60 receitas fitness tão gostosas que vão te surpreender

Escrito por Vanessa Herrmann

Para quem busca uma vida mais saudável, praticar atividades físicas e manter um cardápio equilibrado são dois pontos fundamentais que devem ser combinados para obter resultados de sucesso. Com uma rotina corrida, nem sempre isso é muito fácil, por isso, qualquer ajuda cai muito bem, não é mesmo?

É importante pensar que os alimentos industrializados devem ser deixados de lado e abrir espaço para uma grande quantidade de frutas, legumes. As carnes magras também são uma ótima escolha para entrar no prato e tornar sua refeição ainda mais gostosa e nutritiva.

Para que todo esse trabalho fique um pouco mais simples para você, montamos uma lista com receitas para o café da manhã, almoço, lanche e até sobremesa!

Café da manhã fitness

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

1. Muffin de pitanga: como as pitangueiras são bem comuns aqui pelo Brasil, você pode encontrar a frutinha na rua mesmo e nem precisa se dar ao trabalho de ir até o supermercado. Essa é uma receita que não leva muitos ingredientes, mas que pode te ajudar a começar o dia com muita energia. Além disso, os muffins são sem glúten e veganos.

2. Vitamina: começar o dia com uma vitamina pode ser uma boa pedida para quem não gosta de comer pela manhã. Essa é uma receita que tem a manga como principal ingrediente e ainda é feita sem lactose. Mas como o leite de coco entra em cena, o resultado é uma bebida com uma textura bem cremosa e que ainda vai te dar energia para o dia.

3. Suco detox: tem muita gente que gosta de começar o dia com um suco detox para dar aquela mãozinha para o organismo, não é mesmo? Essa é uma opção da bebida que é feita com água de coco, abacaxi e hortelã. O início do seu dia já fica refrescante e seu corpo ainda agradece pela quantidade de nutrientes.

4. Crepioca fitness: começar o dia comendo uma combinação de ovo com tapioca pode ser uma excelente escolha, já que aqui você combina carboidrato e proteína. Para que sua refeição seja ainda mais completa, coma uma fruta também.

5. Omelete fitness: já para quem quer começar o dia com uma grande quantidade de proteínas, essa receita pode ser a opção ideal. Aqui os ovos são combinados com tomate, peito de frango, whey protein, queijo branco magro e vários temperos para incrementar o sabor.

6. Pão integral de micro-ondas: o pão é muito querido no café da manhã, mas não é todo mundo que tem habilidades para fazer o seu ou até mesmo tempo para ir na padaria pela manhã comprar o alimento fresquinho. Então, essa receita pode ser uma salvação para quem não quer deixar esse carboidrato de lado no início do dia, já que como o preparo é feito no micro-ondas, em apenas alguns minutos você consegue saborear essa delícia.

7. Bolinho de amêndoas: para quem está procurando uma opção docinha de café da manhã, mas que se encaixe no cardápio fitness, testar essa receita pode ser uma boa pedida. Aqui o glúten e a lactose são deixados de lado, por isso, intolerantes a essas substâncias podem se deliciar à vontade e sem preocupação.

8. Iogurte de coco: essa é uma receita que é liberada para os veganos. O iogurte tem uma textura bem cremosa, um leve sabor azedinho e ainda ajuda no trânsito intestinal porque é rico em bactérias saudáveis. O preparo não é muito complicado, mas leva 3 dias.

9. Pãezinhos de abóbora fitness: e você já pensou em fazer um pão laranjadinho com sabor de abóbora para a sua primeira refeição do dia? Essa é uma receita livre de glúten e lactose, mas que conta com um sabor e uma aparência incríveis. Por isso, vale a pena testar em casa e se deliciar com cada mordida dessa gostosura.

10. Granola: a granola não dá muito trabalho de ser feita e você pode preparar inúmeras combinações. Além disso, na hora de comer você pode servir com iogurte ou frutas. Então, que tal começar o dia com essa mistura de grãos?

Entradas fitness

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

11. Dadinhos de tapioca fitness: essa não é uma receita que conta com um preparo rápido e ainda leva uma grande quantidade de castanha e de levadura de cerveja, itens que encarecem seu preparo. Porém, o resultado final é tão gostoso que vale a pena o investimento de tempo e dinheiro. Se você ficou curioso, pode apostar sem medo.

12. Abobrinha grelhada: já essa é uma opção muito mais simples do que a anterior. Aqui fatias de abobrinha são cobertas com queijo, tomate, manjericão e outros temperos de sua preferência. Além de um preparo muito prático, você pode saborear seu aperitivo apenas alguns minutos depois de iniciar o processo.

