15 receitas de caldo verde para uma refeição nutritiva e saborosa

O caldo verde é uma receita típica do norte de Portugal, mas muito difundido em todo o país. É feito com couve, batata inglesa e linguiça. Algumas versões ganham outros ingredientes, como peito de peru, mandioca e batata doce.

Publicidade

Essa pode ser uma opção para uma refeição simples e leve, como também pode ser um prato completo e nutritivo, isso só depende dos ingredientes e modo de preparo escolhidos

Você pode servi-lo como entrada ou prato principal, tanto no almoço quanto no jantar. Também é uma opção para dias quentes, já que pode ser bem leve.

Confira abaixo uma lista que preparamos com 15 receitas para você escolher sua favorita.

Caldo verde tradicional

1. Caldo verde com calabresa: essa é uma receita bem simples de ser feita. Você vai apenas precisar cozinhar batatas, batê-las no liquidificador; fritar a calabresa e a couve e depois misturar todos os ingredientes em uma panela.

Publicidade

2. Caldo verde de mandioca salsa: além de couve e mandioca salsa, você também vai precisar de inhame para preparar essa receita. O sabor fica suave e a textura leve.

3. Caldo verde com chuchu: como o chuchu é um ingrediente que tem um gosto muito suave, você quase não vai perceber seu sabor no caldo, mas essa é uma boa opção para acrescentar um ingrediente saudável à sua receita.

4. Caldo verde com inhame: o inhame foi usado como substituto da batata nessa receita, e o resultado foi um caldo bem gostoso. Use linguiça calabresa para incrementar o sabor.

Publicidade

5. Caldo verde cremoso: o creme de leite é o ingrediente escolhido para dar cremosidade ao seu caldo. Além disso, essa receita tem um toque de vinho branco, que faz toda a diferença no sabor do seu prato.

6. Caldo verde com mandioca: esse é um daqueles caldos que tem pedaços de mandioca. Além disso, você também vai precisar de costelinhas defumadas e linguiças de pernil. A combinação desses ingredientes com couve-manteiga é muito interessante.

7. Caldo verde com couve-flor: além da couve-flor, você também vai precisar da couve-galega para preparar esse prato. Uma dica é usar linguiça, ou como é chamado na receita, chouriço.

8. Caldo verde com brócolis: essa é uma receita para você aproveitar os caules e folhas do brócolis, assim, evitando o desperdício. Além disso, você também vai precisar de mandioca salsa, batata, linguiça calabresa e temperos.

Caldo verde especial

9. Caldo verde vegetariano: para preparar esse caldo, você vai precisar apenas de couve, batata, alho, cebola, água e sal. Além de poucos ingredientes, o preparo é bem simples.

10. Caldo verde light: para deixar seu prato leve, a dica é utilizar apenas duas batatas e substituir a linguiça por peito de peru. O resultado é um caldo cremoso, saboroso e com poucas calorias.

11. Caldo verde detox: brócolis e abobrinha são alguns ingredientes usados para o preparo desse caldo que tem a função desintoxicante. Além disso, essa receita é livre de carboidratos.

12. Caldo verde low carb: para que o seu caldo seja low carb, a dica é substituir a batata da receita tradicional por couve-flor. Seu prato fica com um sabor muito bom e ainda sacia tanto quanto a versão com carboidratos.

13. Caldo verde vegano: chuchu e couve são alguns dos ingredientes utilizados para preparar o seu caldo. Para deixar a textura cremosa, ferva bem.

Publicidade

14. Caldo verde fit: que tal combinar batata inglesa e doce? Assim é possível saborear uma refeição saudável e com uma mistura de sabores e texturas.

15. Caldo detox de brócolis com couve-flor: essa é uma receita que rende quatro porções, então se você for comer sozinho, é possível congelar em porções individuais, assim você terá uma refeição pronta que só precisa ser esquentada.

O caldo verde pode ser uma refeição completa e saborosa, ter uma textura leve ou mais cremosa. Além disso, a couve é um ingrediente muito nutritivo.