cozinha, já que ele é excelente para acompanhar carnes, peixes e aves em geral, pode enriquecer uma boa saladinha, fica perfeito quando combinado a queijos em aperitivos, confere muito sabor à massas diversas e ainda pode ser servido como sobremesa, como geleias, sorvetes, bolos, pudins e tortas.

Confira abaixo receitas de dar água na boca que levam figo e podem ser acrescentadas ao seu cardápio:

Aperitivos e entradas com figo

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Figos assados com mel, coalhada seca e amêndoas: aqui, você confere uma receitinha coringa que pode ser servida como petisco, como entrada acompanhada de salada de folhas verdes ou ainda como sobremesa. Simples e rápida de preparar, ela fica espetacular devido a combinação dos figos com o potinho de coalhada seca.

2. Bruschetta de figos e gorgonzola: que tal inovar nas receitas tradicionais de bruschettas e aprender essa suculenta versão que leva figos, queijo gorgonzola, ramos de tomilho fresco e azeite? O resultado fica muito saboroso, doce e salgado na medida certa e ainda muito refrescante!

3. Chips de figo: o resultado dessa incrível receita são chips crocantes de figos, que você pode comer com uma saladinha ou acompanhado de um bom grelhado. O preparo é super simples: basta cortar os figos em rodelas e levar ao forno médio em assadeira forrada com silpat. Se quiser, pode também adicionar um salzinho por cima.

4. Bruschetta de figo, mel, queijo de cabra e presunto parma: essa deliciosa bruschetta une o toque salgado do queijo de cabra e do presunto parma com o docinho do mel e do figo. Fresca e com uma apresentação linda, ela fica pronta em menos de dez minutos e com certeza vai agradar a todos os paladares!

5. Bruschetta de figo com queijo de cabra e mel: para preparar essa bruschetta maravilhosa em ocasiões especiais, você vai precisar apenas de pão italiano, queijo de cabra tipo Bursin, mel e figo descascado cortado em fatias bem fininhas. Além de ótima entrada, pode acompanhar uma bela salada verde.

6. Figo em calda de aceto e gorgonzola: perfeita para começar um jantar com amigos ou família com o pé direito, essa deliciosa receita conta com um toque de sofisticação, porém é super simples de preparar. Além disso, ela traz o contraste de sabores e a beleza das cores e formas de seus ingredientes. Vale a pena experimentar!

7. Sonhos de mussarela de búfala com chutney de figo: que tal aprender a preparar em casa essas bolinhas de mussarela de búfala crocantes por fora, porém absolutamente macias e derretidas por dentro? Elas ficam simplesmente apaixonantes quando combinadas com o chutney de figo, que tem ainda um toque delicioso de cardamomo.

8. Espetinhos de figo assado, presunto cru e mussarela: além de bem fofinhos e de terem uma apresentação linda, esses espetinhos de figos assados com mel, presunto cru, rúcula e mussarela de búfala são irresistíveis porque são muito saborosos. É um petisco ideal para servir aos convidados!

9. Pão de vinho tinto, figos e nozes: se você não dispensa um bom pãozinho para petiscar antes das refeições, confira essa receita deliciosa e fácil de fazer em casa. O sabor do vinho fica marcante e ao mesmo tempo suave, e a presença adocicada dos figos com a textura dos seus grãos dá um toque ainda mais especial ao pão.

10. Tartine de queijo feta, geleia de figo e cebola caramelizada: para quem não conhece, tartine é tipo um sanduíche aberto francês, que se parece bastante com a bruschetta. Os sabores dessa receita ficam incríveis, pois a combinação do salgado do queijo de cabra com o doce do doce de figos e com as cebolas caramelizadas fica simplesmente irresistível.

11. Figo com queijo: essa é uma ótima alternativa para servir antes de almoços ou jantares especiais e com certeza vai fazer o maior sucesso! O preparo é bem simples: basta cortar os figos e regá-los com vinho do Porto e vinagre balsâmico. Depois, corte uma fatia fina de queijo e coloque por cima.

12. Terrine de roquefort e figo: aprenda o passo a passo de como preparar uma maravilhosa terrine de roquefort e figo, que é uma entradinha super caprichada e repleta de sabores! Tenha em mãos ingredientes como queijo mascarpone, figos secos, mel e queijo roquefort. Sirva acompanhada de torradas e salada!

13. Pão de figo: o pão de figo, alimento típico da cozinha aragonesa, é uma massa de figos secos com nozes e amêndoas, consumido especialmente em festas de final de ano, como o Natal. Para ficar ainda mais gostoso, sirva com um pedaço de queijo e um bom vinho!

