24 receitas de frango grelhado para compor refeições deliciosas

Escrito por                          

O frango grelhado é uma carne conhecida por muitos por ser saudável. Seu preparo pode ser feito até sem óleo e é uma ótima pedida para quem está de dieta. Os temperos dão o toque especial para a carne e podem ser compostos por pimentas, sal, ervas e especiarias.

Os molhos também são uma ótima pedida para inovar no preparo do frango grelhado e vão desde o com maionese até o de laranja. É uma opção prática para o dia a dia e que pode ser feita de várias maneiras para ficar com uma textura bem suculenta. Confira uma seleção de receitas de frango grelhado que não podem ficar de fora do seu cardápio culinário:

Receitas simples de frango grelhado

1. Filé de frango grelhado simples: os filés de frango dessa receita devem ser temperados com sal e pimenta. O preparo é feito em uma frigideira com azeite. A carne precisa dourar por 3 minutos (se o filé for fino) ou por 5 (se for mais grosso) e, então, é preciso virá-la e deixar fritar até que o outro lado também esteja dourado. A sugestão é acompanhar por farofa ou uma salada e servir com um molho.

2. Filé de frango grelhado sem óleo: esse é um preparo bem saudável de filé de frango grelhado. Para preparar, é necessário deixar a frigideira esquentar bem e, depois, colocar a carne. O filé deve ser virado quando estiver grudando e aí é hora de colocar um pouco de água na panela. A carne deve ser virada algumas vezes até a água secar por completo. O tempero é a gosto.

3. Frango grelhado simples e suculento: o frango dessa receita fica com uma textura suculenta e irresistível. A carne é marinada com suco de limão, alho, sal e pimenta-do-reino por 15 minutos. Então, é hora de levar para grelhar com azeite. A água também é utilizada no preparo para não deixar a carne queimar enquanto cozinha. É uma opção que vai te dar água na boca!

4. Frango grelhado com molho simples: o tempero é o toque especial dessa versão de frango grelhado e é feito com vinagre, alho, azeite, molho de soja, água, tempero completo, colorau e mostarda. O frango deve descansar na mistura por uma hora para pegar gosto. Para grelhar é preciso untar uma frigideira e deixar o bife dourar dos dois lados. O resultado é um filé muito apetitoso, já que a mostarda dá um gosto inconfundível para a carne.

5. Frango grelhado na Airfryer: o frango dessa receita é temperado com azeite, mostarda, suco de limão tahiti, alho descascado e amassado, sal e pimenta-do-reino. A carne deve marinar nessa mistura por no mínimo 15 minutos e o ideal é que isso ocorra por até 2 horas. Os filés são grelhados na Airfryer, na temperatura máxima, e devem ficar por 15 minutos de um lado e, depois, mais 10 do outro. A dica é servir com brócolis, que harmoniza bem com o preparo.

6. Peito de frango grelhado suculento: essa receita traz o frango marinado em uma solução de água e sal, na geladeira, por de 20 a 30 minutos. O processo faz com que a carne fique mais suculenta. Após isso, o frango é lavado, seco e temperado com pimenta-do-reino e um pouco de sal. O filé de peito vai para a frigideira com azeite, manteiga e tomilho. Depois que dourar a carne ainda precisa ser finalizada no forno para não ficar crua por dentro.

7. Filé de frango grelhado com salada: para o preparo dessa opção de frango grelhado é preciso misturar mostarda, alho bem picado, molho inglês e o sal e deixar os filés marinando no molho por alguns minutos. A carne é grelhada em uma frigideira antiaderente bem quente com azeite e deve fritar até dourar dos dois lados. Aqui, o frango é acompanhado por batatas e uma salada feita de tomate, champignon, cebola roxa, manjericão, vinagre balsâmico, sal e azeite.

8. Frango grelhado com salada cozida: nessa receita, os filés de frango são temperados com suco de limão, alho, sal, louro em pó e coentro moído. Os bifes devem ser grelhados dos dois lados com manteiga. A salada que acompanha a carne é feita com alface, ovos de codorna, azeitonas, pimenta biquinho, chuchu, beterraba, cenoura e brócolis cozidos. É uma opção de refeição bem completa e colorida!

9. Filé de frango grelhado com abobrinha: o sal, a pimenta moída e o curry são utilizados para temperar esse filé de frango grelhado. A carne é grelhada por 5 minutos de cada lado em uma frigideira bem quente. O frango deve ser acompanhado por rodelas de abobrinha, grelhadas na mesma frigideira. O resultado é um prato completo, saudável e nutritivo.

10. Filé de frango grelhado com legumes: o tempero desse filé de frango grelhado é feito com a pimenta-do-reino e o sal. O frango é preparado na frigideira utilizando água em vez de óleo. A cenoura e as ervilhas frescas são cozidas no vapor e a carne é combinada com os legumes e os tomatinhos. O prato ainda é finalizado com ervas.

11. Frango grelhado picante: essa receita traz um frango grelhado perfeito para quem gosta de comidas um pouco mais apimentadas. O tempero da carne é feito sobre uma folha de papel manteiga com páprica, alecrim seco e sal – que também são salpicados por cima dos filés. A mistura é coberta por outra folha do papel e o frango deve ser “achatado” com um rolo de abrir massa. O preparo é feito em uma grelha ou frigideira antiaderente.