13. Caldo verde fitness: um caldinho também cai muito bem como aperitivo antes da refeição principal, não é mesmo? Essa opção é feita combinando batata doce e inglesa, couve e temperos. Com poucos ingredientes é possível preparar um prato delicioso e que ainda não dá muito trabalho. Além disso, dependendo da sua fome pode até ser o almoço ou jantar.

14. Antepasto de casca de banana: já pensou em usar casca de banana para uma receita? Se não, essa é uma ótima receita para fazer o primeiro teste, já que o passo a passo é bem simples. Porém, é importante que a fruta esteja verde, viu?

15. Ceviche: o ceviche é um prato em que um peixe é marinado no suco de uma fruta cítrica. A combinação mais comum é de um peixe branco com o limão, e essa é a proposta dessa receita, que tem um preparo tão simples, que você pode até ficar surpreso com quão gostoso é o resultado final. Então, que tal testar?

16. Patê de atum: um patê de atum é uma ótima alternativa para um petisco de última hora, pois não dá trabalho para ser feito, não tem muito segredo e muita gente gosta do seu sabor. Mas aqui, a cenoura e outros temperos entram em cena para incrementar o gostinho do prato.

17. Sopa de cenoura: e que tal preparar uma sopa de cenoura que também leva batata e alguns temperos? O resultado é bem cremoso e o sabor fica muito gostoso. Além disso, essa é uma sopinha que conta com um preparo para lá de prático.

18. Bolinho de frango: essa é uma receita de bolinho de frango e arroz, que leva outros ingredientes para incrementar o sabor, como batata e tomate, por exemplo. Se você quiser uma versão vegetariana, basta substituir a carne por outra fonte de proteína que o resultado também dá super certo.

19. Falso suflê fitness: o suflê tem uma textura bem leve e, por isso, é muito apreciado. O que faz essa receita fugir do tradicional é que ela não leva farinho de trigo, mas conta com outros ingredientes muito gostosos, como brócolis, frango e queijo cottage. O legal é que você só precisa misturar todos os ingredientes no liquidificador e depois levar ao forno para assar.

20. Salada de macarrão fitness: para essa receita, você vai precisar usar um macarrão integral. Aqui o parafuso é usado, mas você pode escolher a massa curta que preferir. Atum, milho, ervilha, tomate, nozes e temperos são usados para que o prato fique com um gostinho especial e agrade os mais variados paladares.

Refeição principal fitness

Foto: Reprodução / Panelaterapia

21. Macarrão integral caprese fitness: o macarrão é um alimento que sempre salva quando queremos uma refeição prática e gostosa, não é mesmo? Nessa receita, a massa integral é combinada com mussarela de búfala, tomatinho e manjericão.

22. Nhoque de ricota fitness: a ricota é o principal ingrediente usado para preparar esse nhoque, mas a berinjela também entra em cena em grande quantidade para dar um gostinho para o seu prato. A dica é servir a massa com tomates refogados.

23. Macarrão de cenoura com pesto fitness: já pensou em deixar a massa tradicional de lado e usar cenoura para preparar seu macarrão? Essa é a proposta dessa receita que promete deixar seu prato lindo, saboroso e nutritivo.

24. Panqueca de omelete fitness: a dica dessa receita é substituir a massa tradicional de panqueca por um omelete. O recheio pode ser feito com seus ingredientes favoritos, mas a sugestão aqui é usar um queijo magro e presunto. Você também pode servir o prato acompanhado de uma salada para uma refeição mais completa.

25. Lula com batata doce fitness: e que tal preparar uma refeição que é composta por batata doce, lula e um molho campana caseiro? O preparo é bem prático e não leva muito tempo, mas você pode se surpreender com o resultado final. Então, que tal apostar?

26. Lasanha de berinjela fitness: já nessa receita, a massa de lasanha é deixada de lado e quem entra em cena é a berinjela em fatias. O recheio fica por conta de uma carne moída bem temperadinha acompanhada de pedaços de tomate.

27. Hambúrguer de quinoa fitness: quer comer um lanche super saboroso, mas que também seja saudável e cheio de nutrientes? Essa pode ser a opção ideal para você. O hambúrguer de quinoa não dá muito trabalho para ser feito, mas pode te surpreender.

28. Risoto de quinoa fitness: já pensou em deixar o arroz arbóreo de lado um pouquinho e dar lugar para a quinoa no preparo do seu risoto? Essa é uma ótima opção para quem quer inovar de maneira simples. Já o sabor fica por conta do cogumelo funghi, que é bem marcante e fará toda a diferença na sua refeição.