14. Sanduíche de geleia de figo com grana padano: para servir de entrada em um jantar ou até mesmo um lanchinho da tarde caprichado, aposte nesse sanduíche de geleia de figo com grana padano, que é muito saboroso, simples de preparar e leva outros ingredientes como vinho tinto, açúcar mascavo e vinagre balsâmico.

Pratos para o almoço com figo

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

15. Batata doce assada com figo fresco: se o objetivo é arrasar no almoço e impressionar os convidados, aposte nessa maravilhosa batata doce assada com figos frescos, que é finalizada com uma redução de vinagre balsâmico, criando uma harmonização perfeita entre os sabores de cada ingrediente.

16. Carpaccio de figo com pinole e pecorino: simples de fazer, esse é um carpaccio vegetariano que serve tanto para ser servido com o prato principal quanto para ser servido como sobremesa. Leve, nutritivo e refrescante, ele leva ingredientes como figos, pinoli, queijo pecorino, agrião, manjericão, suco de limão, mel, azeite e flor de sal.

17. Miojo com figo e parma: se você é fã de miojo e pretende preparar algum prato bem diferente, saboroso e mais saudável com o macarrão, não deixe de conhecer essa receita que conta com ingredientes como presunto parma, nozes pecan, figo, cebola, azeite, vinho branco seco e mascarpone.

18. Sanduíche de figo com gorgonzola: os sanduíches bem elaborados também podem ser ótimas opções para um almocinho com os amigos no final de semana. Essa receita leva os seguintes ingredientes: creme de leite, queijo gorgonzola, figos, vinagre balsâmico, mel, sal, pimenta moída e rúcula.

19. Ravióli de figos com mel e queijo de cabra: essa é uma surpreendente receita de ravióli recheado de figos com mel e queijo de cabra, excelente para o almoço de domingo. Tenha em mãos também azeite de oliva, alho, tomilho, sal, pimenta preta, rúcula, parmesão ralado e molho de tomate.

20. Quiche de queijo de cabra e figo: o resultado dessa receita é uma deliciosa quiche de queijo de cabra e figo, um recheio diferente, rico em sabores e super levinho. Além disso, você vai perceber que o mel colocado no centro dos figos se espalha pela massa e carameliza, proporcionando também uma cor incrível.

21. Salada de agrião, figo e presunto cru: que tal dar uma incrementada nas saladinhas do dia a dia e preparar essa receita simples, fácil, rápida e supersaborosa? Você vai precisar dos seguintes ingredientes: agrião, figos, presunto cru, nozes, azeite de oliva, vinagre balsâmico e geleia de morango.

22. Fettuccine ao ragu de linguiça e figo: esse incrível fettuccine é muito simples de fazer em casa e conta com um paladar irresistível, já que combina o picante e o doce de uma forma bem sutil. Entre os ingredientes, estão linguiça crua, tomate cereja, vinho tinto, figos secos, cebola, pimenta calabresa, sal e azeite.

23. Serpentini ao gorgonzola, nozes e figo: especial para os amantes de massas, essa é uma receita muito gostosa que todo mundo da sua casa vai se apaixonar! Tenha em mãos ingredientes básicos como serpentini (ou outra massa curta), creme de leite fresco, nozes, figos secos, gorgonzola, azeite e mel.

24. Salada com figos, cottage e hortelã: perfeita para almocinhos lights em dias quentes, essa salada é superleve, nutritiva e refrescante, mistura sabores e texturas, brincando com o azedo e o doce, e leva apenas ingredientes fáceis como alface, rúcula, tomate cereja, figo fresco, queijo cottage e hortelã. Para o molho, aposte em vinagre balsâmico, gengibre ralado e mel.

25. Nhoque ao molho branco, pecorino e figo seco: se você adora a fantástica combinação do salgado com o doce, não deixe de conhecer e preparar para toda a família essa receita deliciosa de nhoque ao molho branco, queijo pecorino e figo seco. Ao servir, finalize com azeite e folhas de manjericão.

Bolos e tortas com figo

Foto: Reprodução / Malas e Panelas

26. Bolo de figo e nozes com creme de mascarpone: quer preparar uma receita doce inesquecível? Aposte nesse bolo lindo, gostoso e com texturas incríveis feito com figos, nozes, crocante de nozes, creme de mascarpone e melado. Além do recheio, a massa também é excelente e o resultado da receita, surpreendente. Experimente!

27. Torta de creme de figo e amêndoas: varie as receitas tradicionais de tortas doces com essa deliciosa combinação de creme de amêndoas com creme de figos. Para preparar, você vai precisar de ingredientes como açúcar, manteiga, ovos, farinha de amêndoas, vinho tinto e figos frescos.