Receitas especiais de frango grelhado

12. Filé de frango grelhado com molho de laranja: aqui, o filé de frango é temperado com alho amassado, sal e a pimenta-do-reino. A carne é feita na frigideira, virando quando estiver dourado. O molho é feito dissolvendo o amido de milho com o açúcar e o suco de laranja. O frango e o molho são combinados em uma travessa e o prato é finalizado com folhas de manjericão.

13. Frango grelhado com abacaxi: nessa receita, o frango é temperado a gosto e seus filés são grelhados. Então, as fatias de abacaxi são douradas dos dois lados, dispostas por cima da carne e a combinação é incrementada com requeijão light esquentado na frigideira. O resultado é um prato agridoce saboroso e que vai te ajudar a incluir frutas nas suas refeições.

14. Frango grelhado marinado com shoyu, limão e páprica: essa opção de frango grelhado conta com uma marinada que leva água, molho shoyu, suco de limão e páprica doce. A carne deve ficar na mistura por aproximadamente 20 minutos. O preparo é realizado em uma frigideira com azeite e os filés devem ser dourados dos dois lados. A salada é utilizada como acompanhamento para a carne.

15. Frango grelhado com molho chimichurri e salada de abacate: o tempero desse frango é um marinado de suco de limão, alho e sal. A carne deve descansar no molho por meia hora e ser grelhada em uma frigideira bem quente. O milho é refogado e combinado com o abacate, cebola roxa e tomate sweet grape para compor a salada. O prato ainda é servido com um molho chimichurri feito de vinagre balsâmico, azeite, sal e as ervas.

16. Paillard de frango grelhado: o frango dessa receita deve ser cortado em filés bem finos, que são temperados com folhas frescas de tomilho, mostarda misturada com mel, sal e pimenta-do-reino. A carne deve marinar por pelo menos uma hora e é preparada em uma frigideira com azeite, em fogo alto. O tempo de cozimento é cerca de 2 minutos de cada lado dos filés.

17. Frango grelhado com mostarda, limão e shoyu: a marinada dessa receita leva mostarda, molho shoyu, manteiga derretida, alho amassado, pimenta-do-reino e sal. O preparo é reunido com o frango congelado e a combinação deve ir para o micro-ondas. Depois, a carne deve marinar por mais meia hora. Os filés são preparados na grelha com óleo de gergelim e é necessário pincelar óleo em todos os pedaços.

18. Frango grelhado com cardamomo e tomilho: a pasta grossa que tempera essa versão de frango grelhada é feita à base de cardamomo, alho, azeite, sal, tomilho e sumac. O preparo dela é realizado em um pilão e a mistura deve ser esfregada na carne, que marina coberta por alguns minutos. Quando for grelhar é preciso acrescentar a pimenta-do-reino. A sugestão é acompanhar com pão sírio e salada.

19. Frango grelhado com salada individual: essa versão de filé de frango traz a carne temperada com sal, alho e azeite. A mistura é deixada marinando de 15 a 30 minutos. A carne é grelhada na frigideira e cortada em fatias. As ervilhas também são grelhadas e a montagem é feita colocando elas, o frango, folhas de hortelã e tomatinhos em um pote individual. É uma ótima pedida para ocasiões especiais!

20. Frango grelhado com molho cremoso de champignon: o frango nessa receita é cortado em filés, que são levados para grelhar com manteiga e óleo. Quando já estiver dourado um lado é hora de polvilhar o sal e a pimenta-do-reino. O molho utilizado para servir com a carne é composto de cebola, alho, creme de leite e champignon. A dica é enfeitar com ervas, que dão um toque diferente ao preparo.

21. Frango grelhado com molho de maionese, mostarda e salsa: aqui, os filés de frango são temperados com suco de limão, sal e pimenta-do-reino. A carne é dourada na manteiga e no óleo até que chegar ao ponto. O molho é preparado refogando o alho na mesma frigideira e adicionando, depois, a maionese, o caldo de frango e a mostarda. A salsinha é usada para finalizar e o frango deve ser servido com o molho. A dica é, se precisar esquentar, levar tudo para aquecer junto na frigideira.

22. Sobrecoxa de frango grelhada com molho de mostarda: o corte de frango utilizado para compor essa receita é o filé de sobrecoxa. A carne precisa ser temperada com o suco de limão tahiti, mostarda, alho sal e pimenta-do-reino. O preparo é deixado marinando tampado com filme plástico por pelo menos 15 minutos. A manteiga é colocada na frigideira até ficar com uma coloração marrom e, então, o frango deve ser adicionado. Depois que dourar é preciso adicionar a mostarda e o creme de leite fresco.

23. Frango grelhado à dorê na manteiga: a manteiga clarificada dá o toque especial para essa receita de frango. O sal e a pimenta são utilizados para temperar a carne, que é salpicada com farinha de trigo. A frigideira deve ser aquecida e os filés são dourados colocando a manteiga aos poucos. A finalização é feita com mais manteiga, suco de limão e salsinha. É uma opção aromática e muito gostosa!

24. Coxa de frango grelhada com batata rústica: a coxa de frango é usada para compor essa receita. O preparo da carne é feito com alho, erva doce, suco de limão, mostarda dijon, sal, páprica defumada, pimenta malagueta, manteiga ghee e azeite. O frango é servido com batatas rústicas que levam curry, alecrim e alho como tempero. Para finalizar o pratom deve-se adicionar tomates cereja e salsinha.

Essas receitas mostram que o preparo do frango grelhado é simples e pode ser feito de diversas formas. Veja também receitas de frango com maionese, ao molho branco e ensopado!

PARA VOCÊ