45 receitas de chocolate quente para você saborear no friozinho

Escrito por                          

Naqueles dias bem frios não dá muita vontade de cozinhar, não é mesmo? Mas ao mesmo tempo ficamos com vontade de algo que nos dê aconchego. O chocolate quente é a solução perfeita para esses momentos. Rápido de fazer, doce, quentinho e muito, muito aconchegante.

Mas se você acha que o chocolate quente é apenas o leite quente com achocolatado está muito enganado. Para ficar gostoso mesmo, use chocolate derretido ao invés de achocolatado. E partindo daí, são muitas opções para deixar essa delícia ainda mais saborosa.

Tradicionais

chocolate-quente-1

Foto: Reprodução/ Fotografando a mesa

1. Chocolate quente tradicional: chocolate meio amargo, açúcar, água, leite, creme de leite, café, caneca e essência de baunilha. Com esses ingredientes você prepara um delicioso chocolate quente com sabor clássico que agrada a todos.

2. Chocolate quente preto e branco: essa receita é bem trabalhosa. Você vai preparar um chocolate branco em pó, na sequência, transformar esse chocolate em pó em chocolate quente e, por fim, cobrir com chantilly feito na hora. Dá trabalho, mas vale muito a pena.

3. Chocolate quente da Lindt: essa receita leva leite integral, canela e pau e muito chocolate da Lindt, cujo sabor é sensacional. Sirva bem quentinho para aproveitar todo o sabor do chocolate.

4. Chocolate quente cremoso: essa receita leva leite desnatado, amido de milho, chocolate ao leite, açúcar, canela e creme de leite. O segredo da cremosidade fica por conta da mistura do creme de leite ao leite com chocolate já fervido.

5. Chocolate quente incrementado: aqui, várias dicas para incrementar seu chocolate quente tradicional. Entre elas, sugere-se a adição de licor, ou a substituição de chocolate ao leite pelo branco, utilização de amêndoas… São várias sugestões para fazer sua bebida surpreender.

6. Chocolate quente super cremoso: essa receita leva manteiga e licor de Amarula. A manteiga ajuda a garantir uma cremosidade fora do comum. O licor traz um sabor diferente e que combina muito com chocolate.

7. Chocolate quente vienês: essa receita leva chantilly polvilhado com canela na cobertura, o que dá um toque todo especial a bebida.

8. Chocolate quente com muito caramelo: a combinação de chocolate e caramelo é deliciosa. Aqui, você vai fazer seu próprio caramelo para misturar à bebida, e ainda colocará lascas de caramelo na cobertura, para garantir a doçura do chocolate.

9. Chocolate quente com marshmellow: você irá prepara um chocolate quente cremoso, com leite, amido de milho, açúcar, chocolate em pó, canela e creme de leite. Depois de pronto é só adicionar marshmellows pequeninhos, que vão derreter no chocolate enquanto você bebe.

10. Chocolate quente com chantilly: você vai preparar a bebida com creme de leite, chocolate ao leite, chocolate em pó, leite quente e açúcar. Tudo isso você vai ferver rapidinho no micro-ondas, e então cobrir com muito chantilly e raspas de chocolate.

11. Chocolate quente amargo: essa receita é para quem gosta de chocolate amargo. À receita tradicional você vai adicionar chocolate amargo no lugar do chocolate ao leite. O sabor de chocolate fica bem mais forte, mas muito saboroso.

12. Chocolate quente com baunilha: você vai precisar de leite, chocolate em pó (não use achocolatado), açúcar, amido de milho e baunilha. A baunilha suaviza o sabor do chocolate e fica uma delícia na bebida.

13. Chocolate quente italiano: o chocolate quente italiano é muito mais denso do que aquele com o qual estamos acostumados. Para isso, o segredo é aumentar a proporção de chocolate e cacau em pó. Experimente essa variação.

14. Chocolate quente com chantilly de baunilha: você vai precisar de leite, chocolate do seu gosto, licor ou conhaque, açúcar cristal, creme de leite, baunilha e cacau em pó. O segredo é o preparo do chantilly com baunilha para colocar na cobertura da bebida. Fica uma delícia.

Sabores variados

chocolate-quente-2

Foto: Reprodução/ Fazendo Arte

15. Chocolate quente com peanut butter: a ideia é inovar os sabores. A mistura de chocolate com manteiga de amendoim muda bastante o sabor da bebida tradicional, e leva apenas 4 ingredientes: leite, açúcar, chocolate em pó e manteiga de amendoim.

16. Chocolate quente com conhaque: a receita de chocolate quente cremoso, com bastante creme de leite, ganha um sabor especial com a adição de conhaque. Para finalizar, você pode cobrir a bebida com chantilly.

17. Chocolate quente de Ovomaltine com whisky: a receita leva leite, amido de milho, chocolate meio amargo, Ovomaltine, cardamomo, canela, mel, whisky e açúcar. Fica delicioso, não deixe de experimentar.

18. Chocolate quente com cardamomo e conhaque: a canela, o cardamomo e o conhaque (ou whisky, se for de sua preferência) dão um sabor bem diferenciado à bebida.

19. Chocolate quente com manteiga de amendoim: mais uma receita com manteiga de amendoim, que leva também açúcar mascavo, chocolate, leite, água, chocolate ao leite e marshmellows para dar um toque especial no final.

20. Chocolate quente de Nutella: a receita leva Nutella e café para incorporar a bebida e trazer um sabor bem forte. Você ainda vai precisar de noz moscada, que quebra um pouco o doce desse chocolate quente diferente.

21. Chocolate quente com gemada: receita do tempo dos nossos avós, não é mesmo? As claras em neve açucaradas ajudam misturadas ao chocolate quente ajudam a encorpar a bebida, e tem gostinho de infância.