28. Torta de figos e mascarpone: essa é uma suculenta torta de figos e mascarpone, que além de gostosa e simples de preparar, conta com uma apresentação lindíssima, o que a torna ideal para ocasiões especiais, como aniversários. Para decorar, aposte em figos em fatias e flores comestíveis.

29. Bolo invertido de figo e mel: perfeito para você matar a vontade de doce com estilo, esse é um incrível bolo invertido de figo que, no fundo da assadeira, substitui o tradicional caramelo de açúcar por um mel de florada silvestre. Dessa forma, quando você vira o bolo no prato, o mel molha toda a massa e deixa a sobremesa ainda mais irresistível.

30. Torta de figo com nozes: as nozes são ingredientes ideais para incrementar bolos e tortas, pois são saborosas, nutritivas e conferem crocância à receita. Para essa torta de figo, você vai precisar também de farinha de trigo, açúcar, manteiga, ovo, amido de milho, canela, sal e extrato de baunilha. Sirva com sorvete de creme!

31. Bolo de figo, mel e amêndoas: esse bolo é perfeito para uma comemoração bem especial, pois sua combinação de sabores é elegante e suave, além de simples, pois nada mais é do que um pão de ló recheado com figos frescos suculentos, chantilly de mel e crocante de amêndoas docinho.

32. Torta de figo com massa de amêndoas: com base de frangipane (massa de amêndoas), essa torta é leve, crocante e deliciosa, ideal para qualquer momento do dia. Para preparar o recheio, você vai precisar apenas dos seguintes ingredientes: figos frescos, açúcar refinado e água.

33. Torta de figo simples: para preparar uma torta de figo simples e deliciosa para arrasar no lanche da tarde, você vai precisar de ingredientes como farelo de aveia, amêndoas em lascas sem torrar, açúcar refinado, manteiga sem sal e figos frescos. Se quiser incrementar, sirva com uma bola de sorvete de creme.

34. Bolo integral de banana e figo: essa é uma receita saudável e supergostosa para consumir no dia a dia sem culpa, já que leva apenas ingredientes leves, como semente de linhaça, figos, bananas, aveia em flocos, farinha integral, açúcar mascavo e canela.

35. Torta de figo com iogurte grego: o iogurte grego é outro ingrediente muito versátil que pode deixar as suas receitas de tortas muito mais gostosas. Essa é uma versão que leva no recheio não apenas o iogurte grego, mas também figos frescos, mel, raspas de limão e alguma geleia de sua preferência.

36. Bolo integral de figo, passas e amêndoas: ideal para um café da manhã nutritivo e caprichado ou para acompanhar uma boa xícara de chá a tarde, esse é um bolo integral supersaboroso de figo, passas e amêndoas. Tenha em mãos também açúcar mascavo, ovos, aveia em flocos, canela e gengibre.

37. Torta de avelãs e figo: o resultado dessa receita é uma torta doce deliciosa que combina os sabores incríveis das avelãs com os figos. Entre os ingredientes, estão também manteiga sem sal, açúcar, farinha de trigo, fermento, ovos e mel para servir com as tortinhas. Dica: de preferência, os figos não devem estar muito maduros.

Sobremesas com figo

Foto: Reprodução / Fru Fruta

38. Figo recheado coberto com chocolate: sem glúten e sem lactose, essa é uma sobremesa muito gostosa que você deve incluir no dia a dia sem culpa. É um figo desidratado recheado de castanha de caju e coberto com chocolate, o resultado fica bem docinho e crocante!

39. Pudim de figo: essa é uma deliciosa receita de fácil preparo que ainda é saudável, nutritiva e conta com um lindo visual. Você irá precisar apenas de dois ingredientes: figos frescos e figos secos. Para preparar, basta liquidificar ambos até que virem uma geleia bem cremosa. Depois, deixe gelar por algumas horas.

40. Cheesecake de figo com biscoitos de alfarroba: se você não dispensa um delicioso cheesecake para a sobremesa do final de semana com a família, aposte nessa receita maravilhosa feita com figo e biscoitos de alfarroba, que além de tudo é mais saudável que as versões tradicionais do doce.

41. Sobremesa de figo: que tal uma sobremesa de figo extremamente fácil e rápida de preparar? É ideal para quando você não tem tempo para dedicar à cozinha e pretende servir algo bem gostoso que agrade a todos os gostos! Tenha em mãos apenas três ingredientes: figos frescos, leite condensado e água.

42. Galette de figo: essa galette de figo é uma suculenta torta rústica, que além de deliciosa é também muito charmosa. Entre os ingredientes, estão figos, farinha de trigo, manteiga sem sal, açúcar baunilhado, amêndoas laminadas, sal e água gelada. Ela fica pronta em cerca de duas horas e rende oito fatias.

43. Picolé de coco e figo: existe sobremesa mais irresistível do que o picolé para refrescar e se deliciar nos dias quentes? Essa é uma receita para fazer em casa que conta com ingredientes especiais como leite de coco, mel de laranjeira, rum claro, figos frescos sem casca e mel. Você vai amar!

44. Figo grelhado com suspiro e chantilly: para uma sobremesa diferente e repleta de sabores irresistíveis, aposte nessa receita de figo fresco grelhado com suspiro e chantilly de mel. Depois de preparar, você pode decorar com mais suspiro e manter na geladeira até servir.

45. Barrinha de creme de coco com figo: ideal para um lanchinho da tarde leve ou uma sobremesa light, essa é uma barrinha de creme de coco com figo sem glúten e sem lactose, que ainda é rica em diversos nutrientes e leva outros ingredientes saudáveis como nozes, castanha de caju, linhaça e canela.

46. Figos em calda: esses figos em calda, também conhecidos como compota, são deliciosos para comer a qualquer hora do dia, pois são macios e doces na medida certa. Anote os ingredientes: figos verdes com casca, açúcar refinado, água, raspas da casca de uma laranja, cravos e sal.

47. Galette de pera e figo: supergostosas, essas galettes de pera e figo são tortinhas rústicas que vão deixar a refeição do final de semana muito mais completa. Para o recheio, tenha em mãos também suco de limão, açúcar tradicional, pimenta do reino, manteiga, açúcar demerara crocante e farinha de trigo.

Doces variados com figo

Foto: Reprodução / I Could Kill for Dessert

48. Macaron de figo e framboesa: especial para o Halloween, essa receita de macaron é toda personalizada, além de deliciosa. Aqui, o docinho roxo foi feito com figo e framboesa, e ainda ganhou “pézinhos de aranhas”, que são fitas de bala de gelatina de amora. As crianças vão se apaixonar!

49. Geleia de figo maduro: essa geleia de figo maduro servida quente com queijo brie é uma ótima opção de doce, que além de gostoso é bem simples de fazer e perfeito para deixar em casa para a hora que bater a vontade de consumir açúcar. Além da fruta, você vai precisar apenas de açúcar, água e cravo da índia.

50. Chutney de figo: os chutneys são doces maravilhosos, pois podem ter os mais variados sabores e vão bem com tudo. Essa é uma versão deliciosa que é agridoce na medida certa, tem o sabor e textura incríveis do figo e, além disso, a mistura de especiarias confere um gostinho especial ao resultado final.

51. Geleia de figos e baunilha: aprenda o passo a passo de como preparar em casa essa deliciosa receita de geleia bem docinha e prática para o dia a dia, que leva. entre seus ingredientes, figos maduros, açúcar cristal, suco de limão e favas de baunilha. Consuma com pães, queijos, bolos ou com o que preferir.

52. Chutney de figo seco: esse chutney de figo seco fica com uma textura excelente, com aquele sabor agridoce simplesmente fantástico e com um resultado realmente diferente e delicioso. Ele conta com ingredientes como cebola roxa, azeite, açúcar mascavo, vinagre de vinho branco, gengibre em pó, noz moscada, sal e pimenta a gosto.

53. Doce de figo com vinho do Porto: que tal começar o dia com um maravilhoso doce de figo de pingo de mel com vinho do Porto? Ele fica perfeito quando combinado com pão, queijos, manteiga ou qualquer outro alimento de sua preferência. Além disso, deixa o seu café da manhã muito mais caprichado.

54. Geleia de figo e framboesa: tem coisa melhor do que acordar pela manhã e passar uma geleia caseira feita por você mesmo no pão? Essa receita ensina a preparar o doce em uma versão de figo e framboesa, que combina perfeitamente com um pãozinho quente, uma fatia de bolo e até mesmo como calda para alguma sobremesa.

55. Iogurte de figo com granola: essa receita é outra opção simples e saborosa para o café da manhã, que é fácil de fazer em casa e também bastante nutritiva. Para preparar, você vai precisar de figos secos, água, essência natural de baunilha, iogurte natural (desnatado ou integral), granola e amêndoas.

56. Doce de figo com laranja e baunilha: se você gosta de doces de figo, não pode deixar de conhecer essa receita simples de fazer que leva também laranja e baunilha, pois os três ingredientes juntos ficam simplesmente irresistíveis. Saboreie com pães, torradas ou bolos simples.

Quando você for comprar o figo, fique atento para que ele esteja bem maduro, suas principais características são estrutura macia, nas cores marrom, verde, amarela ou lilás (dependendo da variedade), e um cheirinho forte e bem adocicado. Além disso, evite comprar figos duros, com fendas ou marcas profundas!

PARA VOCÊ