12 receitas de bolo de cacau tão gostosas que parecem o paraíso

Escrito por                          

O bolo de cacau é ideal para quem procura um sabor marcante e não quer usar chocolate para obter esse resultado. Ele já fica uma delícia na versão simples, mas ainda pode ser incrementado com frutas, iogurte e até mesmo coberturas. Isso sem contar que há alternativas saudáveis e nutritivas. Ficou com água na boca? Então, veja as receitas:

1. Bolo de cacau simples

Massa de liquidificador é sinônimo de praticidade, por isso, difícil mesmo é deixar de testar essa receita em casa. Feita com farinha integral e açúcar mascavo, essa também é uma boa opção para quem quer um bolo com uma pegada mais saudável. Mesmo assim, o sabor do cacau se destaca. Vale a pena experimentar e se deliciar com todo seu sabor.

2. Bolo de cacau fofinho

Com uma textura que é macia e ao mesmo tempo molhadinha, essa receita pode deixar qualquer um com água na boca. Além disso, essa é uma opção nutritiva, pois mescla farinha de trigo integral com farinha de aveia. A massa é batida à mão mesmo e fica pronta em poucos instantes. Já o tempo no forno é de aproximadamente 40 minutos.

3. Bolo de cacau saudável

Livre de glúten e lactose, essa receita leva farinha e leite de coco no preparo da massa. Se você é alérgico ou intolerante a uma dessas substâncias, o consumo está liberado. A lista de ingredientes é curtinha, assim como o passo a passo é simples. Para melhorar ainda mais, o sabor fica irresistível.

4. Bolo de cacau fit

Ovos, açúcar demerara, óleo de coco, cacau em pó, farinha de amêndoas, aveia, água e fermento são os ingredientes usados nessa receita. Caso você queira, ainda dá para adicionar linhaça e chia. Os ingredientes devem ser misturados seguindo uma ordem certa e quando a massa estiver homogênea, é só levá-la ao forno para assar.

5. Bolo de cacau com amêndoas

Se você está procurando por uma receita low carb, essa é a opção ideal. Livre de glúten e lactose, essa receita ainda conta com adoçante culinário no lugar de açúcar. Para fechar com chave de ouro, pedaços de amendôas entram em cena para dar um toque crocante ao bolo.

6. Bolo de cacau com coco

Para dar um gostinho extra ao bolo sem que você precise fazer muito esforço, essa receita propõe usar coco ralado desidratado. Essa é uma daquelas receitas em que todos os ingredientes são batidos no liquidificador. Fácil, não é mesmo? Depois, você deve assar a massa por mais ou menos 25 minutos.

7. Bolo de cacau com banana

Com uma textura densa e úmida, bananas amassadas são usadas já no preparo da massa. Por causa disso, é preciso de uma batedeira para testar essa opção. Para um resultado ainda mais gostoso, gotas de cacau também fazem parte da receita. Ficou com água na boca? Então veja todas as dicas do preparo no vídeo.

8. Bolo de cacau com batata doce

A batata doce é um ingrediente que pode ser usado para deixar a textura da massa mais densa. Mas esse não é o único diferencial dessa receita: você aprende como fazer uma calda de cappuccino. Assim, você tem os sabores de cacau e de cappuccino em uma única mordida.

9. Bolo de cacau vegano de caneca

Feito no micro-ondas e livre de ingredientes de origem animal, esse bolo leva aproximadamente 5 minutos para ficar pronto. Para isso, você precisa ter em mãos farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, sal, fermento, óleo, vinagre branco ou suco de limão, extrato de baunilha e água. Se você quiser, a massa também pode ser levada ao forno.

10. Bolo de cacau com iogurte

O iogurte é um ingrediente que ajuda a deixar a massa do bolo bem fofinha. Além desse item e do cacau em pó, ovos, xilitol, óleo de coco, farinhas de amêndoas e de aveia e fermento também são usados. Para um resultado incrível, você ainda confere como fazer uma calda de chocolate para a cobertura.

11. Bolo de cacau recheado com ganache

Fazer uma ganache é uma tarefa simples e você só precisa de dois ingredientes: chocolate e creme de leite. Mesmo assim, ela fará toda a diferença no seu bolo. Afinal, quem não gosta de um recheio bem gostoso para contrastar com a massa fofinha, não é mesmo? Mas não é só isso: ela também é usada na cobertura!

de cacau com cobertura

Nessa opção, para incrementar o sabor do bolo, é feita uma cobertura com cacau em pó, açúcar mascavo, leite e manteiga. São poucos ingredientes, mas que rendem uma calda extremamente cremosa para cobrir a massa do seu bolo.

Agora que você já aprendeu as receitas de bolo, que tal checar algumas receitas de cobertura para bolo? Assim, você pode se aventurar por novos sabores.

PARA VOCÊ