29. Pizza de couve-flor fitness: já aqui a massa da pizza é feita com couve-flor. Para o recheio você pode usar seus ingredientes favoritos ou seguir a sugestão de queijo branco e tomate. O importante é que o prato fique nutritivo e gostoso.

30. Polenta fitness: essa é uma receita de polenta recheada que vai ao forno. Os ingrediente que você vai precisar para um recheio bem suculento são: espinafre, cenoura, abobrinha, tomate, creme de ricota light, queijo branco, mussarela light e temperos.

Carnes fitness

Foto: Reprodução / Sweet my kitchen

31. Salmão fitness: nessa receita o sabor do salmão é incrementado apenas com temperos, como o gengibre, por exemplo, que é um alimento termogênico e é super interessante para quem busca uma alimentação fitness. Além disso, o peixe é levado ao forno para assar, o que faz com que seu preparo também seja saudável.

32. Frango fitness: a dica dessa receita é grelhar cubinhos de frango e depois misturar a carne com legumes, como vagem e cenoura. O resultado é um prato colorido, saudável e cheio de nutrientes. Que tal preparar para a sua próxima refeição?

33. Carne moída com abóbora: a carne moída é um alimento muito presente na mesa dos brasileiros, por isso, é importante aprender a como inovar no preparo desse item. Aqui a combinação com abóbora fica leve e saudável. Além disso, é ideal para um almoço ou jantar prático, rápido e que agrada diversos paladares.

34. Peixe colorido fitness: nessa receita filés de peixe branco são combinados com um vinagrete. Como resultado você tem um prato com sabor bem marcante e que ainda te ajuda a seguir um cardápio fitness de modo bem gostoso.

35. Frango xadrez fitness: o frango xadrez é um prato muito gostoso que combina a carne com legumes e um molho. A dica para uma versão mais saudável é pensar nos ingredientes, aqui, por exemplo, é usada uma quantidade bem pequena de shoyu, o que faz toda a diferença no resultado final.

36. Rolinho de frango: já nessa receita filés de frango são recheados com rúcula, tomate seco e ricota. Depois que seus rolinhos estiverem prontos, basta levar a carne ao forno para assar. É surpreendente como um preparo tão simples rende um prato tão gostoso.

37. Camarão na moranga fitness: o camarão na moranga é uma ótima sugestão de receita para um almoço bem delicioso, mas que se encaixa com o cardápio de alguém que busca uma alimentação saudável. A dica é escolher bem os ingredientes que são usados no preparo do molho, e é isso que essa opção faz.

38. Fricassé de frango fitness: o fricasse é um prato bem leve, e do mesmo jeito que a opção anterior faz, aqui os ingredientes são escolhidos a dedo para que o prato seja ideal para quem quer se manter fitness. Além disso, o resultado é bem saboroso, pode apostar.

39. Carne de legumes fitness: a principal dica dessa receita é escolher uma carne magra para o preparo do prato, que combina brócolis, champignon, cenoura, vagem e temperos incríveis. O resultado é tão gostoso que nem parece que esse é um prato saudável.

40. Galeto fitness: aqui nessa receita você aprende a como preparar na sua cozinha um delicioso molho para sobrecoxas de frango. O preparo é muito prático e o sabor é bem gostoso, por isso, vale muito a pena testar em casa e se deliciar com cada pedacinho.

Lanches fitness

Foto: Reprodução / Tempero alternativo

41. Coxinha de palmito: coxinha é uma delícia, não é mesmo? E nessa receita a massa é feita com mandioquinha salsa , polvilho doce e farinha de mandioca, ingredientes que não são tão comuns no preparo do quitute. Já o recheio leva um molho vermelho com palmito e azeitonas para lá de delicioso. Ah, o salgado é assado e não frito, viu?

42. Pão de mandioquinha fitness: o pão de queijo, assim como a coxinha, é uma paixão nacional. Tanto que é possível encontrar uma grande quantidade de receitas desse quitute. Porém, essa daqui é especial: é feito com mandioquinha salsa e tem o consumo liberado para os veganos.

43. Barrinha de proteína : quer deixar de lado as barrinhas de proteínas industrializadas e preparar a sua em casa? Saiba que isso não é complicado e que você não vai precisar de muitos itens. Além disso, essa é uma receita que tem o passo a passo bem explicadinho.

44. Coxinha fitnees: essa é outra opção de coxinha assada para você acrescentar ao seu lanche da tarde. Aqui todos os ingredientes foram escolhidos a dedo para que você tenha uma refeição saudável, mas que não deixa de ser saborosa.

