13 receitas de galeto para um prato suculento e muito saboroso

Escrito por                          

Prato típico das zonas de colonização italiana do centro-sul do Brasil, o galeto é aquele petisco de bar que deixa qualquer happy hour ainda mais gostoso. Nessa receita, o frango deve ser pequeno, abatido no primeiro mês de nascimento. Confira a lista de receitas de galeto abaixo e conheça algumas opções de como preparar essa delícia:

1. Galeto simples

Que tal começar com uma receita bem simples e que fica incrível? O segredo dessa versão está nos temperos e no modo como a carne é assada na brasa. Uma dica importante é usar o sal fino e não o sal grosso, assim o seu frango fica bem mais temperadinho!

2. Galeto na brasa

Comece cortando o galeto ao meio pelo peito, mas sem cortar a parte da costela. Em seguida, tempere com azeite, sal, limão, alecrim e azeitonas. Por último, forre uma grelha com papel alumínio, coloque a carne e leve para a churrasqueira em fogo brando. Assim que estiver douradinho, retire e regue com azeite!

3. Galeto marinado

Um pouco mais refinado, essa versão marinada é perfeita para servir em um almoço ou jantar mais especial e surpreender toda a família! Para isso, tenha em mãos galetos, azeite, vinho branco seco, alho, cebola, sálvia, cheiro-verde, manjericão, molho de soja e sal.

4. Galeto com mostarda e mel

Um tempero muito gostoso e que deixa qualquer carne ainda mais suculenta e saborosa é a combinação de mostarda e mel. Aqui, essa duplinha entra em cena para ajudar a compor um delicioso galeto que é assado na brasa! Vale a pena experimentar aí na sua casa!

5. Galeto com lemon pepper

O lemon pepper é um tempero muito usado em diferentes tipos de pratos. Graças ao seu sabor picante e ao mesmo tempo azedinho, ele é uma ótima pedida para incrementar carnes, como por exemplo, o frango. Aprenda a fazer a sua própria versão caseira e como usar esse molho para incrementar seu prato!

6. Galeto atropelado

Uma etapa muito importante dessa receita é a marinada da carne. Então, coloque o frango em uma tigela e acrescente vinho branco seco, alho, sal grosso, pimenta, manjericão, tomilho, salsinha, cebola, azeite e pimenta-do-reino. Deixe descansar por alguns minutos e já pode levar para assar!

7. Galeto com vinho branco

Ideal para servir poucas pessoas, essa versão refinada e saborosa vai te surpreender! Aqui, os ingredientes necessários são galeto, vinho branco seco, cebola, páprica picante ou defumada, ervas frescas, sal, azeite e pimenta-do-reino.

8. Galeto no chimichurri

Muito popular na Argentina e no Uruguai, o chimichurri é um temperinho que vai bem com qualquer carne. E para deixar o seu frango ainda mais gostoso, a dica é usar esse tempero e um azeite de qualidade para dar aquela suculência à carne. O resultado final é de deixar todo mundo babando!

9. Galeto com couve-flor

Um segredo que faz toda a diferença no nessa receita é a páprica picante. E para que esse tempero libere todo o seu sabor, você deve esquentá-lo em uma panela por um minutinho. Depois, é só temperar bem o frango e levar para assar junto com a couve-flor. Fica uma delícia!

10. Galeto com batatas

Galeto, batatas, azeite, sal, tomilho, lemon pepper, alecrim, pimenta-do-reino, salsinha e água são os ingredientes que compõem esse prato delicioso! Prepare essa gostosura aí na sua casa e esteja pronto para receber muitos elogios dos seus convidados.

11. Galeto com polenta

Frango combina perfeitamente com polenta, certo? Então que tal preparar essa delícia de maneira simples e prática? A dica para facilitar ainda mais o processo é comprar um fubá pré-cozido. Sirva com uma boa taça de vinho e aproveite!

12. Galeto al primo canto

Típico da culinária do Rio Grande do Sul, o galeto al primo canto é um prato saboroso e muito suculento. Para deixar tudo ainda mais gostoso, você deve utilizar ervas fresquinhas! Outro tempero que faz toda diferença é a noz-moscada ralada na hora!

13. Galeto na Air Fryer

Ficou encarregado de preparar o prato principal do almoço com os amigos, mas está sem muito tempo de cozinhar? Invista nessa versão que é feita na Air Fryer e fica pronta em menos de uma hora. Se quiser, você pode colocar algumas batatinhas para assar junto com a carne.

Como você pode ver, preparar um galeto bem gostoso é tarefa simples! Mas, se você não dispensa preparos clássicos, não deixe de conferir nossa seleção de receitas de frango assado.

PARA VOCÊ