22. Chocolate quente com creme de avelãs e gema: você vai utilizar bastante creme de avelãs no lugar do chocolate, açúcar, leite e uma gema, que vai ajudar a engrossar a bebida e deixa-la bem cremosa.

23. Chocolate quente no palito: você precisará de leite, chocolate em pó, chocolate meio amargo e palitos. Derreta o chocolate e coloque-o em forminhas de gelo, fure esse chocolate com os palitos e gele. Depois de gelar, é só mergulhá-los no leite quente com chocolate em pó.

24. Chocolate quente no palito de canela: com o mesmo princípio do chocolate quente no palito, aqui você substituí o palito normal por um pau de canela, que vai agregar um sabor tanto ao chocolate derretido, quanto à bebida.

25. Chocolate quente com canela e amêndoas: à mistura de chocolate quente cremoso você vai adicionar canela e lâminas de amêndoas. Esse toque final altera o sabor e traz uma crocância inesperada à bebida.

26. Chocolate quente picante: essa receita leva leite integral, baunilha, canela, pimenta malagueta (a pimenta, não o molho), chocolate amargo, cardamomo, noz-moscada e conhaque. Pelos ingredientes você já percebe que é um chocolate quente bem temperado!

27. Chocolate quente cremoso com gemada: se a gemada deixa o chocolate quente cremoso, e esse já era cremoso no princípio… imagina que delícia? Uma ótima opção para noites frias.

28. Chocolate quente com especiarias e chantilly: a receita leva amido de milho, açúcar com baunilha, chocolate, canela e anis. Após ferver os ingredientes e servir na caneca, cubra com chantilly. Essa combinação de chantilly com especiarias é sensacional!

29. Chocolate quente com Nutella e chantilly: prepare um chocolate quente bem encorpado que além de chocolate em pó também leve Nutella! Fica incrível.

30. Chocolate quente com café e chantilly: essa receita capricha no sabor do café, agregado ao chocolate amargo. O chantilly é preparado com creme de leite fresco e açúcar. Complete a decoração com raspas de chocolate.

31. Chocolate quente com especiarias: nesse preparo você vai caprichar nos temperos: cravo, canela, cardamomo e pimenta-do-reino vão modificar o sabor da sua bebida deixando-a surpreendente.

32. Chocolate quente com caramelo e chantilly: você vai precisar de açúcar, água, creme de leite fresco, baunilha em pó, cacau em pó e um licor de seu gosto para o chocolate com caramelo, e para o chantilly, calda de caramelo, creme de leite, baunilha e açúcar.

33. Chocolate quente gingerbread: uma receita com gostinho de festas de fim de ano. Leva noz moscada, canela, gengibre em pó, leite, açúcar e creme de leite.

34. Chocolate quente no pote: essa ré uma dica para presentear quem adora chocolate quente. Você irá montar um potinho com todos os ingredientes secos da receita. O presenteado só precisará adicionar leite e se deliciar.

35. Chocolate quente branco: você irá substituir o chocolate ao leite e o cacau por chocolate branco e baunilha. O sabor fica suave e delicioso. Não deixe de experimentar.

36. Chocolate quente gelado: isso mesmo! Você fará o preparo de um chocolate quente cremoso e o colocará para gelar, afinal, é tão gostoso que não precisamos tomar só não frio!

37. Chocolate quente com pimenta: chocolate com pimenta é uma combinação inusitada e deliciosa. A pimenta ressalta o sabor do chocolate, e vai deixar a sua bebida ainda mais quente.

38. Chocolate quente com especiarias e laranja: muitas especiarias como canela, cravo, anis, noz moscada e baunilha são adicionadas a esse chocolate quente que ainda leva casca de laranja. É muito sabor! Delicioso.

39. Mix de chocolate quente: outra receita de mix de chocolate quente para você guardar em um potinho. Você pode fazer para presentear ou para guardar na sua despensa, e usar naqueles dias de frio inesperados.

Lights e funcionais

chocolate-quente-3

Foto: Reprodução/ Frufruta

40. Chocolate quente com especiarias e funcional: esse chocolate quente leva bastante canela, cravo e açúcar mascavo, garantindo um sabor de pão de mel à bebida. A receita leva também leite de aveia e biomassa de banana, de forma que transforma essa delícia em funcional.

41. Chocolate quente sem glúten e sem lactose: restrições alimentares não irão te impedir de aproveitar um chocolate quente no inverno. Você vai precisar de aveia em flocos, leite de aveia, açúcar cristal, cravo, cacau em pó, baunilha, creme de leite de soja, conhaque e canela para fazer uma bebida deliciosa e saudável.

42. Chocolate quente light: essa receita é light e rica em proteínas, pois leva whey protein. Além do whey, você precisará de pudim diet de chocolate, cacau em pó, leite desnatado, uma clara e adoçante. Prova essa opção saudável.

43. Chocolate quente vegano: respeitando a opção de não consumir produtos de origem animal, essa receita utiliza leite vegetal, chocolate vegano, cacau em pó, melado, manteiga de amêndoas e tâmaras se caroço. Vale a pena experimentar..

44. Chocolate quente vegano e com especiarias: a receita vegana é saborizada com muitos temperos, como baunilha, canela, mel e pimenta da Jamaica. Fica muito leve e saboroso.

45. Chocolate quente vegano e com especiarias: você irá precisar de coco, amêndoas, inhame, água, cacau em pó, açúcar mascavo e canela para preparar esse chocolate quente cremoso e funcional.

E aí? Já está na torcida para esfriar bastante hoje para colocar alguma dessas receitas em prática de noite?!

PARA VOCÊ