45. Rosquinha de polvilho fitness: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de polvilho azedo, ovo, óleo de coco, água e sal. Mesmo assim, seu lanche pode ficar muito mais gostoso. Ah, mas cuidado para não se empolgar na quantidade, hein?

46. Pipoca fitness: a dica para tomar com a quantidade também vale para essa receita, afinal, quem nunca sentou com um pote enorme de pipoca na frente da televisão e comeu tudo sem perceber, não é mesmo?

47. Tortinha de pêssego fitness: já se você é uma pessoa que busca um lanchinho doce, que tal experimentar essa tortinha vegana de pêssego? Ela não leva glúten, nem lactose, tem uma grande quantidade de fibras e não precisa ir ao forno!

48. Quiche sem massa fitness:esse é um quiche de alho-poró com ricota que fica com um sabor sensacional. Essa já é uma torta leve, e sem massa, fica mais levinha ainda. Se você não quer trabalho na cozinha, pode se arriscar à vontade com essa opção.

49. Torta de repolho fitness: e que tal preparar uma torta que tem um recheio de repolho bem cremoso e leva uma massa integral bem crocante? O contraste de texturas faz com que esse salgado fique muito bom. Além é claro, da combinação de sabores.

50. Biscoito salgado fitness: se você está procurando uma receita de um lanche bem levinho, que tal testar em casa essa receita de biscoito salgado? Essa é uma escolha muito prática, pois você consegue carregar na bolsa para qualquer lugar e pode comer em qualquer momento do seu dia sem problema nenhum.

Sobremesas fitness

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

51. Trufa vegana: o principal ingrediente usado para o preparo dessa receita é o abacate. Além da fruta, você vai precisar de chocolate amargo, açúcar demerara, cacau em pó e nibs de cacau ou framboesa para finalizar. O preparo é bem curtinho, mas você vai obter uma sobremesa de dar água na boca.

52. Pudim fitness: o pudim de leite é uma sobremesa bem querida na mesa dos brasileiros, e por isso, não podíamos deixar de colocar uma versão fitness dele aqui na nossa lista. Ele fica mais suave do que o de leite condensado, mas também é muito gostoso.

53. Brownie fitnees: essa é uma receita que pode agradar muitos paladares, pois é livre de glúten e lactose, é feito com ingredientes funcionais e ainda é super gostoso. Se você quer um bolo e procura essas características, não deixe de testar essa receita de brownie em casa.

54. Canjica fitness: a canjica é uma opção de sobremesa bem simples, mas que agrada os mais variados paladares. Para que essa sobremesa tradicional se transforme em fitness só é necessário trocar alguns ingredientes, como o açúcar por adoçante, por exemplo.

55. Brownie de feijão fitness: não precisa se assustar com o título dessa receita, viu? Mesmo sendo um brownie de feijão, essa é uma sobremesa muito saborosa e que pode fazer muito sucesso na sua mesa. Além disso, a textura fica bem molhadinha e cai muito bem acompanhado de um café.

56. Creme de papaia fitness: e que tal preparar um creminho bem simples que leva mamão papaia? Essa é uma ótima opção de fruta para ser acrescentada ao cardápio e a sobremesa fica bem gostosa, por isso, pode apostar.

57. Creme de cacau fitness: essa é uma opção de Nutella saudável e caseira. Aqui você vai precisar de cacau, castanha de caju, leite de arroz (ou outro leite vegetal) e mel. Com apenas esses ingredientes sua receita ficará com um gostinho incrível.

58. Milkshake fitness: um milkshake é uma ótima pedida para uma sobremesa deliciosa e refrescante, não é mesmo? Essa é uma receita que deixa o sorvete de lado, e quem entra em cena para dar cremosidade à bebida é a banana. A dica é acrescentar aveia e manteiga de amendoim para um sabor ainda mais gostoso.

59. Bolo fitness de maçã: esse bolo que combina maçã com castanha não fica só com um sabor incrível, mas com uma textura também. Essa é uma receita tão aromática que todo mundo que sentir o cheiro irá querer experimentar pelo menos um pedacinho.

60. Creme de mamão fitness: quer uma sobremesa que pareça elaborada, mas que é simples e ainda é saudável? Essa é a proposta dessa receita que combina um creme de mamão com calda de morango caseira. O resultado é tão bom que você com certeza vai querer repetir.

Ter uma vida muito saudável não é uma tarefa muito simples, não é mesmo? Uma dica é começar o dia tomando um suco detox. Mas não se esqueça que para bons resultados é interessante consultar profissionais especializados, como nutricionistas e educadores físicos, pois assim, você descobre quais são as reais necessidades do seu corpo.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS