16 receitas de acém para um prato barato e muito gostoso

Escrito por                          

O acém é um dos cortes mais gostosos e baratos da carne de boi. Por conter pouca gordura, ele é perfeito para usar no preparo de assados, molhos e churrascos. Na seleção de 16 receitas abaixo, você encontra diferentes opções para aproveitar o que essa carne tem de melhor a oferecer. Confira!

Receitas variadas de acém

1. Picadinho de acém: que tal começar com uma receita básica? Aqui, você prepara um picadinho de acém com ingredientes que você provavelmente já tem aí na sua casa. Confira: azeite, bacon, calabresa, molho inglês, mostarda, cebola, alho, tomate, pimenta, pimentão verde, azeitonas, cebolinha, sal, pimenta-do-reino, água, batatas e cenoura.

2. Acém de panela com batata: em uma panela de pressão coloque o azeite, a cebola, o alho e refogue bem. Em seguida, adicione e sele a carne. Acrescente as cenouras, as batatas, o extrato de tomate e o salsão. Para finalizar, coloque a salsinha e a água e deixe cozinhar por meia hora assim que pegar pressão. Está pronto!

3. Acém ao molho de vinho: também conhecido como boeuf bourguignon, esse prato é tradicional da culinária francesa da região da Borgonha. Ele consiste em carne de boi guisada em vinho tinto, com alguns vegetais e condimentos. Um pouco mais refinado, ele é uma opção perfeita para servir naquele jantar especial!

4. Carne maluca de acém: muito simples, esse acém é feito totalmente na panela de pressão. Basta colocar os ingredientes na panela e mexer bem. Assim que a carne começar a soltar água, mexa mais um pouco e feche a tampa. Deixe 40 minutos depois que pegar pressão. Abra, misture e volte a cozinhar por mais meia hora.

5. Acém na panela de pressão: sabe aquela receitinha com gostinho de casa de vó? Pois esse acém na panela de pressão é uma delas. Muito simples, ela leva ingredientes fáceis de encontrar no mercado e fica pronta em menos de uma hora. Confira o passo a passo do vídeo e aproveite!

6. Hambúrguer de acém: difícil encontrar quem não goste de hambúrguer, não é mesmo? E quando feito no capricho não há quem resista! Essa versão é preparada com acém e temperinhos como alho-poró, creme de cebola e cheiro-verde.

Receitas de churrasco de acém

iStock

7. Miolo de acém grelhado: muito simples, esse prato é de arrancar suspiros a cada garfada! Com apenas quatro ingredientes – miolo de acém, sal marinho, azeite e bananinhas –, essa receita vai fazer sucesso no seu almoço de domingo com a família.

8. Miolo de acém na manteiga: mesmo levando poucos ingredientes – miolo de acém, manteiga e alecrim -, essa receita é extremamente saborosa. O segredo está na hora de escolher a carne, que precisa ser uma peça bem grande e bonita. O modo de preparo certinho você confere no vídeo!

9. Miolo de acém na cerveja: aqui, além de dar um sabor todo especial para a receita, a cerveja também é responsável por garantir a maciez da carne de boi. O tempero fica por conta do alho, da pimenta-do-reino moída na hora e do azeite. O resultado final é um churrasco suculento e muito gostoso!

10. Miolo de acém na mostarda: simples, esse miolo de acém é superprático de fazer e fica uma delícia! Então corte a sua carne em bifes bem grandes, tempere com sal de parrilla e mostarda de chimichurri e deixe marinando por cinco minutos para pegar bem o sabor. Depois é só levar para a churrasqueira!

11. Medalhão de acém com bacon: o bacon dá um gostinho especial em qualquer receita, certo? aqui, ele é usado para compor um delicioso medalhão de acém! O segredo está na hora de enrolar as carnes, que precisam ficar bem apertadinhas para o sabor ficar mais intenso.

12. Acém na grelha com osso: acém com osso, pimenta-do-reino, pimenta caiena, café, sal e cebola são os ingredientes que compõem esse delicioso churrasco! E para fazer essa gostosura não tem segredo, basta temperar bem a carne e levar para grelhar por cerca de três minutos cada lado.

13. Acém com chimichurri: o chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai e é usado principalmente para fazer churrascos. Essa misturinha de ervas pode ser encontrada em mercados e você só precisar acrescentar um pouco de azeite antes de passar no acém!

14. Acém com pasta de alho: a pasta de alho é um dos temperos que mais combinam com churrasco. Prática, ela fica pronta rapidinho e garante um sabor intenso e maravilhoso para a carne! Dica importante na hora de assar: o fogo muito forte vai dourar por fora e não vai assar por dentro, então tome cuidado!

15. Costela de tiras de acém: aqui, costelas de tira de acém são usadas para fazer um delicioso churrasco. Tempere bem a sua peça com azeite, sal grosso e mistura de chimichirri e deixe marinando por pelo menos vinte minutos para deixar o sabor mais marcante.

16. Lombinho de acém: para finalizar essa lista, um lombinho de acém superprático e saboroso temperado com molho barbecue. Para deixar a carne macia e saborosa, o papel alumínio é usado, mas atenção: você precisa ficar de olho na carne para ela não passar do ponto!

Como você pode ver, preparar um acém no capricho é moleza. E com todas essas opções fica fácil fazer uma carne gostosa sem gastar muito no açougue! Para incrementar as suas receitas, não deixe de conferir essa lista com molhos para carne muito simples e gostosos!

PARA VOCÊ